Tipos de carne para churrasco: saiba quais os 8 melhores

Aproveitar um bom churrasco com a família ou amigos não tem preço, não é mesmo? Para que tudo ocorra bem nesse momento tão prazeroso e especial, é preciso de organização quanto ao que será servido a todos os presentes.

E quando se trata de um churrasco, um fator é essencial para que todos fiquem satisfeitos durante o evento: as carnes. Dentre tantos os tipos e qualidades, muitas pessoas têm dúvidas quanto a quais devem ser escolhidas.

Para te ajudar com isso, o tema deste post são os tipos de carnes para churrasco. Continue sua leitura e conheça os principais cortes que não podem faltar em seu churrasco.

1. Picanha: a inigualável

A picanha é um dos cortes mais conhecidos e procurados por todos os amantes de churrasco. Seu sabor é inconfundível e, diga-se de passagem, é muito difícil encontrar uma pessoa que não goste de picanha.

Para temperar a picanha, você pode usar sal – grosso ou refinado – e, para assar, você pode cortá-la em pedaços ou assar inteira.

Um detalhe bem característico da picanha é que ela possui uma camada externa de gordura que auxilia que ela fique mais macia e saborosa depois de assada. Por esse motivo, essa camada nunca deve ser removida durante o preparo da peça.

picanha na chapa com cebolas e acompanhamentos

Leia também: Lista para churrasco: veja o checklist para não faltar nada!

2. Costela: um sabor delicioso

A costela é outra ótima opção para você e seus convidados aproveitarem. Seja de porco ou de boi, a costela possui um sabor delicioso que vai muito bem em qualquer churrasco.

Ela possui um pequeno detalhe causado por suas fibras, que faz com que seja necessário colocá-la para assar antes mesmo do começo do churrasco.

Prepará-la não é difícil, mas exige tempo e cuidado. Seguindo essas dicas, ela se torna agradável a todos os presentes em seu churrasco. Na hora de servir, você pode usar molhos de acompanhamento, como barbecue e molho de churrasco.

3. Cupim: ideal para churrascos e jantares

O cupim é um corte do boi que possui bastante fibra e consistência, com um sabor muito agradável, seja para jantares ou churrascos.

Assim como a costela, cupim também exige tempo e alguns cuidados no momento de seu preparo. Portanto, caso você o escolha, é preciso trabalhar seu preparo bem antes do início do churrasco.

4. Contrafilé: para comer bem e economizar

O contrafilé é uma opção muito procurada para churrascos devido a seu ótimo sabor oferecido por um custo-benefício muito atraente.

Na hora de assar o contra filé, é importante manter a carne sob alguns cuidados para que ela não passe do ponto desejado, por isso, preste atenção na temperatura.

Ao ser assado corretamente, você terá uma carne macia e com um sabor encantador e marcante em seu churrasco.

5. Fraldinha: perfeita para sua dieta

A fraldinha é um corte mais fino e suave com fibras longas e também possui um ótimo sabor.

A recomendação para a fraldinha é que ela seja cortada em pedaços mais longos e grossos, justamente por ser mais fina por natureza.

Além disso, esse corte não possui muita gordura, ideal para pessoas que estão seguindo dietas de pratos mais leves.

pessoa assando carne numa churrasqueira com carvão

Leia também: Aprenda a fazer um churrasco menos calórico e mais saudável

6. Alcatra: a “tudo em um” que amamos

Um corte de fibras curtas e sabor admirável, a alcatra possui uma característica bem interessante: possui outros cortes em seu formato, como maminha, picanha e miolo de alcatra.

Dessa forma, é possível assá-la de duas formas: inteira em uma peça única ou em pedaços. Caso você opte por este último, evite pedaços muito pequenos para que a carne não resseque enquanto assa.

A alcatra também costuma ter um pouco de gordura em excesso, então se é de sua preferência, pode ser a carne ideal para seu churrasco.

7. Maminha: macia e muito saborosa

A maminha também é um tipo de corte que não poderia ficar fora desta lista. Possui uma quantidade de gordura considerável que confere muita maciez e um ótimo sabor em seu churrasco.

Apesar de sua gordura, a maminha é uma carne magra, oferecendo uma proposta semelhante à da fraldinha a quem está seguindo uma dieta.

A gordura presente nessa carne não deve ser removida antes de assar, porque ela irá ajudar a deixar a carne mais macia, suculenta e com seu sabor preservado.

maminha crua na tábua com sal grosso

Leia também: 12 drinks refrescantes para curtir com os amigos

8. Outras opções de carnes para churrasco e acompanhamentos

É claro que as carnes não podem faltar em um churrasco, mas que tal complementá-lo com outros acompanhamentos econômicos e saborosos? Veja algumas opções que podem ser ideais para experimentar com sua família.

  • Frango: Seja com asas, coxas e sobrecoxas ou peito, o frango é outro clássico que não pode faltar em seu churrasco. Aposte em sal, pimenta, limão e outros temperos para deixar seu frango ainda mais saboroso.
  • Linguiça: São muitos os tipos de linguiças que você escolher para assar, seja toscana, de frango ou de pernil, bastando que você escolha sua preferida.
  • Pão de Alho: Além de muito saboroso, o pão de alho é uma ótima pedida para vegetarianos. Com ele, você consegue reunir toda a sua turma, sem deixar ninguém de lado na hora de comer.
  • Cebola: A cebola é um acompanhamento polêmico, afinal, existem muitas pessoas que a amam ou a odeiam. Vale conferir com o pessoal se eles gostam, caso contrário pode ser dispensável.
  • Abacaxi: Quem diria que até mesmo uma fruta pode ser muito bem-vinda em um churrasco, não é mesmo? E o abacaxi é uma ótima opção para isso. Se você ou seus convidados nunca o comeram assado, vale a pena experimentar.

Como visto, são muitos os tipos de carne e acompanhamentos que podem ser escolhidos para deixar seu churrasco perfeito!

E você, qual seu corte preferido que não pode faltar de jeito nenhum quando tem churrasco com sua família ou amigos? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com a gente.

Aproveite sua leitura para conferir também nosso post sobre decoração para área de churrasco e ver algumas ideias práticas para deixar seu espaço ainda mais confortável para suas visitas.

Agradecemos sua leitura e esperamos você novamente por aqui lendo nossos próximos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code