Foto de panelas e utensílios de cozinha em cima de fogão, do lado esquerdo tem um retângulo rosa com a logo da World importados.

Qual a melhor panela: antiaderente ou cerâmica? Conheça

Vez ou outra nos deparamos com resíduos de alimentos que ficam impregnados nas panelas e dão um enorme trabalho para serem removidos depois, não é? A solução para isso são as panelas antiaderentes ou feitas em cerâmica que contam com uma tecnologia que não deixa nenhuma sujeira impregnada em sua estrutura, o que promove mais higiene e praticidade na hora da limpeza.

Para contar com essa facilidade, você deve escolher seu modelo preferido entre as duas panelas. Mas você já parou para pensar em quais características cada modelo possui que faz com que elas se diferenciem entre si?

Pois é exatamente essa questão que a World Importados trouxe para o blog hoje: Qual a melhor panela? Antiaderente ou cerâmica? Para uso doméstico, as panelas antiaderentes funcional muito bem, já para ambientes profissionais ou casas em que as refeições são constante, as panelas de cerâmica podem ser ideais.

Sabendo que as duas possuem o mesmo propósito de manter sua cozinha mais limpa e organizada, temos o princípio de que elas são essenciais em qualquer residência ou restaurante. Afinal, cozinhar sem preocupações quanto aos resíduos e sujeiras é uma vantagem essencial para todos, não é? Confira melhor nossa explicação abaixo.

Antiaderente ou cerâmica: qual a melhor panela?

Antes de tudo, é preciso destacar que o termo antiaderente significa, exclusivamente, que um resíduo terá dificuldades em se impregnar na estrutura da panela – o termo correto a ser utilizado são as panelas com revestimento PTFE e vem da união de flúor e carbono, também chamado de politetrafluoretileno.

Imagem dividida em duas cores, branca e rosa, com as características da panela antiaderente e de cerâmica.

Se você preza por panelas que não grudam os alimentos, as duas irão cumprir o seu papel. Se procura por uma panela de custo benefício mais acessível e uso doméstico, aposte nas panelas antiaderentes. Se está a procura de panelas mais resistentes e que além de tudo, mantém o calor dos alimentos, aposte nas panelas de cerâmica. Entenda mais:

Revestimento PTFE

Essas panelas são muito conhecidas como panelas de Teflon, no entanto, uma empresa registrou a marca e o termo vem caindo em desuso desde então. As panelas com revestimento PTFE são consideravelmente mais baratas que as produzidas em cerâmica e oferecem ótimos resultados em relação aos alimentos que são preparados, permitindo que eles sejam feitos com pouco ou nenhum azeite ou óleo.

A única desvantagem do modelo é que necessita de uso de talheres em materiais específicos para não ser danificado, como silicone, bambu ou madeira. A regra também vale para o momento da limpeza, em que é necessário fazer uso de esponjas macias com detergente neutro.

Panelas de cerâmica

Os modelos de panelas em cerâmicas possuem duas formas: totalmente em cerâmica e com a utilização de outros materiais na estrutura interna e revestimento em cerâmica para garantir a antiaderência. Dentre suas vantagens, temos características significativas e que fazem muita diferença no dia a dia.

Ao optar por uma panela que usa cerâmica em sua estrutura, você conta com uma peça mais resistente a choques térmicos e a riscos que vêm do uso de talheres em outros materiais, mesmo assim, é importante manter o uso dos talheres em materiais dos quais citamos acima para fazer com que sua panela dure por muito mais tempo.

Além disso, elas são capazes de manter o calor dos alimentos por mais tempo – o que faz desse modelos ideais para restaurantes e outros estabelecimentos comerciais do ramo alimentício. As panelas em cerâmica também são atóxicas, e, fala sério, são muito lindas também!

Como desvantagens desses modelos, temos o preço que é maior em relação aos modelos de revestimento PTFE e o fato de que quando são danificadas, não há possibilidade de conserto, então é preciso substituir o modelo.

Leia também: Como conservar panelas de cerâmica

Na dúvida, pode ser que você já tenha adquirido um dos modelos sem se importar com essas diferenças, mas são detalhes notáveis para a rotina de cada pessoa, a depender de sua escolha. Agora é com você: considere os pontos mais importantes para você na hora de botar a mão na massa para cozinhar e tome sua decisão!

Como escolher a melhor panela para mim?

A escolha da melhor panela para você depende muito de vários fatores que influenciam diretamente em sua experiência ao cozinhar. Devido a isso, listamos abaixo alguns pontos importantes que podem ajudar você a escolher sua nova panela:

Imagem dividida em duas partes, do lado esquerdo esta escrito alguns tópicos e do direito há uma pilha de panelas.

Funcionalidade

Em termos de funcionalidade, ambos os revestimentos de panelas antiaderentes trazem resultados satisfatórios. Em nossos testes, nenhuma das duas opções deixam resíduos impregnados com o preparo de alimentos do dia a dia.

Preço

Se o valor a ser investido nas panelas é uma prioridade importante para você, o modelo a ser escolhido deve ser a panela com revestimento PTFE, devido a seu custo-benefício que, de longe, é melhor do que ao da panela de cerâmica.

Resistência

Ambas as opções trazem um resultado satisfatório se forem utilizadas da maneira correta, no entanto, a opção que se destaca nesse quesito é a produzida em cerâmica devido a sua resistência contra riscos e arranhões em sua estrutura.

São características decisivas na hora de escolher o modelo adequado para sua cozinha. Com base em suas necessidades e em cada detalhe que listamos, coloque os detalhes na balança e escolha o modelo que mais tem a ver com o que você busca.

A regra que você nunca deve esquecer sobre panelas antiaderentes

Se você adquiriu uma panela antiaderente recentemente, é imprescindível que você realize um processo que irá manter sua funcionalidade por muito mais tempo, fazendo com que a panela não fique com nenhum resto de alimento ou sujeira após o preparo de suas refeições.

Trata-se do preparo de primeiro uso, que consiste em lavar a panela normalmente com os cuidados que mencionamos acima, e, após secar a panela, você deve untá-la com óleo e levar ao fogo até esquentar. Em seguida, aguarde a panela esfriar e lave-a por mais uma vez.

Esse processo reafirma a antiderência da panela para que você eleve seu uso por muito mais tempo. O problema é que muitas pessoas se esquecem ou não sabem que esse processo é necessário e não o fazem, diminuindo a vida útil da panela. Comente abaixo se você já sabia disso ou se nunca realizou essa regra.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos te ajudado a encontrar sua nova panela antiaderente a partir de agora. E já que estamos falando de panelas, aproveite também para conferir nosso post com as melhores panelas de pressão e saiba como escolher a mais segura e eficiente para você e sua cozinha!

Nós da World Importados agradecemos por sua leitura e esperamos vê-lo por aqui novamente em nossos próximos posts.

Você também pode se interessar:

Saiba tudo sobre as panelas de aço inox!

Como Escolher um Jogo de Panelas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code