Popularizado pela franquia cinematográfica 007, foi pelas mãos do personagem James Bond que o Dry Martini despertou a curiosidade dos amantes de drinks. E por mais que tenha todo esse requinte, o seu preparo é bem simples, podendo ser feito em pouquíssimos minutos.
O Dry Martini tem um sabor mais seco. A presença do gim e do vermute seco deixam o drink com um sabor mais intenso e “rústico”. A azeitona no fundo da taça e a essência do limão nas bordas servem para complemento da bebida e para deixar o gosto um pouco mais suave.
Trata-se de um coquetel para ser apreciado. Logo, não faz muito sentido tomá-lo em grande quantidade, como no caso da cerveja, por exemplo. O Martini é ideal para jantares mais reservados e ocasiões mais marcantes, reunindo charme e elegância aos apreciadores.
Os ingredientes
- 60 ml de Gim;
- 10 ml de Vermute;
- azeitona;
- ½ limão.
O que você irá usar
- Uma taça de coquetel;
- mixing glass;
- 1 peneira;
- 1 colher bailarina;
- palito (para espetar a azeitona);
- pegador de gelo ou uma colher.
Como preparar?
- Primeiro de tudo, deixe sua taça geladinha. O recomendável é deixá-la alguns minutos antes na geladeira. Se você não fez esse procedimento, é só colocar gelos dentro da taça e mexer por alguns segundos. Assim que ela estiver “suando”, retire os gelos;
- Despeje gelo dentro do mixing glass (qualquer copo ou recipiente parecido também funciona). Coloque o gim e, com a colher bailarina, mexa em movimentos circulares por alguns instantes. Após isso, acrescente os 10 ml de vermute (isso vai dar, em média, três gotinhas);
- Utilize a peneira para coar a mistura do mixing para a taça que irá beber;
- Espete a azeitona com o palito e deixe-a no fundo da taça;
- Pegue o meio limão e retire uma parte da casca. Passe-a nas bordas da taça para deixar um pouco da acidez da fruta.
Feito! O seu Dry Martini está pronto para ser apreciado. Fácil, não é? E para deixar essa experiência ainda melhor, escolha uma taça que combine com esse momento. O que acha desse modelo Diamond da marca Pasabahce?