Posição dos talheres: 6 dicas para montar uma mesa elegante

Posição dos talheres: veja como montar a mesa seguindo 6 dicas de etiqueta

Uma mesa posta é belíssima, isso é fato, ainda mais quando arrumamos com sousplat, taças, guardanapos e talheres requintados. A questão é: como arrumar? Tem jeito certo para colocar os pratos? E a posição dos talheres? Se essas dúvidas passam pela sua mente, continue lendo que esclareceremos a seguir.

6 dicas sobre a posição dos talheres

As mesas bem arrumadas não precisam ficar apenas em restaurantes e festas. Muitas vezes deparamos com inúmeros talheres posicionados milimetricamente e nos encantamos com tamanha perfeição.

É natural que achemos complicado arrumar uma mesa igual a essas e, de fato tem muitos detalhes, só que nós desvendamos os pormenores e vamos te ensinar a posição harmônica para esses utensílios. Vamos lá.

1. Separe os talheres conforme os pratos

É importante ter um talher para cada refeição pois, apenas assim, o verdadeiro sabor de cada cocção é preservado. Portanto, antes de arrumar a mesa, veja quais pratos serão servidos e separe um talher para cada um. Agora, sempre que ver um mesa repleta de talheres, fique feliz! Isso é sinal que o cardápio está recheado de opções.

Geralmente, a escolha é a seguinte:

  • Entrada: colher ou garfo e faca para entrada;
  • Prato principal: colher ou garfos e facas para jantar;
  • Sobremesa: colher ou garfo e faca para sobremesa.

2. Siga a regra: garfos à esquerda e facas à direita

Essa é uma regra de etiqueta, por mais que a maioria dos brasileiros utilizem o garfo na mão direita, a mesa é posta com os talheres seguindo esta formação: garfos à esquerda e facas à direita. Além disso, os cabos de ambos precisam estar posicionados para quem vai se servir.

Um conselho: nós recomendamos deixar os talheres maiores próximos ao prato. Assim, o uso é de “dentro para fora” e a beleza da mesa é preservada, já que garfos grandes nas pontas não é belo. Inclusive, deixar talheres menores nas pontas evita que as crianças os peguem com facilidade.

3. Adeque os talheres às respectivas refeições

É essencial ter um talher para cada refeição e, logicamente, adequando ao tipo de prato. Por exemplo, as entradas costumam ser saladas ou alimentos sólidos que precisam de corte, porém, nada impede de ser uma sopa.

Nesse caso, uma colher é essencial e os demais talheres são dispensados. A título de curiosidade, nos elencamos uma lista com algumas opções de garfos e a posição que eles assumem, veja na sequência.

Garfo de jantar

Este é o garfo maior, também conhecido como “garfo de carne”, sua posição é ao lado esquerdo do prato base. Os demais garfos menores assumem a posição à esquerda do garfo de jantar.

Garfo de peixe

Caso tenha peixe no cardápio, coloque um garfo específico ao lado esquerdo do garfo para jantar. Este modelo apresenta o dente médio maior que facilita a retirada dos espinhos. Lembre-se de seguir a mesma ordem do lado das facas, ok?

Garfo de salada

Ocasionalmente, a salada é servida antes do prato principal por ser mais leve, nesses casos, posicione o garfo para salada ao lado direito do garfo para jantar, apenas aqui não seguimos a ordem do maior “do lado de dentro”.

A posição é diferente quando a salada é servida depois do prato principal, quando isso ocorre a posição dos garfos assumem essa posição: (da direita para esquerda) garfo para jantar, garfo para peixe e garfo de salada.

4. Repita a formação do lado direito com as facas

Como mencionamos anteriormente, as facas repetem a formação dos garfos, só que do lado direito. Diante disso, cada par assume sua posição ao lado direito do prato, tanto a faca para jantar, para peixe e saladas.

Ah, tem duas facas que não entram nessa formação, são elas: a de sobremesa (colocada acima do prato base) e de manteiga (fica na diagonal em cima do prato de couvert).

5. Coloque a colher para sopa ao lado das facas

A colher para sopa fica ao lado direito das facas, em nenhum momento uma colher de sopa será posicionada acima do prato base ou ao lado esquerdo junto com os garfos. Ela sempre fica ao lado direito das facas, mesmo que tenham 3 ou mais tipos de facas – posicione depois da última.

6. Talheres de sobremesa acima do prato base

Esse é um dos detalhes que muita gente ainda não conhece – que você conhece agora com a gente. A colher para sobremesa fica na posição horizontal acima do prato base e é acompanhada de garfo e faca de sobremesa, se tiver. Eles serão os últimos talheres usados durante as refeições.

Dicas para montar uma mesa elegante

Entendemos a posição dos talheres, que tal unirmos aos outros elementos da mesa? Com os demais itens em harmonia, você conseguirá montar a mesa dos sonhos para qualquer ocasiões. Continue lendo que nós explicamos como isso é possível.

1. Coloque o sousplat

O sousplat é a base para todos os pratos que permanece durante todas as refeições, até mesmo entre as trocas de pratos como a entrada e prato principal.

A sua posição ideal é aproximadamente 5cm de distância da borda da mesa. Dessa forma, evita que o a pessoa enrosque a roupa, deslize para fora da mesa ou qualquer outro acidente.

Aprenda mais sobre esse acessório com a gente, veja como usar sousplat corretamente e aproveite toda a sua beleza.

2. Posicione a base ou prato de serviço

Depois de posicionar o sousplat, é a vez de colocar o prato de serviço. Esse modelo é o maior de todos, aliás, serve de base para todos os demais elementos à mesa e ainda como apoio para os demais pratos. Geralmente, não usamos para fazer nenhuma refeição.

3. Coloque os talheres em suas posições

Aprendemos anteriormente que os garfos são à esquerda e as facas à direita, a colher para sopa depois das facas e os talheres para sobremesa assumem a posição horizontal acima do prato base.

Portanto, siga essas instruções para ter uma mesa sofisticada. Inclusive, seguindo a mesma ordem dos garfos, a ordem de uso é respeitada e todos os convidados utilizam o espaço da mesa de modo otimizado e em equilíbrio.

4. Acomode o guardanapo

O guardanapo dobrado e enfeitado é um dos elementos mais belos de uma mesa. Recomendamos que aprenda a dobrar guardanapo de pano e os acomode acima dos pratos. Ele pode ser usado para dar altura, deixando-a ainda mais elegante e receptiva.

Invista neste elemento decorativo e veja como ele transforma todo o ambiente e até mesmo a sensação de aconchego dos convidados.

5. Coloque o prato de manteiga acima dos garfos

Este prato é posicionado acima dos garfos, sendo o local que colocamos o couvert e a faca para manteiga na diagonal. Couvert são os pequenos alimentos servidos antes do prato principal, como torradas e pães que, geralmente, são acompanhados de manteiga, por isso que esse prato é chamado prato de manteiga.

6. Posicione os copos e taças acima das facas

Sabia que pode ter até cinco copos ou taças? Sim, e eles seguem a mesma lógica que os talheres, um para cada tipo de bebida.

A posição que ocupam à mesa é acima das facas e a taça para água é o elemento principal. Dessa forma, os demais itens são colocados à direita e seguem essa ordem: taça para vinho tinto, branco e, por último, espumante. Essa formação deixa sua mesa ainda mais bela.

Essas dicas são ideais para montar uma mesa seguindo as regras de etiquetas e, acima de tudo, muito bem organizada. Para te inspirar ainda mais, veja como montar uma mesa para o café da manhã e comece o dia mimando quem você ama.

Nos vemos no próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code