Panetone Receita Original: Como preparar o autêntico

Imprescindíveis na mesa de toda família no final de ano, os Panetones são muito associados ao Natal, o que faz com que a sobremesa seja mais procurada nessas datas.

Seu sabor incomparável é apreciado por muitas pessoas, e mesmo que longe do final do ano, provar um delicioso Panetone em qualquer data nos remete aquele clima gostoso de festividades de final de ano, não é?

Com o passar do tempo, essa sobremesa foi ganhando cada vez mais reconhecimento e popularidade e, hoje em dia, é possível encontrar também os nomeados chocotones, que usam chocolate como recheio ao invés das frutas cristalizadas.

Apesar do chocotone também contar com um sabor de dar água na boca, nosso objetivo hoje é ensinar como preparar o panetone com seu clássico e delicioso sabor. Continue sua leitura abaixo e confira nosso passo a passo de nossa receita italiana autêntica.

Leia também:

Clima natalino: 5 dicas para decorar a mesa de natal

Ingredientes para a receita de panetone

Antes de colocar a mão na massa, é preciso levar em consideração que o tempo até a receita ficar pronta é de, em média, 3 a 4 horas e o rendimento serve até 6 pessoas. Está preparado? Então vamos aos ingredientes.

Massa

  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 1 ½ xícara de chá de água;
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha;
  • 7 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 9 gemas de ovo peneiradas;
  • 7 colheres de chá de leite em pó;
  • 6 ½ colheres de sobremesa de manteiga;
  • 2 pitadas de sal.

Recheio

  • 400 gramas ou 3 xícaras de chá de frutas cristalizadas;
  • 300 gramas ou 2 xícaras de chá de uvas passas escuras.

Fermento Caseiro

  • 1 xícara de chá de água morna;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 4 colheres de chá de fermento biológico fresco.

Modo de Preparo

É importante iniciar o preparo do fermento caseiro antes da massa, uma vez que a mistura dos ingredientes precisa de descanso. Assim, misture todos os ingredientes do preparo do fermento e mexa-os até que seja formada uma massa homogênea. Em seguida, despeje a mistura em uma vasilha untada com farinha e manteiga ou óleo, cubra e reserve por 30 minutos.

Passado o tempo de espera, você já pode iniciar o preparo da massa: misture todos os ingredientes em um recipiente e bata na batedeira até que você consiga uma massa lisa, junto ao chamado ponto de véu – quando a massa pode ser esticada até que fique com uma aparência “transparente” e sem rompimentos.

Com a massa em ponto de véu, jogue o recheio e misture bem para que fique bem espalhado pela massa. Separe a massa em 5 partes e deixe-as reservadas por 20 minutos, certificando-se de que elas possuem um espaço confortável entre si para que possam crescer sem grudar uma à outra.

Na sequência, molde as massas e coloque-as em formas de papel. Novamente, deixe a massa reservada por 1 hora. Após esse período, seu panetone já estará preparado para ir ao forno, que deve estar pré-aquecido a 180°C. Deixe seu pão natalino no forno por cerca de 30 minutos, que é quando a massa começa a dourar.

Depois de assar, a sobremesa já estará pronta para consumo e você poderá aproveitá-la com sua família ou amigos. Como você pode notar, não há muita dificuldade para fazer o alimento, no entanto, o tempo de preparo elevado se dá por conta do período necessário para a massa descansar e crescer.

Dicas para aproveitar seu Panetone caseiro no final do ano

Conheça duas opções para usar os Panetones como um mimo especial para quem você ama:

Sobremesa para a ceia

A ceia de Natal é um momento muito gostoso e intimista que geralmente passamos com a família celebrando o espírito natalino.

A mesa posta costuma ser bem recheada e decorada, nada mais propício para ter como sobremesa do que um panetone, não é?

As frutas cristalizadas junto às uvas passas dão aquele toque doce e nada enjoativo, o que traz um ótimo equilíbrio com os pratos salgados da ceia.

E você deixa a ocasião ainda mais especial para todos, quando eles descobrem que foi você quem preparou tudo. Aproveitando a deixa, confira também nosso post sobre como dobrar guardanapos e deixar sua mesa ainda mais linda!

Lembrancinha natalina

Caso você já possua outras ideias de sobremesa, pode fazer de seus Panetones caseiros uma lembrancinha para sua família e amigos. Para isso, você pode dividir a massa em mais partes na última etapa do preparo e fazer porções menores em quantidades maiores.

Para dar o toque final, você pode embrulhar os Panetones em saquinhos com um lindo laço natalino e deixar como lembrancinha para cada um da mesa, perfeito não acha? Sem dúvidas, todos ficarão encantados e seu Natal será ainda mais especial!

Esperamos que você tenha gostado do post de hoje!

Aproveitando que estamos falando de mesa e ceia de Natal, aproveite para conferir nosso post sobre a posição dos talheres e deixe sua mesa ainda mais agradável e elegante nas festas de fim de ano.

Até a próxima e boas festas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code