panelas para fogão por indução

Panela para fogão de indução: como escolher e qual comprar

A panela para fogão de indução funciona por ondas eletromagnéticas, por isso o seu revestimento externo precisa ser de ferro fundido ou aço inoxidável.

As outras opções, como alumínio, cerâmica, cobre e vidro não funcionam no fogão de indução. Veja, neste post, como escolher a panela de indução ideal para você e as marcas recomendadas pela World Importados.

Como escolher panela de indução?

As panelas por indução estão no auge, visto que os produtos tecnológicos ganham espaço na cozinha a cada dia. Um dos avanços é o fogão sem fogo, que funciona através de ondas eletromagnéticas. Para cozinhar neles, é preciso adequar os utensílios.

Há uma dica prática para conferir se as panelas funcionam no fogão por indução, basta fazer o teste do ímã: se o ímã aderir ao fundo da panela, ela funciona.

Caso contrário, não será apropriada. Além dessa característica, atente-se aos seguintes detalhes:

Opte por panelas com fundo triplo inox

O fundo triplo de inox é composto por uma camada de alumínio entre duas de inox. O alumínio não tem contato nenhum com o alimento e não interfere na indução eletromagnética devido às camadas de inox. É uma vantagem!

O calor é uniforme, cozinhando os alimentos de forma hegemônica.

Prefira modelos que são permitidos para todos os tipos de fogão

As melhores panelas de indução são usadas em fogão elétrico, a gás (em fogo baixo!), vitrocerâmico e indução. As estruturas físico-químicas permitem que sejam usadas em diferentes fontes de calor, sem causar prejuízos ao material ou alimento.

Além disso, também podem ser higienizadas em máquinas de lavar louças sem problemas!

Invista em panelas compostas em aço inox 304

O aço inox 304 é composto por cromo, níquel e ferro. Possui entre 17–25% de cromo e 7–20% de níquel na estrutura química, consequentemente, reduz a presença de carbono e aumenta o molibdênio.

Essas características químicas deixam a panela resistente às variações bruscas de temperatura e à corrosão.

Melhores 3 linhas de panela para fogão de indução

O fogão por indução é mais seguro que modelos a gás ou elétricos, pois volta mais rápido à temperatura ambiente após o uso. É excelente para cozinhar no dia a dia, principalmente se há crianças pequenas na casa.

Além disso, há cooktops por indução com 1 boca que são práticos para levar em viagens, passeios em fazendas ou para manter a panela aquecida em diferentes locais da casa, como na varanda em uma noite de fondue.

Tramontina é fabricante que ficou famosa por conta de seus utensílios de cozinha tecnológicos, incluindo os fogões do momento.

Tanto que a marca desenvolveu linhas próprias compatíveis com a indução, são elas: Brava, Allegra e Solar. Veja as características de cada uma delas e já prepare a lista do chá de panelas!

1. Panela de Indução Tramontina Allegra

A linha Allegra é produzida em aço inox, porém a espessura da panela é menor que as demais (0.5mm de corpo e 4.6 mm de fundo triplo).

Os poucos milímetros a menos permite que a panela aqueça mais rápido, além de ser mais leve. A linha oferece opções de frigideiras, panelas fundas, cozi-pasta e fervedores (canecas com alça), todos inteiramente em inox.

Panela de Indução Tramontina Allegra na World Importados

2. Panela de Indução Tramontina Solar

A linha Solar é espessa (quando comparada com a Allegra e a Brava). A espessura do corpo é 0.7 mm e 5.8 mm no fundo triplo, então requer altas temperaturas para aquecer – mas mantém o calor na panela por mais tempo.

Os jogos de panela Solar contam com panelas fundas, frigideiras, fervedores, panelas de pressão e caçarolas. O cabo, pegador e tampa são feitos em aço inox, logo as panelas podem ir ao forno para gratinar.

Dica: sempre use luvas de cozinha para manusear!

Composição:

– 1 caçarola pequena;

– 1 caçarola grande;

– 1 panela pequena;

– 1 panela grande.

Panela de Indução Tramontina Solar na World Importados

3. Panelas de Indução Tramontina Brava

As panelas de indução Brava possuem espessura do corpo de 0.5 mm e espessura de fundo triplo de 4.6 mm. Elas são inteiramente de inox (cabos, pegadores e tampa), portanto podem ir ao forno para gratinar.

Há panelas da linha brava que possuem cabo e pegadores em madeira, que diminuem a temperatura da panela, porém são mais fáceis de manusear.

Panelas de Indução Tramontina Brava na World Importados

Leia também: qual a melhor frigideira antiaderente?

Produto Extra: disco adaptador

O disco adaptador é um acessório para aquecer utensílios fora do fogão de indução. Composto por liga de aço, basta colocá-lo em contato com a base eletromagnética para receber calor.

É útil para manter aquecida uma cocção ou, até mesmo, o café da cafeteira italiana. Assim, você pode desfrutar de pratos quentes, cafés e chás aquecidos longe da cozinha, no jardim ou na varanda, por exemplo.

Agora que você já sabe como escolher a panela para fogão de indução e as melhores marcas, confira as panelas por indução da World Importados. Neste departamento, você encontrará as linhas que citamos e a ficha técnica de cada jogo. Vale a pena acessar!

Aproveite para ler depois: qual a melhor panela de pressão?

cta-opcoes-de-panelas

6 comentários sobre “Panela para fogão de indução: como escolher e qual comprar

  1. Vocês poderiam me dizer onde comprar no Brasil aquele disco/chapa que nos permite usar qualquer panela no fogão de indução? Obrigado.

    1. Olá, Marcelo. Tudo bem? Como não trabalhamos com esse produto, nós ainda não temos informações suficientes para te indicar um local seguro de compra. Mas você pode procurar na internet por “disco para fogão de indução” e procurar uma loja que tenha boa reputação.

    2. As panelas aceitas para fogão por indução são caríssimas, eu optei pela linha da Esmaltadas Silva. Paguei R$20 reais na panela e funcionou. 🙂 procure no Google depois! 😉

  2. Oi acabei de comprar um fogão indução candence, comprei panelas euro eclipse fundo triplo e o fogão nao funcionou, alguém pode me ajudar?

    1. Olá, Andrea! Agradecemos pelo contato. A World Importados não trabalha com esse tipo de produto. Recomendamos que faça uma pesquisa na internet ou leia o manual de algum fabricante dessas panelas, a fim de solucionar o seu problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code