Imagem de uma cozinha

Organização da cozinha descomplicada – dicas que vão mudar sua vida!

A organização da cozinha é uma pauta que sempre está na mente daquelas pessoas preocupadas em manter o ambiente dentro de casa sempre limpo e arrumado – e com razão! A cozinha, como muitos dizem, é o coração da casa. É ali que você prepara os melhores jantares para receber a família e os amigos, o lanche para as crianças ou aquele café caprichado, que te ajudará a encarar um novo dia de trabalho. 

Quem tem uma cozinha fora de ordem pode acabar postergando a tarefa da arrumação por pensar que será algo muito complexo mas, na verdade, este post está aqui para te ajudar a descomplicar o assunto! Se quer aprender como organizar a cozinha sem precisar despender um dia inteiro para isso, este é o melhor lugar da internet para você!

Siga a leitura e veja diferentes dicas e macetes que separamos por aqui. Colocando-os em prática, logo você terá a cozinha em ordem como sempre sonhou! Olha só:

Imagem de uma cozinha

10 melhores dicas de organização da cozinha

A organização da cozinha vai muito além de apenas limpar os armários e rearranjar os itens na sua organização. Quando queremos mudar realmente o ambiente, precisamos pensar em formas de otimizar o espaço, aproveitá-lo melhor e deixar a cozinha pronta para receber nossa família diariamente, deixando as tarefas rotineiras ainda mais fáceis. Por isso, separamos 10 dicas que podem te ajudar nessa missão:

1. Limpe a geladeira e utilize cestos para organizá-la

Imagem de uma geladeira aberta

Talvez uma das tarefas mais difíceis da sua organização de cozinha será dar aquela geral na geladeira mas, acredite, esse passo é essencial! Se faz muito tempo que você não dá uma boa olhada ali dentro, é provável que você esteja estocando alimentos vencidos ou estragados e, também, pode ser que encontrar os itens ali armazenados não seja uma tarefa tão fácil. Portanto, tire tudo das prateleiras, limpe a geladeira com álcool e um pano e deixe-a como se fosse nova. 

A dica de ouro é garantir alguns compartimentos que vão deixar a organização interna da geladeira ainda mais fácil. Podem ser cestos de metal, de plástico transparente, de acrílico ou o que mais você tiver. Use esses compartimentos para separar frutas, condimentos, caixinhas de suco e afins. Com tudo categorizado, você vai sentir até gosto de abrir a geladeira e ver tudo em ordem! 

2. Use divisores nas gavetas

E não estamos falando apenas da gaveta de talheres! Se você encontra uma bagunça toda vez que abre as gavetas da cozinha, está na hora de mudar. Um simples divisor, feito com o material da sua preferência, poderá te ajudar a designar o lugar de cada coisa e, assim, tornar a missão de encontrá-los muito mais simples. Você pode separar talheres, utensílios domésticos e até mesmo temperos, se você utilizar uma gaveta para guardá-los.

Uma opção bastante elegante são os organizadores de aço inox, mas você pode encontrar este item em diferentes versões, até mesmo de papelão encapado com bonitas estampas. Vale a pena pesquisar e encontrar o seu preferido! 

Imagem de uma pessoa lavando um garfo

3. Padronize os temperos

Falando na organização de temperos, eles recebem um tópico à parte. É muito comum encontrarmos cozinhas em que cada tempero é armazenado de uma forma. Alguns estão na sua embalagem original, outros ficam acondicionados em potes de vidro, o sal que não sai do lado do fogão nunca… Essa diferenciação entre eles apenas contribui para a construção de um visual nada harmônico em sua cozinha. 

Se quer ter uma cozinha organizada, lembre-se de padronizar as embalagens de seus temperos – e essa nem é uma tarefa difícil! Você pode comprar vidros porta-temperos de mesmo tamanho e utilizá-los para guardar esses condimentos tão essenciais para adicionar sabor à sua culinária. Veja: Porta-temperos para organizar a cozinha.

Para ir além, você pode etiquetá-los. Assim, poderá identificar cada conteúdo sem problemas. 

4. Utilize potes e dê adeus às embalagens abertas

Imagem de uma cozinha

Seguindo esse mesmo princípio da padronização dos temperos, você pode otimizar o espaço e também o visual de seus armários se apostar em potes de diferentes tamanhos para guardar os alimentos fora da embalagem. Estamos falando daqueles potes para guardar espaguete, estocar biscoitos, farinha, grãos e outros alimentos secos. 

Além de aumentar a organização, eles poderão ajudar até mesmo conservar melhor os alimentos, pois potes fechados hermeticamente impedirão que os alimentos sofram com a ação do tempo. 

5. Garanta kits organizadores para os armários

Imagem de uma bancada de cozinha

Abra os armários da cozinha e observe bem: o espaço ali dentro está sendo bem aproveitado? Precisa de uma mãozinha? Uma boa alternativa são os organizadores de armário, normalmente feitos em metal, que te ajudam a criar novas prateleiras internas e novos espaços para fazer sua organização. Criando diferentes “andares” no armário, será possível organizar os pratos, copos, tigelas, panelas, tampas e alimentos estocados por ali. 

Otimizar o espaço é o segredo e, para isso, é preciso ter criatividade!

6. Otimize espaço usando ganchos

Imagem de uma cozinha

Falando em otimizações, uma outra maneira de aplicar este princípio na cozinha é com a instalação de ganchos. Você poderá usá-los para comportar suas xícaras, canecas ou panos de prato, por exemplo. Instale os ganchos na parte de baixo de suas prateleiras ou até mesmo por meio de ventosas que se aderem à parede da cozinha e você verá como é possível ganhar espaço com algo tão simples. 

Você com certeza já viu fotos de cozinhas com utensílios expostos, pendurados por ganchos, e se encantou com esse visual e organização. Então, por que não trazer esse estilo para sua cozinha também? Para implementar da melhor maneira, temos o post certo para você! Leia também: Utensílios a mostra na cozinha – Dicas e inspirações para ter mais praticidade.

7. Tenha um armário baixo especial para as crianças

Se a sua cozinha recebe constantemente a visita de pequenas mãozinhas procurando por algo para comer, o melhor que você pode fazer é deixar tudo o que elas precisam em um espaço baixo, que elas poderão alcançar. Assim, você evita a bagunça nos armários mais altos causada pelos pequenos quando querem alcançar algo que não está em sua altura. 

Pode ser uma das portas do armário logo abaixo do balcão, em que você colocará, por exemplo, a lancheira da escola e as guloseimas que eles levam nela diariamente: biscoitos, bolinhos, doces e afins. 

8. Esconda o lixo da vista

Um elemento que acaba deixando muita gente incomodada na cozinha é a lata de lixo. Não tem jeito: por mais que você garanta um cesto bonito e refinado, o cesto de lixo nunca vai se encaixar com o ambiente da cozinha se estiver causando mau-cheiro ou se estiver atraindo moscas. Uma saída inteligente é tirar a lixeira de vista e criar um espaço especial para comportar ela. Essa prática é bastante comum fora do Brasil e, quem sabe, não podemos começar a popularizá-la por aqui também? 

É possível até mesmo separar um espaço bem isolado do armário, como aquele compartimento logo abaixo da pia, e usá-lo para guardar a lixeira. Para isso, é importante garantir que esse espaço não tenha ligação nenhuma com os outros espaços do seu armário, para não espalhar o mau-cheiro e as bactérias. Também, é essencial garantir a troca regular dos sacos de lixo, combinado?

9. Adicione prateleiras 

Se seus armários não estiverem dando conta do recado e estiver faltando na sua cozinha, que tal adicionar novos espaços de compartimento com prateleiras na parede? Esse aditivo em sua cozinha poderá servir para comportar eletrodomésticos como a batedeira, o liquidificador, o mixer de alimentos ou, ainda, tigelas e vasilhas grandes – itens que ocupam bastante espaço em seus armários – e liberar um bom espaço interno para a sua organização. 

O conceito de prateleiras de estilo industrial, feitas com madeira, estruturas de ferro e, algumas vezes, com canos de PVC pintados de preto, está super em alta e conquistando espaço em diversas cozinhas. Já pensou em implantar na sua? 

10. Organize por cores ou por tipo da peça

Imagem de três colheres.

Quando o assunto é a organização da cozinha, precisamos lembrar de um outro fator muito importante para o sucesso dessa tarefa: a estética final da organização. Afinal, se a arrumação não parecer harmônica para nossos olhos, por mais que as coisas estejam em seu devido lugar, não teremos aquela sensação de que o ambiente está em ordem. 

Portanto, lembre-se disso e tire um tempo especial para planejar como os itens que ficam expostos à vista (aqueles que estão sobre o balcão, nas prateleiras ou atrás das portas de vidro do armário) serão mostrados para quem entra em sua cozinha.

Você pode criar uma paleta única, com tons preto e branco ou tons pastéis, por exemplo, e deixar o espaço muito mais bonito para quem vê. Confira nosso post “Cores na Decoração: dicas para ousar sem medo” e veja as dicas que te farão acertar nessa missão!

Ou, outra forma, é se ater à peças de um único tipo: de porcelana ou de inox, por exemplo. Assim você criar uma cozinha coesa, com utensílios que parecem pertencer todos ao mesmo lugar.

Lembrete: A organização precisa ser recorrente

Com o fim da nossa lista de dicas, agora você já sabe como organizar a cozinha, não é mesmo? Pois bem, temos um lembrete muito importante para você: a organização não é algo que é feito apenas uma vez, ela precisa ser recorrente e fazer parte da rotina do lar! Afinal, se todos não colaborarem para manter a ordem, em poucos dias o seu sistema de organização da cozinha pode ir por água a baixo 

Por esse motivo, é essencial pedir a colaboração de todas as pessoas da casa para que a cozinha se mantenha sempre em harmonia com a decoração. Nessa missão, ter um cronograma de limpeza bem estruturado também é essencial. A limpeza da geladeira, por exemplo, é algo que você pode manter a cada 15 dias. Para montar o cronograma perfeito, confira as dicas do nosso post “Saiba como organizar a limpeza da casa“. 

Aqui no blog da World Importados você vai encontrar diversas dicas para deixar o seu lar como sempre sonhou. Continue por aqui e aprenda com a gente. Estamos te aguardando nos próximos posts. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code