sousplat

O que é Sousplat? Veja como usar corretamente na mesa posta

Entenda definitivamente o que é sousplat e como usá-lo corretamente

É muito comum ouvirmos por aí as pessoas se perguntando o que é sousplat e para que isso serve. O que é muito natural, afinal o termo em francês é completamente desconhecido para a maioria das pessoas. Entretanto, se você tem planos de se inserir cada vez mais no universo das mesas postas e quer dominar esse estilo, não é possível fazê-lo sem entender o assunto, não é mesmo?

Pois pode ficar tranquila! O assunto não é nada complicado e com um pouquinho de explicação você logo aprende o que é e para que serve essa peça chave de qualquer mesa posta. Foi para te ajudar com isso que o blog da World Importados criou esse post! Continue a leitura e entenda conosco o que é o sousplat, para que ele serve, quais são os diferentes tipos e como aproveitá-los ao máximo na mesa posta.

E se quiser dominar mesmo o assunto, não deixe de conferir o nosso post completo: Mesa posta – aprenda a montar a sua sem medo de errar!

Afinal de contas, o que é sousplat?

O sousplat é uma peça essencial para a mesa posta. É, basicamente, uma peça maior que o prato utilizado na refeição e fica diretamente abaixo dele, protegendo a toalha de eventuais respingos. Usado tradicionalmente em refeições completas, com entrada, prato principal e sobremesa, esse objeto hoje perdeu essa formalidade toda e ganhou espaço nas mesas postas em diferentes ocasiões.

Quem entende o francês logo mata a charada: “sousplat”, na língua nativa da França, é uma palavra composta que significa literalmente “abaixo do prato”. “Sous” é “sob” e “plat” é prato. Para não fazer feio, é preciso aprender a sua pronúncia correta também: algo como “su-plá”.

Importante frisar que o sousplat não é a mesma coisa que o jogo americano, okay? O jogo é o lugar perfeito para repousar os talheres, copos e taças, enquanto o sousplat é feito especialmente para abrigar o prato e nada mais que isso. Portanto, nada de colocar talheres sobre a peça ou apoiá-los na hora montar a sua mesa posta!

Para que o sousplat serve?

Como já adiantamos, o sousplat tem a função principal de proteger a toalha logo abaixo do prato de eventuais respingos produzidos durante a refeição. Além dessa funcionalidade, a peça também evita que o prato escorregue na hora de cortar algum alimento e cause inconveniências à mesa durante a refeição.

Até mesmo antes dos convidados chegarem o sousplat é útil. Ele é usado para marcar lugares na mesa posta, da mesma forma que evita uma mesa vazia e desordenada no momento de troca de pratos.

Sem falar na função decorativa do sousplat. Com um desses, o visual da mesa posta fica muito mais completo, elegante e sofisticado. Logo, dá para perceber o quão importante a peça é para receber seus convidados devidamente, você não acha? O sousplat cumpre diferentes funções para deixar as ocasiões ainda mais especiais!

Os tipos mais comuns de sousplat

Tradicionalmente, o sousplat era feito de louça, assim como os pratos que abrigava acima de si. Entretanto, com o passar do tempo novas versões da peça foram criadas – e nós só ganhamos com isso! Hoje em dia, é possível encontrar diferentes modelos de sousplat nas lojas especializadas. Abaixo, destacamos os principais para você conhecer:

Sousplat de cerâmica

A cerâmica é delicada e bela, e combina perfeitamente com a mesa posta. Esse tipo de sousplat é verdadeiramente encantador e tem até quem use ele como decoração para as paredes ou os aparadores na cozinha, além de decorar e proteger a mesa posta.

Sousplat de MDF e tecido

O MDF é um tipo de madeira resistente e leve, que nos dá a estrutura perfeita para um sousplat. Com o tecido, ganhamos o poder de adicionar estampas que elevam os espíritos da decoração na mesa e adicionar um toque de charme que nenhum outro item consegue. Atualmente, as estampas que mais fazem sucesso são as de temática florais, com muito verde e desenhos de folha, mas há outras opções que brilham por aí também! Todas muito encantadoras.

Sousplat de corda

A corda é adicional perfeito para deixar o visual da mesa posta com ares rústicos, sem abrir mão da sofisticação. No formato de sousplat, esse material fica incrível. A opção ideal para fazer uma mesa posta em ambientes mais campestres, como aquele almoço de páscoa em uma chácara com a família e os amigos. Já pensou?

Sousplat de crochê

O crochê tem um lugar especial no coração de muitas pessoas e, por isso, está sendo cada vez mais usado, inclusive como peça de sofisticação. A sua característica de feito à mão adiciona o toque perfeito de cuidado, que combina completamente com a atmosfera que queremos criar com a mesa posta. Pode investir!

Sousplat de vidro

As peças de vidro carregam requinte e sofisticação. Em formato de sousplat, o vidro serve de moldura para os pratos e os deixam ainda mais valorizados e charmosos. Mas é preciso tomar cuidado: naturalmente essas peças são mais frágeis e, portanto, devem ficar longe das crianças!

Sousplat de metal

O metal também é um material clássico para a produção do sousplat. Ele é resistente, durável e também consegue dar o charme que as harmonizações na mesa posta merecem. É bastante comum em jantares de casamento e formatura, você já reparou?

Sousplat espelhado

As decorações com espelho, se feitas com o olhar apurado, conseguem trazer elegância ao ambiente como nenhuma outra decoração é capaz de fazer! No sousplat, esse estilo também ganha espaço. Assim como o sousplat de vidro, o feito de espelhos é bem charmoso e requintado, mas exige cuidados especiais por conta de sua fragilidade.

Sousplat de cristal

A versão mais refinada de todas! O cristal, para muitos, é o suprassumo da elegância e sofisticação. No sousplat, ele oferece toda a delicadeza que uma refeição à altura merece. É perfeito para ocasiões realmente especiais, em que queremos caprichar até os últimos detalhes!

Como aproveitar ao máximo o sousplat na sua mesa posta

Na hora de harmonizar o sousplat com o resto da decoração da sua mesa posta, não existem regras! Tire da cabeça a ideia de que tudo precisa ser exatamente igual, combinando as mesmas cores ou estampas em todas as peças do conjunto. Isso, na verdade, algumas vezes pode resultar numa catástrofe!

O melhor é definir uma paleta de cores e se apegar à ela. Por exemplo, se vai utilizar pratos brancos e guardanapos na cor vinho, o sousplat pode ser de um tom próximo do vermelho, mais delicado e não exatamente igual à do seu guardanapo. Dessa forma, você consegue criar algo bem harmônico sem forçar a barra.

Quando ao posicionamento, coloque o sousplat com no mínimo dois dedos de distância da borda da mesa. Assim, você evita acidentes causados pela roupa dos convidados encostando na peça e se sujando.

E saiba que tudo bem usar o lugar americano e o sousplat junto! O que não pode é usar o sousplat como lugar americano e colocar sobre ele os talheres que vão ser usado na refeição. Esses objetos ficam sobre o jogo! E lembre-se da ordem: no lado direito ficam as colheres, as facas (com as serras voltadas para dentro) e as taças, no lado esquerdo ficam os garfos.

Cada talher é arranjado de fora para dentro, conforme a ordem que forem utilizados. Dessa forma, o garfo para o prato de entrada ficará na extremidade de fora, enquanto a colher para a sobremesa mais próxima do prato.

Para que a mesa posta fique realmente completa, não se esqueça de garantir outros acessórios para a mesa, como as bandejas, os pratos de tamanho certo e os jogos de talheres.

Agora você não pode mais falar que não sabe muito bem o que é o sousplat e para que ele serve, não é mesmo? Ao fim desse post você já entende mais sobre esse assunto, além de conhecer os principais modelos da peça e como aproveitá-la ao máximo na sua decoração. E agora, faremos o que com esse conhecimento? Colocamos em prática, é claro!

Continue a leitura em nosso blog conferindo nossas dicas de como organizar um jantar para poucos convidados e surpreenda com seu bom gosto! Te esperamos por lá, até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code