mesa posta de jantar

Mesa posta: como decorar a mesa dos sonhos para qualquer ocasião!

Quem gosta de receber visitas sabe o quão importante é criar um ambiente interessante ao olhar e agradável aos sentidos. Sabe aquela sala de jantar que convida à interação e inspira boas memórias? É esse o sonho de qualquer bom anfitrião!

E é claro que uma mesa posta com cuidado e delicadeza não poderia faltar. Ela é a alma do evento e deve ser harmônica, bonita e, sobretudo, funcional – afinal, de nada adianta arrasar na decoração e deixar o ambiente tumultuado, difícil de circular e interagir com os demais convidados. 

Quer aprender a montar a mesa para qualquer ocasião? A World Importados é especialista em recepções e te mostra tudo para a criação de uma mesa bonita, bem decorada, da escolha do cardápio ao último detalhe, sem risco de gafes!

Passo a passo: para receber com elegância, sem errar 

A composição da mesa diz muito sobre quem recebe – e, exatamente por isso, muita gente fica com medo das gafes e se prende ao óbvio. Nessas horas, o segredo para o sucesso é saber por onde começar! Acompanhe o passo a passo e crie uma mesa posta com o seu estilo.

Passo 1: Defina o tamanho e a natureza do evento

É sempre bom lembrar: o elemento mais importante de uma festa são as pessoas! Para que a sua mesa faça sucesso, é necessário que ela esteja de acordo com as expectativas e necessidades de quem vai usufruir dela!

Antes de qualquer coisa, pense em como será o evento que você está planejando. Planejar um almoço de dia das mães, por exemplo, é bem diferente do que elaborar um jantar para casais. Para começar bem, responda às seguintes perguntas:

  • Qual é o horário do evento?
  • Quantas pessoas estarão presentes? Haverá crianças?
  • As pessoas se conhecem bem ou serão apresentadas na hora?
  • O evento é formal? 
  • O que será servido?

Todas essas informações podem te ajudar na escolha de alguns elementos, como a quantidade de adereços, posição dos convidados na mesa, ou o nível de praticidade do jogo de jantar. 

Passo 2: Escolha o estilo 

Eleger um estilo específico logo no início é crucial para não se perder no meio do caminho. Com um projeto estético em mente fica mais fácil unir acessórios e enfeites diversos sem poluir o visual da mesa – o que, convenhamos, é o erro mais comum dos anfitriões. 

Há algumas maneiras fáceis de escolher um estilo. Você pode optar por uma cor específica para ser o centro da sua decoração e, a partir dela, selecionar tons complementares. Outra ideia é escolher um tema e explorar sua paleta de cores: praia, campo ou floresta podem ser seus ambientes de referência.

Para os mais modernos e ousados, há opções muito interessantes, como o industrial e o retrô chic. Lembre-se, ainda, de que é sempre mais fácil de acertar com os clássicos: brancos, cremes, preto e superfícies metalizadas combinam entre si e te permitem arriscar mais nas composições. Vale a pena apostar neles.

Passo 3: Toalha ou jogo americano?

Há uma regra não escrita que diz que o jogo americano é para ocasiões informais, enquanto as toalhas de mesa ficam reservadas aos eventos mais sérios, requintados, com mesa posta completa.

De fato, as toalhas são mais comuns nos jantares de gala, com direito a todos os elementos de prataria, diversas taças, acessórios e muitos ornamentos. Por outro lado, os jogos americanos são mais versáteis, e favorecem as composições com menos itens. Mas saiba que esses padrões têm mudado muito, e hoje em dia já não existe mais verdade absoluta.

É possível criar composições descontraídas usando toalha de mesa, e existem jogos americanos finos para os eventos mais formais. Tudo vai depender do tom que você dá à sua mesa posta. 

Para te ajudar a decidir, pense em como ficará a harmonia da mesa com cada uma das opções. Se você deseja esconder o tampo da mesa, a toalha pode ser a melhor pedida. Outro ponto importante é a funcionalidade: eventos com crianças, por exemplo, podem se beneficiar dos jogos americanos, evitando acidentes e quedas.

Passo 4: Capriche no centro de mesa

O centro de mesa é um dos primeiros elementos a serem posicionados. Eles funcionam como ponto focal, atraindo os olhares à composição e distribuindo a atenção de maneira agradável. Já deu pra ver o quanto ele é importante, né?

Os arranjos florais são as opções mais populares. Exibir flores à mesa já está marcado em nossa cultura e evoca fartura, beleza e vitalidade. Para montar o seu arranjo, prefira flores que conversem com o estilo que você escolheu, além de considerar a altura e a largura do objeto – não há nada mais desconfortável que ter seu espaço pessoal invadido por enfeites e flores em excesso. 

Quer aprender a montar seu arranjo de centro em detalhes? Temos um post especial sobre o assunto. Confira: Aprenda a fazer lindos arranjos de centro de mesa

Passo 5: Escolha o jogo de jantar

Além de combinar com os demais itens que você já escolheu para sua mesa posta, o aparelho de jantar deve ser adequado ao cardápio escolhido para o evento.

Adequar as louças ao serviço que será feito evita que você insira itens desnecessários que podem tumultuar o jantar e deixar os convidados desconfortáveis. Ao mesmo tempo, você garante que todos os acessórios importantes para toda a refeição estejam disponíveis.

Se estiver insegura na hora de comprar, opte pelos jogos de jantar mais clássicos, com peças versáteis que acomodam diversos cardápios. Com um prato raso, um prato de sopas e um prato de sobremesa – que também pode levar entradas e receitas de café da manhã – você garante uma composição completa, elegante e sem excessos!

Você já conhece a ordem correta dos pratos à mesa? Olha só:

  • Sousplat (se decidir por utilizá-los);
  • Prato de refeição, ou prato raso;
  • Prato de sopas ou prato de entrada;
  • Guardanapo (que pode ser colocado sobre o último prato ou ao lado dos garfos).

Na dúvida, é só lembrar que aquilo que será servido primeiro, deve vir por cima.

sousplat

Passo 6: Dê atenção aos talheres

Essa é mais uma parte da mesa posta que se conecta diretamente com o cardápio servido no evento. Para os jantares mais formais em que se serve peixe, por exemplo, deve-se adicionar a faca e o garfo adequados. Avalie a maneira mais confortável de se comer a sobremesa – com garfo e faca ou com colher – para escolher entre as duas opções. Se houver couvert, lembre-se da faca de manteiga.

Na hora de escolher as cores e o design, preze pelo equilíbrio. Lembre-se de que os talheres de inox são os mais versáteis e básicos, e podem ser combinados com peças de cabos mais elaborados, com bambu ou resina. 

Dúvidas na hora de posicionar os talheres? Acompanhe:

  • O garfo e a faca de mesa devem ficar posicionados diretamente ao lado do prato de mesa. O garfo à esquerda e a faca à direita, com a lâmina para dentro;
  • O garfo e a faca de peixe, se houver, ficam posicionados ao lado do garfo e da faca de mesa.
  • Do lado direito, deve-se posicionar a colher de sopa. 
  • Os talheres de sobremesa ficam na horizontal, a cima do prato de mesa
  • A faca de manteiga deve ficar posicionada na diagonal, sobre o prato de couvert. 

Passo 7: Cuidado com as taças

Antes de mais nada, lembre-se de que nem toda mesa precisa de mais de uma taça! Um único elemento pode ser suficiente para o evento que você está planejando, em especial se o almoço ou jantar forem mais informais. O importante é que seus convidados se sintam confortáveis para viver o momento e aproveitar a boa comida e bebida. 

Mas se deseja criar uma composição elaborada, considere o que será servido e posicione as taças da maneira correta. É só seguir os passos:

  • A taça de água (maior e mais larga) fica à direita e a cima do prato de mesa;
  • A taça de vinho tinto (semelhante à de água, levemente menor) fica à direita da taça de água;
  • A taça de espumante (alongada e fina) fica a cima das outras duas, levemente à direita.
taças para mesa de jantar

Passo 8: Posicione os acessórios 

Alguns acessórios podem fazer toda a diferença na composição do evento. Damos destaque aos sousplats, que evitam a sujeira na mesa de maneira elegante e adicionam um elemento estético muito interessante. 

Vale a pena investir em suportes de guardanapo elaborados, que dão mais personalidade à sua mesa posta. E lembre-se de que há dois lugares possíveis para o guardanapo: sobre o prato de cima ou ao lado esquerdo dos talheres. 

Dicas extras para a mesa perfeita!

E aqui vão mais alguns toques simples que podem te ajudar a chegar naquele resultado mágico: 

  • Reserve cerca de 60 cm para cada conjunto de itens da sua mesa posta. Assim, seus convidados terão espaço suficiente para comer e interagir com conforto.
  • Sente-se à mesa e observe a composição do ponto de vista do convidado. Isso pode te ajudar a notar exageros ou desequilíbrios.
  • Cuidado com os detalhes do ambiente. Temperatura, som, iluminação e cheiros são importantíssimos para a experiência de quem participa do seu almoço, jantar ou brunch. 

Gostou do post de hoje? Então conte pra gente quais são seus truques preferidos na hora de receber convidados especiais. Vamos adorar ler suas experiências e, quem sabe, produzir um material fresquinho com as suas sugestões.

Para não perder nada do universo da decoração, organização de eventos, boa comida e bebida, fique ligada nos posts do nosso blog e não se esqueça de seguir a World Importados no Instagram. Vem fazer parte dessa comunidade que não para de crescer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code