Mesa de frios

Mesa de frios: confira dicas imperdíveis sobre o que escolher, como montar e decorar!

Saber como montar uma boa mesa de frios é essencial para passar aquele tempinho gostoso com os amigos ou com a família. Ela pode ser colocada antes de jantares, de algum evento especial e de festas, mas nada impede que seja a atração principal em um happy hour da empresa entre colegas, por exemplo. 

É muito importante saber o que será colocado na mesa, sair do mesmo de sempre – muçarela, salame e presunto. Pense em comidas variadas que combinem, como queijos diferentes, conservas e embutidos. E por que não separar, no final, uma parte da mesa só para frutas fatiadas ou secas? Vai tornar a mesa ainda mais colorida e atrativa. 

No post de hoje, vamos te ensinarcomo escolher, como montar e decorar a melhor mesa de frios para surpreender seus convidados! 

Antes que tudo: planeje! 

Mesa de frios

Cozinhar algo especial, por mais prático que seja o prato, requer de um certo planejamento. Primeiro veja a lista de convidados e levante quantos participarão – não compre a mais do que o certo para a quantidade de pessoas, dependendo dos frios, como frutas e molhos, acabam estragando muito rápido. 

Saiba se algum convidado possui restrição alimentar, como é o caso dos veganos, intolerantes a glúten ou a lactose e os diabéticos.  Ao saber dessa informação, você poderá reservar uma parte da mesa especialmente para eles. Assim, todos vão comer e ninguém se sentirá excluído. Hoje em dia os mercados possuem uma grande variedade de alternativas veganas de queijo, pão, entre outros. 

A escolha dos frios – cada detalhe importa!

Como citado acima, não fique só nas mesmas opções de sempre, inove! 

Prato de frios

Traga para sua mesa geleias caseiras, que combinam perfeitamente com fetta e kaftas. Uma dica extra é sempre pensar em um tipo de queijo + acompanhamento + embutido. Os três irão agradar a maioria das pessoas e você pode ainda reservar um cantinho com frutas. 

Torrada com geleia

Olhe alguns exemplos:

  • cheddar + cenouras + presento cru
  • provolone + molhos + linguiças
  • parmesão + pão + calabresa

Azeitonas e ovos não são opções que agradariam 100% dos convidados, entretanto, são complementos que podem ser usados em quase todos os tipos de mesa de frios. Apenas reserve ambos em pequenos potinhos e coloque-os no meio dos salames e calabresas. 

Solte a criatividade na hora de montar

Solte a criatividade na hora de montar

Tábua de frios

Não há necessidade de deixar tudo dentro de suas respectivas embalagens. Tire todos os frios e os organize em cima de onde ficarão. Corte os queijos em fatias, faça enroladinhos com presunto ou peito de peru defumado, corte o salame em rodelas finas… Há uma infinidade de possibilidades de empratar. 

No caso das frutas, você pode cortá-las com aquelas forminhas de bolachas, sabe? Feitas de alumínio e com formatos de estrela, lua, círculo? Corte um pedaço um pouco mais grosso da fruta e prense o cortador em cima, deixando assim com o formato desejado. Isso agregará um charme extra a sua mesa. 

Agora, vamos te ensinar passo a passo de como montar um centro com os clássicos queijo muçarela, presunto, mortadela, peito de peru, alface e azeitonas.  

Receita de tábua de frios decorada 

Tábua de frios

Ingredientes: 

200g de:

  • Presunto 
  • Queijo mozarela 
  • Peito de peru
  • Mortadela 

Alface;

Azeitonas

Modo de preparo:

  1. Corte, na diagonal, em fatias finas o queijo, presunto e peito de peru;
  2. Enrole as fatias na diagonal para ficarem compridas;
  3. No centro de mesa escolhido, vá alternado os tubinhos. Você pode fazer isso de duas maneiras: peito de peru-queijo-presunto ou colocar todas as fatias de queijo primeiro, depois de peito de peru e por último as de presunto. Faça isso ao redor, até fechar um círculo;
  4. No espaço vazio que ficou no centro, coloque as folhas de alface para trazer mais cor;
  5. Agora é a vez da mortadela, corte-a e comece a moldar o miolo da rosa;
  6. Acrescente quantas ”pétalas” de mortadela quiser;
  7. Decore com as azeitonas; 

Para um evento requintado: aposte no toque fino

Prato de frios

Se o evento for mais sofisticado, como um jantar elegante, aposte em uma decoração mais clean. Escolha centros de mesa em vidro, queijos brancos, como o fetta e o queijo de cabra, e frutas pequenas como uvas e ameixas. 

Para um after com os colegas do trabalho 

Preparar algo descontraído requer comidas mais simples. Monte uma mesa de frios pequena, com torradinhas, salames e guacamole. Aproveite e use tábuas de madeira, para combinar dentro de um ambiente mais solto e divertido. 

Decoração da mesa: cuidado com as cores

Mesa de frios

Naturalmente uma mesa fria cheia de variedades, significa muitas cores juntas. Logo, é melhor deixar todas esses tons na comida e não nos utensílios. Para os centros de mesa e petisqueiras, opte por materiais como vidro e acrílico, e as toalhas e panos de mesa em tons neutros. 

Vamos colocar uma lista indicando a ordem correta para a organização da comida e os demais objetos:

1. Utensílios para pegar os frios: guardanapo, pequenos potinhos, palitos de dentes, tudo que seja o mais prático possível

2. Acompanhamentos

3. Frios e embutidos

4. Frutas, caso decidir colocar 

Dessa maneira, tudo ficará organizado para fácil acesso. 

Agora que você está pronta para fazer a melhor e mais bonita mesa de frios para qualquer ocasião, que tal conferir algumas dicas de como organizar um jantar para poucos convidados? Aqui no blog da World Importados, temos vários conteúdos sobre dicas culinárias e sobre organizações dos ambientes da casa. Esperamos te ver em outros posts!

Até a próxima!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code