Mesa de café da tarde: 4 dicas para montar uma perfeita

O que colocar na mesa café da tarde? Veja as dicas!

Montar uma mesa de café da tarde em casa é uma forma muito agradável e convidativa de realizar encontros intimistas com pessoas especiais.

Além de contar com uma grande diversidade de alimentos, passar a tarde com familiares, amigos ou colegas de trabalho, promove lembranças e momentos especiais que podem se tornar registros para serem guardados a vida toda.

Se você está prestes a preparar uma mesa café da tarde aí em sua casa e não faz ideia de por onde começar, separamos aqui algumas dicas com detalhes para você deixar esse evento ainda mais especial. Confira abaixo:

1. Prepare suas louças mais bonitas

Se você é do tipo de pessoa que adora colecionar louças para o preparo das mais lindas mesas de jantar, tem mais uma oportunidade de uso para suas peças.

Geralmente, em um café da tarde utilizamos xícaras e copos para as bebidas; e pratos, pires e talheres para os alimentos – mas tudo depende do que será servido na mesa.

Procure usar louças que tenham o mesmo acabamento, para padronizar a aparência da mesa e conseguir um visual mais clean. Além disso, a organização e disposição das peças é outro detalhe que não pode passar despercebido.

Os talheres, por exemplo, seguem uma ordem padrão em que o garfo é posicionado à esquerda do prato, a faca fica à direita do prato com o corte virado a ele, e a colher deve ficar ao lado esquerdo da faca.

Leia também: Posição dos talheres: 6 dicas para montar uma mesa elegante

2. Planeje o cardápio

Quanto à parte mais saborosa de sua mesa de café da tarde, é importante definir com antecedência o que será servido.

Além disso, é importante pensar também se os alimentos serão comprados prontos ou se serão produzidos por você, sendo que neste caso, é importante um planejamento de tempo ainda maior.

Dentre as bebidas, não podem faltar os clássicos sucos naturais, iogurtes, café, leite e chá. Com tantas variedades, é bem provável que seus convidados encontrem sua bebida favorita para se servirem.

Quanto aos alimentos salgados, os pães, tortas, croissant, frios e canapés são essenciais em seu café da tarde, mas não podemos deixar os doces em falta, certo?

Para isso, você pode servir opções como bolos, cupcakes, pudim, carolinas, brownies etc., adoçando o paladar de todos os seus convidados.

Com esse cardápio de opções, não há dúvidas de que todos ficarão satisfeitos e encantados com sua mesa de café.

mesa de café da tarde com doces e sanduíches

 

Leia também: Mesa de frios: confira dicas imperdíveis sobre o que escolher, como montar e decorar!

3. Invista na decoração

A decoração é a arte de deixar nossos traços de personalidade nos ambientes e espaços que convivemos, e é claro que em uma tarde de café passada em sua casa junto a pessoas especiais, você não deixaria de deixar sua marca em cada cantinho, não é?

Por isso, na hora de pensar em oferecer uma tarde de café da tarde, também é importante escolher um estilo que irá compor a decoração de sua mesa de café da tarde.

Comece definindo um estilo para a mesa dentre as diversas opções disponíveis – que tal um estilo mais clássico? Ou um acabamento moderno? Ou mesmo um elegante? Tudo depende de suas preferências.

Uma vez definido o estilo, pense em uma paleta de cores que seja coerente ao estilo selecionado. E a regra das cores se aplica a todas as peças postas sobre a mesa, louças, guardanapos e até mesmo algum arranjo de flores usado para decorar.

Leia também: Como dobrar guardanapo de pano — Passo a passo simples

4. Se organize para evitar atrasos

Organização e planejamento são fatores cruciais para praticamente tudo o que formos fazer, não é mesmo? E quando pensamos em uma tarde de café, essas etapas são peças-chave para que tudo seja perfeito.

Caso você vá preparar os alimentos a serem servidos, comece logo pela manhã, para que tudo fique pronto a tempo. A organização e disposição das peças sobre a mesa também deve ser adiantada para evitar atrasos.

Além disso, também é importante definir um horário para que todos estejam presentes em sua casa a tempo de aproveitarem o encontro e se deliciar com seu banquete.

Quando montar uma mesa de café da tarde?

Não há uma regra específica de quando uma mesa de café da tarde deve ser montada, mas antes de preparar este evento, é importante se atentar a alguns detalhes para que tudo saia conforme o planejado.

Antes de definir uma data e horário específicos, é importante consultar seus convidados para se certificar de que o horário escolhido é propício a eles. Caso não seja, vocês podem conversar para chegar a um consenso.

mesa de café com chá em bule de vidro e sanduíches

 

Além disso, nossa recomendação é que você planeje o evento em até 1 hora antes do horário que você pretende iniciar o café da tarde, dessa forma, você aproveita melhor o tempo com as convidadas e consegue seguir o planejamento do café caso alguém se atrase.

Esperamos que tenha gostado destas dicas e que tenhamos o ajudado a preparar uma linda mesa de café da tarde que deixe todos encantados.

Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre sobremesas fáceis e refrescantes para o calor e veja como fazer. Agradecemos por ter lido este conteúdo e o esperamos outras vezes aqui no blog.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code