homem fazendo churrasco

Lista para churrasco: veja o checklist para não faltar nada!

Uma lista para churrasco deve conter alguns elementos obrigatórios, como comidas e utensílios próprios para cozinha. O churrasco é um momento tradicional de socialização entre familiares, amigos ou colegas de trabalho, por isso é essencial fazer as escolhas corretas na hora de ir às compras.

É normal ter dúvidas como “qual é a melhor carne para assar”, “como usar o espeto e a grelha” ou “quais acompanhamentos levar para o evento social”. Pensando nisso, a World Importados selecionou as principais dicas e montou um guia simples mostrando quais são os melhores itens para churrasco e quais os preparativos para o churrasco perfeito.

Em um primeiro momento, o planejamento é essencial para comprar – tudo e apenas – o que for necessário. Saiba quantas pessoas vão comparecer e se alguma possui restrição quanto a bebida ou comida. Tendo isso anotado, você poderá saber ao certo quantos quilos de carne comprar e quais bebidas serão mais consumidas. A missão é agradar todos os convidados!

Veja as nossas dicas

1. Carnes: aposte na variedade

Não se apegue a só um tipo de carne, compre alguns quilos de cada opção, assim, você consegue agradar a maioria dos gostos. Invista em um mix de carne bovina como, picanha, maminha e alcatra, são as mais macias e possuem mais sucos, logo, viram coringas em qualquer churrasco.

O frango também é muito bem-vindo, opte por fazer espetinhos com asa, file e/ou coração. E, por último, não pode faltar a linguiça! A grande maioria das pessoas gostam das toscanas, pois são fáceis de assar já que vêm previamente temperadas.

cortando carne

2. Tenha opções vegetarianas

Em uma lista de churrasco é necessário ter opções veganas ou vegetarianas, visto que não são todas as pessoas que comem carne ou derivados de animais. Tendo isso em mente, vamos mostrar alguns alimentos para inserir no cardápio.

churrasco vegano

Pão de alho: a alegria da galera

O pão de alho em um churrasco é o maior coringa que existe. Ele é uma ótima opção vegetariana de simples preparo. As crianças gostam e o resto dos convidados também, não dá para errar com esse delicioso complemento! Além do tradicional, com pasta de alho, você pode optar por comprar o picante ou trocar o alho pelo vinagrete.

Mas lembre-se de que essa não é uma opção apenas para os vegetarianos! Todo mundo vai querer um pedaço do pão de alho, portanto, compre pensando em todos os convidados!

Frutas e vegetais assados na grelha

Um ótimo prato é o abacaxi grelhado com canela. A fruta fica mais adocicada quando é cozida na grelha da churrasqueira e agrada a maioria dos paladares. Outra opção interessante é a batata – não retire a casca (mas lave-as bem), tempere a gosto, cubra com folha de alumínio e leve à churrasqueira.

Deixe a sua criatividade assumir o controle, você pode fazer cebola assada, pimentão e tomates, que ficarão deliciosos e conquistarão todos os seus convidados!

Salada: aposte em variedades

Saladas são bem importantes em uma mesa de churrasco, mas cuidado para não se apegar somente à maionese! Cozinhe diversos legumes, pique alface, rale cenouras, enfim, apresente pratos bem coloridos! Confira nosso post sobre receitas de saladas para encontrar algumas inspirações bem criativas!

salada para churrasco

3. Utensílios necessários: o que usar

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre quais itens de cozinha usar na hora de fazer um churrasco. Dê atenção para as facas, já que serão elas as suas ferramentas de trabalho. Falaremos um pouco mais sobre a escolha ideal dos utensílios a seguir, confira!

A escolha da faca: qual é a melhor

Qual faca usar é uma dúvida que com certeza assombra muitas pessoas na hora de fazer um churrasco. É importante, em um primeiro momento, saber o que o seu evento está precisando e quais são os tipos de carne que está assando. As duas mais importantes são a faca do chef e a multiuso. A faca do chef serve para fazer quase tudo no churrasco, já a multiuso é para tratar a carne, portanto, formando, assim, uma dupla indispensável.

Vamos citar outros tipos de facas que também são bem vindas na hora de fazer as melhores carnes e comidas. Há alimentos que na hora de picar irão requerer uma lamina ou um tipo de faca específica, atente-se a isso! Outras opções de facas para churrasco são:

  • Faca de desossa;
  • Cutelo;
  • Facas trinchantes.

cortando carne de churrasco

Espetos e grelhas: saiba qual usar

Cada um deles tem o seu uso específico dentro da churrasqueira. A grelha é usada para assar carnes sem osso, como picanha e contra filé. Nela você pode colocar o abacaxi com canela e os outros vegetais e legumes. Ela serve para a carne ser assada por inteiro, sem perder seus sucos, como consequência, deixando-a mais saborosas.

Os espetos são utilizados para colocar as carnes que possuem osso, como a costela gaúcha. Os espetos tendem a deixar a carne mais seca, pois ao furá-la se perdem os sucos que a deixam saborosa.

grelha na churrasqueira

Para amolar as facas use uma chaira

A chaira é um utensílio essencial de se ter na hora de fazer um churrasco. As facas precisam se manter afiadas para o seu melhor desempenho na hora de cortar as carnes e não causar nenhum risco. Uma faca bem afiada é melhor do que uma cega, visto que nesse caso, você precisará colocar mais força, provocando um risco maior.

Tabua de madeira

As tabuas de madeiras não só auxiliam na hora de cortar os alimentos, mas também ajudam a manter a higiene deles. É importante sempre lembrar de mantê-la limpa, usando os devidos produtos de limpeza. Muitas pessoas, na hora de fazer um churrasco, utilizam a tábua para dispor as carnes cortadas, por isso é essencial sempre manter uma boa higienização dela.

Garfos e pinças

Os garfos e pinças são itens essenciais para a segurança do churrasqueiro. Por terem cabos mais compridos, os garfos e as pinças servem para virar as carnes que estão em cima da grelha, sem riscos de queimaduras ou acidentes.

Carvão para ascender a churrasqueira

Existem alguns tipos de carvão no mercado para ascender uma churrasqueira, ficará ao seu critério a escolha de qual usar. O carvão briquete, por exemplo, é uma opção ecológica e não gera tanta fumaça, entretanto para quem não tem prática em ascender churrasqueiras, ele não é recomendado. O mais usado no Brasil é o carvão vegetal, ele acaba gerando mais fumaça, contudo ele é mais fácil de ser utilizado.

Pratos, copos e talheres

Esse ponto dependerá muito da quantidade de convidados que o seu churrasco terá. Se forem muitas pessoas, o ideal é fazer o uso de copos e pratos descartáveis, para não gerar uma pia cheia de louça para lavar depois.

4. Aposte em complementos

Os dois complementos mais famosos no churrasco são: vinagrete e farofa. Inove e seja criativo na hora de fazer as receitas.

Farofa: faça um mix de ingredientes!

Saia da farofa tradicional e frite calabresas, bacon, pique bananas e ovo cozido. Procure saber um pouco mais sobre o público, em um churrasco mais íntimo procure saber quais os ingredientes o pessoal mais gosta e faça uma farofa especial!

Vinagrete

Um bom vinagrete precisa ter como ingrediente tomate, cebola e vinagre. Inclua azeite, salsinha e temperos do seu gosto para incrementar ainda mais o seu sabor.

5. Bebidas: não esqueça do gelo

Após determinar as bebidas que serão consumidas e comprá-las, coloque-as dentro de um cooler ou uma bacia cheia de gelo. O ideal é deixá-las sempre a vista dos convidados e não guardadas dentro da geladeira. No verão, uma dica super especial é fazer água saborizada para acompanhar os pratos de entrada, a galera vai amar!

água saborizada

Fazer uma lista para churrasco requere planejamento, ou seja, veja quantas pessoas estarão confirmadas, se elas comem carne, se bebem refrigerante ou cerveja, assim você consegue ter uma visão das coisas que precisarão ser compradas. Os utensílios não podem sair da lista, são eles que irão auxiliar no cortar e assar as carnes. A World Importados possui uma seleção de kits para churrasco imperdíveis!

Aproveite este Guia Completo e arrase no próximo churrasco! Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code