Closet organizado e decorado em tons pastéis

Método Flylady – passo a passo para organizar a casa

Arrumar a casa, trabalhar, cuidar da aparência, dos filhos e ainda conciliar atividades e hobbies pessoais não são tarefas nada fáceis, não é mesmo? Com a correria do dia a dia, sempre há alguma coisa que acaba ficando para trás, causando frustração em muitas mulheres.

Assim, surgiu o FlyLady, uma nova maneira de organizar a rotina e as atividades pessoais criado por Marla Cilley em 1999. O método foi tão eficiente para algumas mulheres que se tornou um grande destaque no Pinterest, ganhando novos adeptos até os dias de hoje.

Dentre os aprendizados com a técnica, é possível manter a organização, limpeza e arrumação do lar, além de cultivar valores como amor próprio, alegria e positividade. Continue sua leitura e entenda um pouco mais sobre!

O que é o método FlyLady?

O FlyLady é um método de organização com orientações para deixar seu lar organizado por meio de pequenos passos realizados em dias da semana, visando reduzir ou eliminar completamente a desordem e o caos em relação à organização de sua casa.

As tarefas são organizadas por zonas e regiões que devem ser limpas para que o espaço possa ficar organizado e livre de sujeira.

Além disso, como as tarefas são feitas nos dias de semana, seus finais de semana se tornam completamente seus para conseguir descansar e realizar suas atividades.

Para experimentar o método, você deve acessar o site FlyLady ou se cadastrar na assinatura de e-mail para receber mensagens diárias com dicas de tarefas e organização.

De início, as lições são mais básicas e simples. Chamadas baby steps, passos de bebê em sua tradução literal, a autora do método propõe começar micro para encaminhar ao macro.

A ideia é como adepta avançada da técnica, você consiga manter a organização de seu lar como em um passe de mágica.

Quem já segue o FlyLady afirma que o método não decepciona, e esses feedbacks positivos do método o levaram a se tornar cada vez mais conhecido no Pinterest – uma rede social de ideias e inspirações.

Muitas afirmam que o método foi capaz de devolver sua qualidade de vida, permitindo a conciliação entre todas as tarefas a serem feitas durante o dia.

Parte do nome do técnica, “Fly” chegou a ser considerado um acrônimo para “finally loving yourself“, finalmente amando a si mesma no português.

Leia também: Como deixar o ambiente cheiroso sempre: 5 dicas da World Importados!

Como adotar o método FlyLady?

Se você gostou deste método e quer adotá-lo em sua rotina, ele é bem intuitivo e, por si próprio, irá encaminhá-la de acordo com as regras e recomendações para manter sua casa limpa e organizada.

No entanto, o site e e-mail disponibiliza seus conteúdos somente em inglês, o que pode se tornar um impasse para mulheres que não têm familiaridade com a língua.

Pensando nisso, separamos abaixo as principais regras do método que irão facilitar seu entendimento e adaptação a esse eficiente sistema de organização. Veja abaixo:

1. Dê a devida atenção à regra dos 15 minutos

No método FlyLady, uma das regras mais importantes é a dos 15 minutos. Nela, existe a premissa de que qualquer pessoa é capaz de realizar algo concreto e produtivo em 15 minutos.

A autora recomenda tirar esse período todos os dias quando lhe for mais conveniente, para organizar algum espaço em seu lar. Para seguir os 15 minutos assiduamente, você pode contar com um cronômetro de cozinha ou de seu smartphone.

Além disso, é preciso respeitar completamente o tempo, ou seja, independentemente de já ter a limpeza ou não, você precisa dedicar somente durante 15 minutos àquela tarefa. Dessa forma, as tarefas se tornam algo agradável e não maçante.

2. Deixe sua pia brilhando

Essa é uma das primeiras recomendações dentro dos baby steps oferecidos pelo FlyLady. Sua ideia consiste em fazer com que você nunca deixe uma pia repleta de louças a serem lavadas de um dia para o outro.

Com uma pia sempre limpa e organizada logo pela manhã, seu dia ficará mais feliz, o que a deixará mais motivada a cumprir as outras tarefas propostas.

3. Mantenha-se arrumada mesmo em casa

Com tantas tarefas e afazeres a serem cumpridos em um só dia, muitas vezes, acabamos nos esquecendo de nossos cuidados pessoais, focando apenas na casa.

Um erro grave e que não ajuda em nada a desenvolver nosso amor próprio e senso de auto-estima.

Por isso, Marla recomenda colocar calçados e roupas boas, se mantendo arrumada, assim como fazermos para ir ao trabalho, não é mesmo?

Isso irá desenvolver mais motivação em você para cumprir seus deveres e ainda a ajudará a se manter preparada para qualquer evento de última hora que vier a surgir.

Se você sentir que essa regra não é para você, experimente ao menos colocar sapatos especiais. Você verá que fará diferença ao fim do dia!

4. Pratique o desapego

Em qualquer arrumação, sempre há algo que não é mais usado há muito tempo e pode ser descartado. Sejam acessórios, caixas, papelada antiga, livros e roupas – você inclusive pode doá-los a pessoas que estejam precisando mais.

Em cada arrumação, a recomendação é que ao menos 27 coisas sejam recolhidas para serem descartadas em toda a casa.

Caso tenha circulado por toda a sua residência e ainda assim não tenha completado esse número, o site pede que você faça uma busca ainda mais aprofundada em todos os cômodos até encontrar.

Ao se livrar dos excessos, você perceberá que a organização ficará aparente com muito mais facilidade e por muito mais tempo.

5. Respeite suas pausas

Para conseguir ser produtiva em todas as suas tarefas e organizações, é preciso também respeitar os limites de seu corpo e descansar.

Afinal, de nada vale assumir tarefas que deixarão sua casa completamente arrumada, mas que farão você se sentir exausta e sobrecarregada.

As pausas podem ser curtas, mas precisam acontecer. E a regras dos 15 minutos pode ser muito bem aproveitada por aqui: assim que o cronômetro apitar você retorna à limpeza.

Leia também: Posição dos talheres: 6 dicas para montar uma mesa elegante

6. Separe sua casa por zonas

Essa talvez seja uma das regras mais importantes do FlyLady e consiste em separar os cômodos de seu lar por zonas. Isso fará com que você veja os cômodos por grupos na hora de arrumar. Eis as zonas que o método propõe:

  • Zona 1: entrada, varanda e sala de jantar;
  • Zona 2: cozinha;
  • Zona 3: banheiro principal e quarto extra;
  • Zona 4: quarto principal, banheiro e closet;
  • Zona 5: sala de estar e sala de TV.

A seleção dessas zonas é realizada por cômodos que possuem afinidade entre si: a sala de jantar e a varanda, por exemplo, são espaços de lazer; lavanderia e banheiro, como espaços de limpeza e outros cômodos afins.

Na hora da organização, com tudo separado dessa forma, você perceberá que a limpeza ficará muito mais prática e eficiente.

Além disso, o cansaço ao final das tarefas se torna consideravelmente menor, uma vez que o direcionamento dos esforços será voltado a zonas específicas e não em todas as tarefas pendentes na casa toda.

7. Siga assiduamente rotinas matutinas e noturnas

Essa é mais uma das dicas do método de Marla que pode tornar sua rotina muito mais produtiva.

A idealizadora do FlyLady recomenda que, pela manhã, você tome café, tire o pijama, arrume a cama, coloque as roupas para lavar e cuide dos animais caso tenha.

Já pela noite, a recomendação é que você use a técnica dos 15 minutos para organizar a casa. Quando terminar, ela recomenda que você se dedique a organizar seus afazeres do dia seguinte e cuide de você, com tarefas como leitura, meditação e afins.

Dessa forma, você consegue conciliar a tão difícil tarefa de se dedicar aos afazeres de casa e ainda cuidar de si mesma.

8. Tenha um diário de controle

Por fim, o FlyLady também recomenda que você tenha um diário de controle, conhecido como Control Journal e é por ali que você mantenha o controle de todas as suas tarefas, como compromissos, lista de compras, rotina, alimentação da semana, suas metas, sentimentos e até mesmo virtudes.

Além disso, Marla propõe que o caderno seja produzido com o tempo e não inteiramente de uma vez. Dessa forma, ele será adaptado a sua rotina com tarefas e ações que você realmente será capaz de fazer.

Esse diário também é uma forma de você manter o FlyLady em sua rotina e não se esquecer de aplicá-lo em nenhum dia.

E você? O que você achou do método FlyLady? Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que experimente aplicá-lo em sua rotina para manter sua organização sob controle.

Aproveite para ler também nossos posts sobre organização de cozinha e veja algumas dicas que vão mudar a sua vida.

Agradecemos por ter lido até e esperamos você voltar novamente aqui no blog para acompanhar nossos conteúdos sobre casa, decoração e muito mais. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code