A beleza não está só nas roupas que vestimos, na maquiagem, nos cuidados com o corpo, etc. A beleza está também na forma como nos comportamos, na elegância de cada movimento. Aprenda a não falhar regras de etiqueta à mesa.
– Lave sempre as mãos antes de comer.
– Sente direita e de costas direitas. Não separe os joelhos, ajeite a saia discretamente e apoie-se bem contra o encosto para evitar má postura.
– Antes de começar a comer, coloque o guardanapo aberto (parte ou na totalidade) sobre as pernas. Utilize-o exclusivamente para limpar os lábios e os dedos.
– Se o guardanapo estiver envolto em argola, quando o pano for ao colo, a argola fica pousada sobre a mesa, à esquerda. Tome o cuidado de apoiá-la de modo a que não role.
– Soprar a sopa quente, ou tomar ruidosamente qualquer líquido é reprovável.
– Se involuntariamente fizer qualquer ruído (tosse, regurgitamento, etc.), a pessoa não precisa fazer mais que pedir desculpas aos seus vizinhos de mesa.
– Telemóveis devem ser desligados e religados somente após a pessoa deixar a mesa.
– O pão parte-se com as mãos em pedaços pequenos, passa-se a manteiga e leva-se à boca com a mão.
– Se houver entradas com espetos, o correto é levar o alimento à boca e depois ficar com esse espeto para si, para se servir de outras entradas com ele.
– No caso de servirem sopa em taça com “asas” é sinal que esta tem de ser bebida pela taça e não com a colher.
– Se a sopa estiver quente, mexa suavemente, mas sem soprar.
– Quando não estiver a segurar a colher, deixe-a dentro do prato fundo, não sobre o sousplat ou sobre o prato raso (um dos dois deve estar sob o prato fundo).
– É deselegante virar o prato de sopa para tomar o líquido até a última gota.
– Não suje à volta do prato, logo, cuidado na altura de se servir de comida.
– Quem se senta primeiro é a anfitriã, que em geral deve também começar a comer primeiro.
– Se o serviço for lento pode-se começar a comer após algumas pessoas terem sido servidas.
– Quando não se sabe a maneira correta de se comer determinada comida, deve-se esperar que os demais o façam e imitá-los.
– Não use os seus talheres para se servir de alimentos em travessas, bandejas, etc.
– Na altura de se servir não escolha o que prefere comer.
– Não encha demais o garfo ou a colher.
– Não encha demais a boca.
– Não mastigue de boca aberta.
– Nunca fale de boca cheia.
– Jamais coma com a faca ou a leve à boca.
– Durante uma refeição, quando os talheres não estão a ser usados, o correto é deixar os antebraços na borda da mesa, nunca no colo. Também é possível pousar apenas um dos cotovelos na borda.
– As cadeiras de braço, muito comuns em restaurantes finos, podem servir como apoio.
– Enquanto se mastiga, seguram-se os talheres sobre o prato.
– Só se coloca mais comida no garfo depois de terminar de mastigar.
– Se está com uma colher de sobremesa ou de sopa na mão direita, não deixe a esquerda no colo ou no braço da cadeira. Apoie o pulso ou o antebraço esquerdo na borda da mesa.
– Os talheres que estão mais longe do prato são os primeiros a usar e, naturalmente, os últimos são os mais próximos do prato.
– O garfo fica sempre na mão esquerda e a faca na mão direita.
– Deve encher-se a colher num movimento contrário à direção da borda da mesa, sempre de lado, posição esta em que deverá ser levada à boca.
– Não se limpam os talheres com o guardanapo.
– Ao longo da refeição, se quiser pousar os talheres, os cabos nunca ficam apoiados na mesa.
– Não fale de boca cheia, nem faça barulho ao mastigar os alimentos.
– Antes de beber qualquer coisa, engula o que tiver na boca e limpe os lábios com o guardanapo. Depois de beber, enxugue os lábios.
– Caso você precise se levantar durante a refeição, coloque o guardanapo sobre a toalha, à esquerda do prato, sem dobrar.
– O guardanapo de papel é bem aceite no dia-a-dia ou para receber amigos íntimos. O seu lugar também é no colo. No fim, nunca o deixe dentro do prato, e sim sobre a toalha, à esquerda do prato, como o de pano.
– Se você encontrar um guardanapo de papel dentro do de pano, use-o para absorver o excesso de batom na primeira vez que for secar os lábios. Depois, conserve-o dentro do de tecido, sobre o colo, e só utilize o de fora.
– Se o guardanapo cair do seu colo por descuido, não o apanhe do chão. Peça ao empregado. O mesmo se passa com os talheres. Se for uma refeição informal em casa de conhecidos apanhe e peça outro à anfitriã.
– Não passe alimentos do seu prato para o prato de outra pessoa.
– Se quiser algo que está sobre a mesa, mas fora do seu alcance, peça-o a quem está mais perto. Nunca passe o seu braço na frente dos outros para pegar alguma coisa.
– É correto usar sal e pimenta, mesmo num jantar de cerimónia.
– Aprenda a enrolar o macarrão no garfo para come-lo.
– Quando for se servir de alguma bebida, ou comer um pedaço de pão, descanse os talheres.
– Se for usada a mão para comer alimentos como azeitonas ou uvas, os caroços podem retornar ao prato com a ajuda da mesma mão.
– No caso de sobremesas, a mesma colher que levou o alimento à boca deverá devolver os restos ao prato, como no caso de caroços de frutas em calda.
– Não se deve colocar os cotovelos sobre a mesa, mas também não é bom assumir uma posição de estátua.
– Se o serviço tiver empregados a servir à mesa individualmente ao aceitar um prato, nada se diz, mas quando se declina é de bom tom dizer: não, muito obrigado.
– Os copos levam-se à boca segurando-se pela base de seu arqueado e nunca pelas bordas.
– Não é correto elogiar a comida ou a maneira como foi preparada.
– Não fale sobre assuntos políticos, religiosos ou de qualquer natureza que possam de algum modo susceptibilizar algum dos presentes e, muito menos, gesticular com o talher quando se fala.
– Mastigue devagar, mastigando bem os alimentos.
– Não use palitos que, aliás não devem existir em qualquer recipiente sobre a mesa. Se precisar de tirar algum bocadinho que tenha ficado nos dentes, na altura certa peça licença e dirija-se aos lavabos para proceder a tal procedimento.
– Quando uma pessoa se levanta para atender ao telefone ou pegar algo, as demais não precisam parar de comer até ela voltar.
– Não é exigido que se coma tudo que se põe no prato, nem obrigatório deixar um resto de comida.
– Não é educado pedir para repetir um prato, mas, se lhe oferecerem, você pode aceitar, se desejar.
– Se ao provar algo não gostar do sabor ou sentir que está em mau estado, e for impossível engolir, coloque de volta no prato discretamente, cobrindo a boca e o garfo com a mão. Depois cubra esse alimento com algum outro para não o deixar à vista. Não faça comentários.
– Quando terminar de comer pouse os talheres, um ao lado do outro, do lado direito do prato.
– Não empurre o prato ao terminar de comer.
– No final da refeição, coloque o guardanapo ao lado do prato, sem o dobrar mas também sem o amarrotar.
– Jamais se acende um cigarro enquanto ainda houver outras pessoas a comer.
Fonte: Truques de Mulher