fotografias para casamento

Elopement wedding: o que é que como organizar a cerimônia intimista?

O mundo dos casamentos está sempre em evolução e a todo momento novas tendências surgem para deixar as cerimônias ainda mais bonitas e cheias de significados especiais. Atualmente, o elopement wedding tem sido muito procurado por casais apaixonados.

O nome pode até ser diferente e um pouco difícil de pronunciar, mas o seu significado é mais antigo do que se imagina. O termo basicamente quer dizer: casar a dois, em uma cerimônia mais intimista. Gostou da ideia? Continue a leitura e saiba tudo sobre esse tipo de celebração que tem dado o que falar!

O que é um elopement wedding?

Talvez você já tenha escutado histórias antigas de casais perdidamente apaixonados que, por falta do consentimento das família, se viam obrigados a fugir para casar. O elopement wedding é um termo que vem do inglês e em tradução literal seria algo como “fugir para casar”. Nos dias de hoje, o termo é usado para caracterizar cerimônias de casamento mais intimistas, também conhecido como casamento a dois, em que participam apenas os noivos, um celebrante e um fotógrafo para fazer os registros.

Mesmo sem toda a pompa de uma grande festa e sem a presença dos familiares e amigos, os elopement weddings são tão lindos e inesquecíveis quanto os casamentos tradicionais. Para os noivos, esse estilo de casamento acaba tendo um significado maior ainda, já que eles podem fazer a troca dos votos apenas entre eles, celebrando a cumplicidade e o amor de maneira única.

Esse tipo de cerimônia tem uma origem antiga, já que é inspirada nos casais que fugiam para casar e inclusive já é bastante celebrada nos países da europa. No Brasil, a tendência ainda é recente, mas já tem feito a alegria de muitos casais.

Em decorrência da pandemia originada pelo Coronavírus, desde 2020 o elopement wedding tem sido a saída que muitos noivos, que já estavam com a data do matrimônio marcada, encontraram para não deixar a data passar em branco.

Muitos optaram por fazer a cerimônia mais intimista apenas entre o casal e realizar a festa com toda a família e amigos posteriormente, em um cenário mais saudável.

Por não ter convidados, os gastos com esse tipo de cerimônia são bem menores, em relação a uma tradicional e com festa. De certo modo, esse fator acaba se tornando um atrativo para os noivos que sonham em casar, mas não dispõem de tanto dinheiro assim. 

Outra diferença é que o elopement wedding tem um tempo de cerimônia, por volta de 30 minutos, muito mais curto que os das tradicionais. 

Como organizar uma cerimônia a dois?

O mais legal desse tipo de cerimônia é que são infinitas as possibilidades e os noivos podem organizar o tão sonhado “dia do sim” da maneira que mais combina com o seu estilo e personalidade.

É possível fazer um elopement wedding no Brasil em uma praia paradisíaca, na serra e até mesmo em casa. Para quem tem um orçamento maior, também é possível fazer esse tipo de cerimônia em outro país e já emendar com a lua de mel.

Planejamento 

Mesmo sendo uma cerimônia com muito menos preparo e processos que as tradicionais, o planejamento é indispensável. O tempo médio para preparar um casamento assim pode variar entre 2 e 3 meses, em cerimônias realizadas no Brasil e entre 6 e 8 meses para as que forem feitas no exterior.

Também entra no planejamento os gastos com passagem, deslocamento e hospedagem. No caso da escolha de um destino internacional, passaporte e visto, quando necessário, devem ser providenciados com antecedência.

planejamento de casamento

Assessoria de casamento

Para que tudo saia conforme o planejado, contar com a ajuda de uma produtora ou assessoria de casamentos é importante. Esse tipo de serviço além de resolver tudo pelo casal, eliminando uma preocupação, também irá tirar as ideias dos sonhos e colocá-las em prática, além de auxiliar no contato e contratação com fornecedores e prestadores de serviço, na logística em caso de viagem e também com horários e demais eventualidades no tão aguardado dia.

anéis de noivado

Escolha do local e da data

O primeiro passo para iniciar os preparativos é decidir onde será feito o enlace e a partir daí o restante das coisas será organizado. A escolha do local e do cenário farão toda a diferença na celebração.

Alguns dos lugares mais procurados pelos noivos são as praias brasileiras como o Arquipélago de Fernando de Noronha em Pernambuco, a Vila de Jericoacoara no Ceará e Búzios no Rio de Janeiro. 

É possível ainda realizar a cerimônia em destinos com serra e montanhas. Já os destinos internacionais que os casais mais gostam são Florença na Itália, as Ilhas Maldivas na Ásia e o Havaí nos Estados Unidos.

Se o casal optar por casar em outra cidade ou outro país é importante estar atento à estação do ano em que a data será marcada. No caso das cerimônias realizadas em praias e locais abertos, a previsão do tempo é indispensável. Afinal de contas, será frustrante preparar tudo e ser surpreendido por uma chuva no tão esperado grande dia.

organizando cerimonia

Fotografia e vídeo

Nesse tipo de cerimônia intimista é indispensável contar com a cobertura de um fotógrafo e um cinegrafista. Eles serão os grandes responsáveis por garantir os cliques do casal nesse dia tão especial e fazer os registros para a posteridade.

Além da cerimônia, os fotógrafos também podem registrar outros momentos como a arrumação dos noivos e também o ensaio pós casamento. Mas um dos momentos mais bonitos e que não pode ficar de fora é o “first look”, aquele momento em que os noivos já prontos, se veem pela primeira vez antes de dizer o sim. 

madrinhas de casamento com a noiva

Celebrante

O celebrante será o grande responsável por conduzir e dar o tom da cerimônia. Não é obrigatório contar com a presença de um, mas com certeza se tiver, ele deixará o momento muito mais especial com as suas palavras. 

Votos dos noivos

O passo principal e mais importante nessa cerimônia a dois é justamente o voto dos noivos. É nesse momento que o casal demonstra todo o seu amor e sentimentos mais profundos. 

Não existe uma regra ou um modelo para escrever os votos, mas o ideal é que as palavras venham do fundo do coração. Se você não souber muito bem por onde começar ou o que falar, pode seguir essas ideias:

  • O que te faz admirar seu (sua) noivo (a)?
  • As maiores lembranças do casal;
  • Quando você teve certeza que ficariam juntos?
  • Como se conheceram e as primeiras impressões?
  • O que espera e quais os planos como casal?
votos de casamento

Decoração

A decoração também faz parte do pacote! Claro que em cerimônias mais intimistas, ela será em proporções muito menos, mas não deixa de ser importante. O estilo da decoração pode ser escolhido de acordo com o gosto do casal, mas não pode faltar pelo menos um altar.

Dependendo de onde for a cerimônia e se os noivos optaram por comemorar com um jantar especial em um restaurante ou até mesmo no hotel, a decoração também pode estar presente na mesa.

decorações para festa de casamento

O elopement wedding pode ser uma boa alternativa de celebração para os casais que querem sair do tradicional ou que preferem realizar a cerimônia apenas entre eles.

Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso conteúdo com dicas criativas de petiscos para receber os amigos em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code