O que é brunch, como organizar e o que servir no evento

Brunch: saiba o que não pode faltar

Primeiramente, ‘brunch’ é a junção das palavras em inglês breakfast (café da manhã) e lunch (almoço).

Esse evento faz referência a uma refeição que geralmente feita aos domingos na cultura inglesa e que reúne as duas ocasiões em só, comumente em torno das 11h da manhã.

O brunch é perfeito para acordar tarde no domingo e substituir o almoço por uma mesa de café mais encorpada, como nos cafés coloniais brasileiros.

Se você tem paixão por costumes de outras culturas e deseja ter uma das melhores refeições da sua vida, confira este post e entenda como ter uma experiência gastronômica maravilhosa e, ainda, encantar os seus convidados!

O que é brunch?

O brunch nada mais é do que uma refeição feita para substituir o café da manhã e o almoço, acontecendo em um horário que fica entre esses dois eventos.

Ele surgiu na Inglaterra durante o século 19 e, logo depois, foi popularizado nos Estados Unidos na década de 1930. Ele é a refeição ideal para pessoas que desejam acordar um pouco mais tarde e substituir o almoço e o café da manhã em uma única refeição.

O brunch junta o que essas duas refeições possuem de melhor e propõe um banquete maravilhoso com combinações de sabores divinas, já que, a variedade de itens que podem ser servidos é imensa.

pessoas brindando com taças com vinho branco

Veja também: Organizadores para cozinha: 9 peças que fazem a diferença

O que servir no brunch?

O brunch é uma refeição ideal para ser compartilhada com amigos e familiares no intuito de confraternizar.

Mesmo que tenhamos falado para juntar o que tem no almoço e no café da manhã, é importante ressaltar que nem todas as comidas combinam com a ocasião.

Por isso, separamos uma lista dos itens que não podem faltar em seu brunch com dicas valiosas para deixar você e seus convidados muito satisfeitos.

Frios

Os frios dessas refeição são compostos por queijos de diferentes tipos e embutidos variados. A organização desses em uma tábua forma a apresentação perfeita para esse tipo de comida.

Para te auxiliar na montagem, aqui estão alguns frios importantes que farão toda a diferença no seu brunch:

  • presuntos: podendo ser royal, defumado ou parma;
  • salames: os do tipo italiano, milano e hamburguês são ideais;
  • pepperoni em fatias;
  • mortadela defumada;
  • lombo do tipo canadense;
  • queijos, sendo, prato, mozzarella, provolone, gorgonzola, brie, suíço e parmesão.

Veja também: Mesa de frios: o que escolher, como montar e decorar

Cremes e geleias

Principalmente para compor os queijos e pães, é impressindível que no seu brunsh sejam servidos tipo de cremes e geleias. As geleias podem ser de frutas variadas como: morango, uva, abacaxi com pimenta, frutas vermelhas, goiaba e outras.

Os cremes, por sua vez, podem ser de queijo, manteiga, molho pesto, requeijão, cream cheese, maionese e outros variados do leite.

Não podemos deixar de sitar, que ,mesmo que não seja considerado como creme ou geleia, o mel é um alimento essencial para o brunch, tanto para adocicar bebidas quanto para acompanhar perfeitamente a maioria dos tipos de queijo.

Uma combinação maravilhosa é: pão, manteiga e mel, essa mistura de sabores é irresistível e seus convidados vão amar.

Veja também: 10 tipos de corte culinário para legumes e frutas

Pratos quentes

Os pratos quentes são a parte que mais vai representar o “lunch” (almoço) do seu brunch.

Nós aconselhamos que você procure servir sopas e massas, sendo que, as sopas devem ser leves para não servirem como o prato principal e, sim, como um acompanhamento para as massas que serão servidas.

A nossa sugestão é que você ofereça massas do tipo cappelleti, ravioli e sorrentino, além de acompanharem muito a cultura europeia, são pratos elegantes e assertivos.

É imprescindível que você preze por entregar uma diversidade de molhos sobre as massas servidas no seu brunch, como: molho ao sugo, molho pesto, à bolonhesa, molho alfredo, quatro queijos e outros variados.

Doces

Os doces a serem acrescentados no brunch devem ser finos, também segundo uma linha dos pratos que são servidos na Europa ou Estados Unidos, é indicado que seja servidos bolos, tortas, cremes, gelatos, mousses e outras sobremesas elegantes.

Vamos apresentar alguns exemplos desses itens para que seu brunch não tenha erros e fique divino:

  • banoffe
  • cream brulee
  • cheese cakes
  • torta de limão
  • pudim
  • gelato
  • petit gateou

Uma dica valiosa é que caso você for servir gelato, sirva dois sabores, um azedo e outro doce, essa é a forma correta de comer essa sobremesa já que os dois sabores se equilibram, tornando a experiência do seu brunch muito mais proveitosa.

waffles e bacon

Grãos e cereais

Ter petiscos como grãos e cereais podem mudar completamente o seu brunch.

O gosto das oleaginosas compõe muito bem todos os pratos apresentados, elas podem servir tanto para os doces quanto para os salgados, além de servirem muito bem como acompanhamento para bebidas alcoólicas.

Podemos dizer que as amêndoas, nozes, pistaches, amendoins e castanhas variadas possuem um gosto muito especial e requintado quando servidas devidamente.

Caso você opte por servir iogurtes, cereais como aveia em flocos ou granolas ficam formam uma combinação perfeita com o lacticínio.

Bebidas

Para as bebidas, podemos dizer que: chás, cafés, sucos e vinhos são o melhor quarteto para compor o seu brunch.

Cada uma delas possuem um acompanhamento certo e todas são extremamente refinadas, o café, por exemplo, pode ser servido quente, gelado como cappuccino e cold brow, o ideal é que você adquira grãos de café especial de algum sensorial que você goste para deixar seu brunch ainda mais refinado.

Os vinhos, podem ser brancos para acompanhar tanto os pratos quentes quanto os doces, porém, também aconselhamos que você adquira espumantes doces para compor a sua sobremesa, dessa forma, a experiência fica bem completa.

Os sucos, por sua vez, podem ser servidos a com todas as comidas e com misturas de sabores, como: laranja e morango ou abacaxi com hortelã. uma dica maravilhosa é: ao invés de usar água normal, use água de coco para saborear as bebidas.

mesa posta com maçã, laranja, pães, sucos e mel

Veja também: Tipos de taça de vinho – modelos para diferentes vinhos

Como organizar um brunch?

Agora que você já sabe o que servir nesse evento, precisa pensar nos demais preparativos. Siga os passos abaixo para garantir que o brunch estará completo:

1. Pense no cardápio

Como é tipicamente inglês e muito comum nos Estados Unidos, você pode preparar as receitas clássicas destas culturas, como os famosos eggs benedicts (ovos beneditinos), waffles, french toasts (rabanadas de pão de forma) e panquecas.

Se não, opte por tortas, quiches e pequenos lanchinhos. 

2. Pense em uma paleta de cores e estilo

Pense em uma paleta de cores para decorar e montar seu brunch, pode ser mais romântico com tons de rosa e branco, ou mais rústico com verdes e marrons, ou ainda moderno com preto, amarelo e outros.

Pensar em uma paleta de cores para o seu evento facilita na hora de escolher todos os utensílios, artigos de decoração, toalhas, flores, etc.

3. Monte a mesa

Nós amamos mesa posta, e por isto montar uma mesa para o brunch não seria diferente.

Montar uma mesa bonita e decorada é essencial para criar o clima do brunch, sem contar que suas visitas ou familiares vão perceber o carinho e cuidado na composição de mesa.

As escolhas de louça para o brunch podem ser variadas de acordo com o seu estilo.

Vale dizer que tradicionalmente o brunch é servido no estilo buffet, em um aparador ao lado da mesa, mas se você preferir é aceitável servir à mesa.

Monte a mesa de acordo com o cardápio pensado, possivelmente você usará pratos de sobremesa, um jogo de xícaras para café, taça para água e taça para champagne (ou outro coquetel servido).

mesa posta de brunch

Veja também: Como dobrar guardanapo de pano — Passo a passo simples

4. Decore

Além da bela composição de mesa, acrescente arranjos florais, velas e artigos pequenos de decoração, tanto na mesa quanto no aparador, e no ambiente.

Você pode utilizar itens de papelaria, como criar um menu impresso, ou lugares na mesa para deixar o brunch ainda mais charmoso, ou emoldurar as opções de cardápio e dispor à mesa.

Esses cuidados criam o clima de festa e deixam seu brunch ainda mais gostoso e especial.

5. Prepare com antecedência

Prepare o que for possível com antecedência para que você possa aproveitar o tempo com os seus amigos. Deixe frutas picadas, mesa montada, bebidas para gelar e pratos o mais prontos possível.

6. Faça uma playlist

Para um evento delicioso como este, nada melhor que uma playlist de músicas especiais e adequadas para acompanhar a ocasião. Isto deixará o ambiente ainda mais relaxado e gostoso para os convidados.

Gostou dessas dicas? Esperamos que elas te ajudem a entender sobre o que é brunch e como montar essa refeição de forma perfeita.

Confira também no nosso blog o post sobre posição de talheres para deixar a mesa do seu brunch ainda mais impecável!

blog-cta-pinterest-pins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code