fondue

Como fazer fondue? Veja a fórmula do sucesso com a World!

Como fazer fondue em casa: 4 receitas simples de preparar!

Quando a temperatura começa a cair e o frio chega é o momento perfeito para apreciar aquelas comidas deliciosas que esquentam, como as sopas e caldos, e aí que o fondue entra em cena. Ele acaba sendo uma excelente opção para saborear à dois, em uma noite romântica ou na companhia dos amigos. Mas como fazer fondue em casa sem ter trabalho?

Por mais rebuscada que a iguaria pareça, o seu preparo é muito simples e pode ser feito tranquilamente em casa, sem dar muito trabalho. Então, se você está em busca de algumas receitas descomplicadas de fondue e deseja criar um clima especial, esse post é para você!

Por onde começar?

Antes de escolher a receita ideal, doce ou salgada, a primeira parte para preparar um fondue de sucesso é contar com a panela específica ou o kit completo. Como a comida é servida, na maioria das vezes, durante o inverno, o recipiente precisa estar sempre quente justamente para que o recheio não esfrie.

A panela de fondue tem uma estrutura semelhante aos réchauds, usados em buffets, que contam com uma espécie de fogareiro em baixo que mantém o recipiente e o conteúdo em altas temperaturas. Isso é uma grande praticidade, já que uma vez pronto, não é necessário ter que levar ao fogão várias vezes para esquentar sempre que esfriar.

Atualmente é possível encontrar no mercado uma grande variedade de aparelhos de fondue, desde os mais simples, que contam apenas com a panela e o acendedor, até os mais completos, com garfos, molheiras e até base giratória para que todas à mesa possa se servir sem a necessidade de se levantar.

Então, é indispensável contar com um aparelho de fondue para servir a comida. Uma dica importante, no caso da sua noite contar com mais de uma opção de receita, é ter pelo menos dois ou mais conjuntos de fondue para que você não precise ter que lavar tudo no meio do jantar e nem corra o risco do sabor de um alimento passar para o outro.

Se você está mesmo buscando por uma noite íntima bem especial, reservamos um post com dicas para montar uma mesa posta dos sonhos. Acreditamos que você vai gostar!

4 receitas para um fondue de sucesso

Para te ajudar a fazer um fondue incrível, vamos te ensinar três receitas arrasadoras, daquelas que todo mundo gosta. O mais legal é que você pode servir as três juntas, como entrada, prato principal e sobremesa, ou preparar apenas uma ou outra. As três receitas são deliciosas e super práticas, assim você não precisará perder muito tempo na cozinha.

Papel e caneta na mão para anotar esses fondues dos deuses!

Fondue de queijo

O de queijo é uma ótima pedida para a entrada dos pratos. Será necessário o uso de dois tipos de queijo para potencializar o sabor. A escolha do acompanhamento pode ficar a seu critério, mas são ótimas opções as batatas assadas no forno, pães do tipo italiano e torradas. Se quiser, também pode apostar na goiabada para fazer a combinação romeu e julieta, do doce com o queijo.

Ingredientes:

  • 300g de queijo gruyère ralado;
  • 200g de queijo emmenthal ralado;
  • 1 dente de alho;
  • 150ml de vinho branco;
  • pimenta do reino e sal à gosto.

Modo de preparo:

O preparo será feito em uma panela comum de fogão e só depois de pronto a massa vai para o aparelho de fondue. Pegue o dente de alho, corte no centro e esfregue as duas metades em todo o fundo da panela. Ligue o fogo e coloque os dois queijos e o vinho e mexa bem até que tudo fique bem homogêneo. Depois é só temperar a gosto, transferir para o aparelho de fondue e servir.

Se notar que a massa não está tão cremosa, enquanto ainda estiver no fogo, você pode colocar mais um pouco de vinho.

queijos para fondue

Fondue de carne

O fondue de carne funciona muito bem para ser servido como prato principal. É possível preparar a receita com carnes variadas, como as bovinas filé mignon, alcatra ou contra filé, frango, suínos e até peixe, mas a dica principal é sempre optar por cortes macios e sem gordura.

A diferença entre o fondue de carne e os demais é que a proteína é preparada na panela de fondue e os molhos são servidos a parte, para que cada convidado escolha o que preferir.

Ingredientes:

  • 1kg da carne da sua preferência cortada em cubos crus;
  • 1 folha de louro;
  • 1 ramo de alecrim;
  • 1 ramo de tomilho;
  • óleo vegetal.

Modo de preparo:

Acenda o fogareiro do aparelho de fondue e espere aquecer bem, em seguida acrescente o óleo vegetal e os temperos. Quando a panela esquentar e começar a borbulhar com os ingredientes é o momento de adicionar a carne. Vá colocando a proteína aos poucos, usando os garfos de fondue. Vire a carne para que todos os lados estejam dourados e depois é só servir mergulhando nos molhos.

carnes para fondue

Molho de maionese com curry

Ingredientes:

  • Óleo de girassol para dar ponto a maionese;
  • 2 colheres de café de mostarda;
  • 2 colheres de sobremesa de mel;
  • 1 gema de ovo;
  • 1 colhe de sopa e dill;
  • 1 colher de chá bem cheia de curry em pó;
  • 1 pitada de flor de sal.
Modo de preparo:
Em uma tigela ou bowl grande adicione a gema de ovo e a mostarda e mexa bem. Acrescente o óleo de girassol aos poucos e sem parar de mexer. A quantidade de óleo vai depender da consistência desejada, quanto mais óleo mais consistente será a maionese. Depois coloque o curry em pó e o mel e incorpore até que a massa fique homogênea. O dill e a flor de sal são opcionais e garantem um sabor a mais na receita. Depois é só colocar na geladeira e servir quando o fondue de carne estiver pronto.

Fondue de chocolate

A sobremesa fica por conta do fondue de chocolate, o mais simples de preparar e mais versátil de todos. A combinação pode ser variada, podendo ser desde frutas frescas como o morango, uvas, kiwi, carambola e manga, até frutas secas como o damasco e a ameixa. Pedaços de bolo, biscoitos e até marshmallows são mais que bem vindos, se deseja tornar o jantar ainda mais criativo!

Ingredientes:

  • 200ml de creme de leite fresco;
  • 3 barras de chocolate de 150g (misture o ao leite com o meio amargo).

Modo de preparo:

Corte as barras de chocolate em cubos e derreta em banho maria, no micro-ondas ou em uma panela. Quando o chocolate estiver bem derretido, adicione o creme de leite para que fique mais cremoso. Depois é só colocar a massa no aparelho de fondue e servir.

chocolate para fondue

Para harmonizar com o fondue, o vinho é uma excelente bebida e que funciona muito bem, já que contrasta com os sabores, deixando-os muito mais saborosos. Se você quiser saber um pouco mais sobre harmonização de vinhos e com o que combinam, temos um conteúdo aqui no blog.

Com essas receitas simples a sua noite de fondue, seja a dois ou na companhia dos amigos, tem tudo para ser especial e deliciosa.

Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso conteúdo com opções de petiscos para receber os amigos em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code