Como dobrar guardanapo de pano — Passo a passo simples

Dobrar guardanapo de pano — Passo a passo simplificado

Os guardanapos dobrados são ótimas opções para quem deseja produzir os melhores resultados para um jantar com muito requinte e elegância. Trata-se de um ótimo adereço que pode ser usado em diversas ocasiões importantes, como casamentos, aniversários e outras datas comemorativas importantes.

O resultado traz um toque de elegância maior ao seu evento e todos os seus convidados irão se sentir mais acolhidos e mais confortáveis em sua festa. Para isso, é importante contar com um jogo de jantar, ele irá promover uma grande diferença em seu evento.

Se você está prestes a realizar um evento dessa forma, seja em casa ou em ambientes externos, e quer trazer detalhes mais marcantes para que tudo ocorra conforme o planejado, continue a leitura abaixo e aprenda todas as formas de conseguir trazer mais elegância à sua mesa posta.

Como dobrar guardanapos de pano?

Existem muitas formas de dobrar um guardanapo de pano, a depender de como você vai preferir o acabamento do estilo e da decoração de seu evento. E você pode fazer seus próprios guardanapos para seu evento ou pode também adquirir modelos já prontos dobrando-os como preferir.

Por ser tantas as formas, separamos diversas maneiras de dobrar seu guardanapo da forma mais elegante, confira nossas opções abaixo:

Método Tradicional

O método de dobra de guardanapos tradicional é aquele em que é em formato de triângulo, esse é o modelo clássico para uso em eventos. Pode ser uma ótima opção para quem deseja destacar outros itens na mesa, como os talheres, pratos ou taças.

Para dobrar é muito fácil, basta que você utilize um guardanapo de pano em formato quadrado, então você deve dobrá-los ao meio na posição diagonal duas vezes seguidas. Assim, você tem como resultado um guardanapo em formato de triângulo que permite que você tenha um estilo básico e de qualidade.

Método Bolsa de Talheres

Ao dobrar os guardanapos em forma de bolsa de talheres, a impressão passada é que você tem um suporte especialmente preparado para deixar os talheres na mesa, tornando seu guardanapo multifuncional.a dobrá-lo em formato de bolsa, basta que você posicione aberto com a face para cima, dobre-o ao meio duas vezes para conseguir um tamanho menor.

Em seguida, com os lados voltados abaixo, posicione a metade e leve-a até chegar à parte de cima. Depois, é só virar suas laterais para baixo, o que resulta em um retângulo.

Método Coração

A dobra de guardanapos em formato de coração é a ideal para eventos que tenham relação com relacionamento, tais como festa de casamento, noivado e outros. Uma dica nossa é usar cores que remetem a bons sentimentos, como rosa, vermelho e outros.

Para conseguir o formato, basta que você utilize um guardanapo em formato retangular e dobre-o ao meio duas vezes em formato retangular. Depois, pegue as duas pontas e leve-as acima de forma diagonal, o que irá formar a base do coração. Em seguida, basta virar as pontas da parte superior do coração para dentro e pronto!

Método Rosa

O método de guardanapo em formato de rosas é uma maneira criativa de acrescentar à decoração de seus panos de prato. Aqui também vale a dica de usar a cor do guardanapo em uma tonalidade de sua preferência para que você consiga um resultado mais realista.

Para conseguir esse resultado você não terá muita dificuldade (apesar de não ser o que aparenta), basta que você junte duas pontas de um guardanapo com a intenção de formar um triângulo e vá enrolando o tecido até sua parte superior, deixando sobrar apenas um pequeno triângulo.

Em seguida, enrole uma ponta até a outra deixando uma pequena folga, que será presa nas dobras que se formaram. Então, basta que ofereça apoio uma parte da flor de guardanapo para o local em que ela estiver sendo produzida e abre as pontas formadas para a rosa ficar envolvida.

Use acessórios para incrementar as dobras de seus guardanapos

Outra ótima forma de conseguir um resultado muito elegante e sofisticado com a disposição dos guardanapos é utilizando acessórios que permitem conseguir diferentes formatos e acabamentos com os guardanapos para sua mesa. Confira abaixo algumas ideias que separamos para você:

Anel

A dobradura de guardanapo com anel é uma ótima maneira de conseguir um acabamento elegante na mesa dos convidados. Apenas lembrando que se trata de anel específico para guardanapos, combinado?

Para realizar o processo de guardanapo com tecido e anel você precisará apenas pegar o tecido do pano organizando as dobras que irão se formar naturalmente no tecido, então passe o anel pela ponta do triângulo e ajuste a peça no prato de modo a deixá-lo de acordo com o seu estilo.

Amarração com laço

Outro método muito delicado e elegante para conseguir organizar o guardanapo sobre a mesa é com uma amarração. O acabamento fica muito especial e passa muito carinho para cada um de seus convidados. Você pode usar diferentes materiais para o laço e conseguir os mais diferentes acabamentos.

Para fazer o processo, não há muitos segredos bastando apenas que você enrole o tecido de sua preferência. Além disso, o que mais irá chamar a atenção é a amarração e o laço que você irá utilizar. Você também pode aproveitar o laço para prender um pequeno cartão com pequenas mensagens.

Como escolher o guardanapo de pano para meu evento?

A depender do estilo de sua festa, você pode escolher os mais diferentes tipos de guardanapos. Caso a decoração de sua festa esteja voltada a um estilo mais clássico, você pode usar guardanapos todos brancos ou em tonalidades neutras. Uma ótima ideia é aproveitar a tonalidade neutra do branco para conseguir montar uma paleta de cores de 2 ou três tonalidades.

Caso a festa tenha uma temática mais moderna ou se você prefere usar as cores, poderá usar suas combinações favoritas. Os tons pastéis ou tons fortes e escuros estão em tendência e são uma ótima opção para se considerar.

O importante aqui é que tudo fique do seu jeito e que saia de acordo com o seu planejamento. Pensando em cada detalhe, não há dúvidas de que seus convidados irão se sentir muito bem em seu evento.

Como você viu, são muitas as formas de amarração existentes e você deve se sentir à vontade para escolher sua favorita de acordo com a temática de seu evento. Aproveite também a oportunidade e use sua criatividade para criar os melhores acabamentos com inovação e personalidade.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que você tenha encontrado ideias para se inspirar e fazer o mais lindo evento.

Aproveite a leitura para conferir nosso post com ideias fáceis de petiscos para receber os amigos em casa. Agradecemos por sua leitura até aqui e nos vemos no próximo post, até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code