Imagem de uma mesa com alguns temperos

Como deixar o ambiente cheiroso sempre: 5 dicas da World Importados!

Não existe nada melhor do que casa limpa, com aquele cheirinho agradável de limpeza, não é mesmo? Porém, basta passar um dia para o aroma ir embora e ao longo da semana a casa torna a ficar desarrumada. Nesse post vamos te contar como prolongar a limpeza por muito mais tempo, com algumas dicas infalíveis de como deixar o ambiente cheiroso sempre. 

Claro que a faxina, pelo menos uma vez na semana, continua sendo importante e indispensável e além da limpeza frequente, também é essencial deixar as janelas abertas para que o ar circule e renove o ambiente, eliminando o cheiro de mofo e também a umidade. Contar com um ambiente bem arejado e perfumado é sinônimo de acolhimento, conforto e também de tranquilidade e bem-estar.

Aromaterapia nos ambientes

Imagem de óleo essencial para aromaterapia

A aromaterapia é uma técnica antiga e totalmente natural que utiliza cheiros e fragrâncias de óleos essenciais para tratar doenças, aliviar estresse, ansiedade e ainda garantir o estimulo para áreas variadas do cérebro. Além disso tudo, a técnica também pode ser usada nos cômodos e não só garante bem-estar, como também possibilita que o ambiente esteja sempre perfumado e agradável.

São variados os cheiros utilizados na aromaterapia e cada um tem uma função diferente, como:  a camomila, ideal para aliviar sintomas de tensão muscular, estresse, depressão e também tratamento de inflamações do trato urinário.  A lavanda é indicada para o tratamento de problemas respiratórios, resfriados, dores de cabeça, insônia e também estresse. Já a bergamota serve para combater infecções na pele, má digestão e também sintomas de ansiedade, estresse e depressão.

De acordo com a aromaterapia, cada ambiente tem necessidades diferentes e por isso, existem fragrâncias que funcionam melhor em um  local do que em outro. Por exemplo, nos banheiros, as melhores opções de essências são as com propriedades bactericidas e refrescantes, já em quartos, são as relaxantes.

Melhores aromas para cada ambiente

Antes de te mostrar as melhores opções para deixar os ambientes sempre perfumados, conheça quais os aromas mais indicados para cada um:

Imagens de folhas de hortelã
  • Cozinha:  como nesse ambiente é comum a mistura de odores de alimentos, fritura e afins, o ideal são os aromas com propriedades cítricas  e adstringentes. Tangerina, limão, laranja, tomilho, anis, erva doce, canela e manjericão funcionam muito bem para neutralizar e perfumar o ambiente;
  • Sala: esse é um dos ambientes mais multifuncionais de uma casa, já que é possível fazer as refeições, receber amigos, relaxar assistindo televisão e até mesmo estudar, por isso as possibilidades de aromas são variadas. Para aguçar o apetite a canela, o manjericão, cravo e cardamomo são ótimos. Já para para ajudar no trabalho e estudos, o alecrim e o eucalipto são ideais. Outras opções são o cedro que garante concentração, a laranja que promove alegria e a canela que garante interação;
  • Quarto: para poder relaxar e ter uma excelente noite de sono e descanso após um dia cansativo de trabalho ou estudos, as melhores opções para esse cômodo são justamente as calmantes e relaxantes.  Jasmim, lavanda, cardamomo, sândalo, melissa, manjerona e ylang-ylang funcionam muito bem; 
  • Banheiro: o cômodo por si só já tem um odor característico dos gases liberados ao usar o vaso sanitário e também da umidade natural, por isso é indispensável apostar em cheiros que tem propriedades bactericidas, refrescantes e neutralizadoras. Pinho, eucalipto, hortelã, limão e lavanda;
  • Corredores: aromas que transmitem aconchego e tranquilidade são a melhor opção para esse cômodo de passagem. Os mais indicados são os florais com toque cítrico.
Imagem de um banheiro com incenso aromático

Dicas para perfumar e prolongar o cheiro bom no ambiente

Pode até parecer trabalhoso,  porém, garantir um cheiro agradável e prolongado em casa é mais simples do que se imagina e com as nossas dicas você poderá garantir um ambiente perfumado e super agradável. Confira: 

1 Aromatizador

Imagem de uma pessoa pingando óleo essencial nas mãos

Depois da faxina os aromatizadores de ambiente são uma ótima opção para manter o cheirinho por muito mais tempo. Eles podem ser encontrados tanto na versão aerossol, quanto em spray. Se você gosta de fragrâncias mais naturais e com o mínimo possível de agentes químicos, a versão em spray é a melhor.

Os aromatizadores podem ser usados em todos os cômodos da casa e a escolha do cheiro vai depender do ambiente em que ele será utilizado. Ao ser borrifado no ar, o cheiro vai embora com mais facilidade, então para que o cheiro agradável tenha uma maior durabilidade, borrife na roupa de cama, em almofadas, cortinas, tapetes e toalhas. 

2 Difusor

Os difusores são semelhantes aos aromatizadores, o que os diferencia é a maneira como são usados. Os difusores são frascos com uma essência e que contam com varetinhas para propagar o cheiro. Eles garantem que o perfume fique por muito mais tempo no ambiente, já que não são voláteis. Basta virar as varetas de tempo em tempo. Além disso, eles também são ótimos para decorar o banheiro, o quarto, a sala e outros ambientes da casa ou apartamento.

3 Pout-porri com folhas e flores secas

Imagem de flores e folhas secas

Essa também é outra opção que tem dupla funcionalidade, já que perfuma e decora. Você pode comprar em lojas de flores as folhas e pétalas secas e colocá-las em um recipiente de vidro, como um vaso. Para que o aroma se prolongue, basta aplicar de 2 em 2 dias algumas gotinhas de óleo natural da sua escolha.

Os vasos de cristal também são ótimos para colocar o pout-porri com folhas e flores secas. Confira o nosso post e aprenda como incluir objetos de cristal na sua decoração para conseguir um toque de luxo no ambiente.

4 Velas e incensos

Imagem de uma vela de incenso

As velas e incensos também garantem um 2 em 1 no seu ambiente, já que decoram e proporcionam um ambiente aconchegante e sempre perfumado. De acordo com a cultura hinduísta e budista, os incensos também servem para purificar o ambiente e eliminar as energias pesadas e negativas.

Para evitar que as cinzas caiam, os porta incensos são ótimos, pela funcionalidade e também pela decoração. No caso das velas, é possível encontrar opções de tamanhos e também em embalagens variadas justamente para perfumar e decorar. 

Imagem de uma vela de incenso

5 Plantas e flores

As plantas e flores também decoram e perfumam o ambiente de maneira totalmente natural. Aposte em arranjos para colocar no centro da mesa de jantar, em aparadores e também na mesa de cabeceira do quarto. Caso você não saiba como escolher as flores, confira o nosso post com as dicas de flores para cada estação.

Imagem de flores

Viu só como com ideias simples é possível transformar a sua casa ou apartamento em um ambiente totalmente perfumado por muito mais tempo? Basta manter a faxina semanal e apostar nas dicas que demos aqui.

Aproveite também para conferir o nosso conteúdo sobre mesa posta e aprenda como decorar uma para qualquer ocasião. Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code