Café da manhã na cama: como preparar para alguém especial

6 dicas para preparar um café da manhã na cama especial!

Talvez uma das melhores maneiras de surpreender quem se ama seja preparando um delicioso café da manhã na cama. Comemorações de namoro ou casamento, dia das mães ou dos pais e até mesmo no aniversário dos filhos, são ótimas opções de datas, mas a surpresa também pode ser feita em um dia despretensioso.

O café da manhã por si só já é uma das refeições mais importantes do dia e poder tomá-lo na cama junto com que se ama pode deixar o dia muito mais alegre. Mas se você acha que para servir aquele café digno de filme de Hollywood ou novela é muito difícil, está totalmente enganada. Com um pouco de criatividade e muito afeto, tudo é possível!

1 Planejamento é tudo!

Tão importante quanto a escolha do cardápio ou da bandeja ideal, é o planejamento. Por mais clichê que seja, o planejamento é a alma da negócio e vai te ajudar a preparar tudo da melhor maneira possível. Então, planeje o que será servido e principalmente o seu tempo.

Uma boa dica para que não ocorra atrasos é deixar tudo pré preparado na noite anterior. Alguns itens como frutas e também algumas comidas podem ser comprados na véspera, assim você só terá que montar a bandeja para servir.

Evite fazer no dia receitas muito elaboradas ou que demoram um tempo maior para serem executadas, assim você não corre o risco da pessoa que vai ser surpreendida acordar no meio da preparação. O mesmo também vale para utensílios que costumam fazer muito barulho, como liquidificadores e batedeiras.

Então, pense e organize tudo com antecedência para otimizar o tempo!

Mesa com vários alimentos para o café da manhã

2 A bandeja ideal

Assim como a comida, a bandeja é também a grande estrela do café na cama especial. Ela acaba tendo dupla função, tanto para servir, quanto para decorar. De madeira, de inox, de acrílico, são variados os materiais e você pode escolher de acordo com o seu gosto pessoal.

Agenda com uma caneta, e uma xícara de café e rosas ao lado

Não existe bandeja ideal, mas uma boa opção é aquele modelo que tem os pés dobráveis. Quando os pés estão montados ela fica alta, semelhante a uma mesinha e é ótima para colocar na cama, já que tem uma sustentação boa e evita que algo derrame ou caia na cama e suje o lençol e o colchão.

Se você ainda não tem a bandeja em casa, independente do material, a dica é optar pelos modelos que tem as laterais mais altas. Como elas são mais fundas, caso o café ou suco derramem, por exemplo, não cairá na cama e evitará dor de cabeça para limpar depois.

3 Louças e decoração

As louças também devem ser pensadas para que tudo fique mais especial ainda. Então, nada de colocar as embalagens industrializadas ou aqueles recipientes de plástico ou isopor quem vem do supermercado ou da padaria. Tire as comidas das embalagens e sirva em pratos de sobremesa ou em bowls.

Além de servir, as louças também ajudam a decorar a bandeja para que ela fique mais linda. Mas para tornar tudo mais especial e charmoso ainda, você também pode incluir outros itens decorativos, como uma vaso pequeno com uma flor, um porta retrato com uma foto ou até mesmo um recadinho fofo. Outro toque decorativo para a sua bandeja é usar guardanapos de tecido.

Mesa com pratos e talheres, e como decoração velas e flores

4 Não exagere nas comidas

Como o café da manhã será servido na cama, a bandeja tem um tamanho reduzido, então, não exagere na quantidade de comida. Essa dica vale para qualquer tipo de cardápio, tá? Seja ele fit ou mais calórico.

O ideal é servir tudo em pequenas porções para que o espaço da bandeja não fique muito apertado e não corra o risco de que algo caia ou derrame no momento de levar para a cama.

Tigela com iogurte natural, aveia e frutas vermelhas

5 Um toque de afeto

Mesmo que o cardápio do seu café da manhã seja mais simples, com um misto quente e um xícara de café, é possível colocar um toque de afeto que fará toda a diferença. Você pode cortar os frios ou passar a geleia em formato de coração.

Uma dica de decoração afetiva que faz toda a diferença e dá um toque especial é preparar um cappuccino com desenho de coração. Basta servir a bebida na xícara e cobrir com uma camada de chantilly. Depois você desenha um coração no centro de uma folha de papel e recorta, para usar como molde. Coloque o coração vazado em cima da espuma, salpique canela, retire o molde e pronto!

6 Escolha das comidas

Não existe regra para escolher o que será servido, mas a dica é sempre optar por aquilo que a pessoa que receberá a surpresa mais gosta, mas claro, escolhendo sempre comidas que sejam servidas no café da manhã, como pães, bolos, frutas e outras gostosuras.

seis potes de geleia um ao lado do outro

Para te ajudar, preparamos uma listinha com alguns dos alimentos básicos para café da manhã e que quase todo mundo adora. Só não exagere, então não precisar servir tudo de uma vez, tá?

  • Pães variados;
  • Pão de queijo;
  • Croissant;
  • Panquecas;
  • Waffles;
  • Tapioca ou crepioca;
  • Bolos;
  • Torradas;
  • Tortas doces ou salgadas;
  • Frios (queijo, presunto, salame);
  • Geleia de frutas, patês ou pastas;
  • Omelete ou ovo mexido;
  • Frutas frescas já cortadas;
  • Iogurte;
  • Leite;
  • Café ou chocolate quente;
  • Suco.

Se você gosta de colocar a mão na massa, temos aqui no blog 4 opções fáceis de geleia para fazer em casa.

Ovos com bacon — receita que nunca falha

Para deixar a sua surpresa ainda mais especial, veja a nossa receita de ovos com bacon. Ela é super fácil e muito prática e pode ser feita na hora, já que é bem rápida.

Ingredientes

  • 80g de bacon em tiras;
  • 4 ovos;
  • 1 ramo de alecrim, salsinha, cebolinha e outros temperos da sua preferência;
  • Manteiga;
  • Pimenta e sal à gosto.

Modo de preparo

Quebre os ovos em uma tigela, coloque o alecrim, salsinha cebolinha, pimenta, sal e os outros temperos à gosto e em seguida misture tudo com a ajuda de um fouet ou um garfo.

Aqueça a frigideira no fogão com um pouco de manteiga derretida e frite as tiras de bacon. O ponto ideal é quando estiverem bem sequinhos e douradinhos. Quando o bacon estiver no ponto certo, adicione a mistura dos ovos e espere dourar. Depois é só transferir para um prato e servir.

Viu só como não precisa de muito para preparar um delicioso café da manhã na cama? Basta planejamento para otimizar o tempo, um pouco de criatividade para montar a bandeja e muito afeto e carinho.

Gostou das dicas? Então, aproveite também para conferir o nosso conteúdo com 5 dicas para montar uma mesa de jantar para poucos convidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code