aerar vinho

Você sabe a diferença entre decantar e aerar o vinho?

Se você gosta de apreciar vinhos, provavelmente já ouvir falar nos processos de decantar e aerar vinho. Por mais que essas duas técnicas deixam o vinho “descansar” e são feitas com um decanter, seus objetivos são diferentes.

Você sabe quais são esses objetivos? Continue lendo e descubra!

Como decantar o vinho?

Primeiramente, é importante saber que tanto aerar quanto decantar só devem ser feitos em vinhos tintos. Decantar o vinho, resumidamente, é deixá-lo em um decanter até a borra (partículas sólidas, geralmente acumulada em vinho mais velhos) se separe da bebida.

Estas partículas são sedimentos naturais que não fazem mal algum, mas são desagradáveis na hora de beber o vinho. Bebidas mais novas não precisam ser decantadas, pois não possuem estes sedimentos acumulados. Decantar o vinho é, basicamente, limpar essas “impurezas”. Não é um processo complicado, mas exige atenção.

Recomenda-se colocar a bebida de pé, na posição vertical, por cerca de 48 horas antes de ser servida. Fazendo isso, todas aquelas partículas citadas ficarão no fundo da garrafa. Depois disso, despeje a bebida no decanter lentamente, com cuidado para não derramar os sedimentos junto.

Uma boa dica é acender uma vela perto do decanter. Além de deixar o clima mais romântico, a luz da vela ajudará você a perceber quando essas partículas estão perto de serem despejadas. Tenha paciência: vinhos envelhecidos não devem ser despejados rapidamente, pois essa ação pode oxidar rapidamente a bebida, fazendo com que ela perca suas maiores qualidades. Após o processo, sirva em seguida, para evitar oxidação.

decantar e aerar vinho

O que é aerar o vinho?

Enquanto decantar vinho é um processo indicado para vinhos tintos envelhecidos, aerar vinho é deixá-lo “respirar”, expondo a bebida ao oxigênio antes de tomá-la. Vinhos tintos jovens liberam seus aromas ao entrarem em contato com o oxigênio. Esse processo é também chamado de oxigenar o vinho.

Agora que você já sabe o que é aerar vinho, é hora de testar! Despeje a bebida da garrafa no decanter com cuidado, procurando deixar o vinho escorrer pelas paredes do decanter. Esse detalhe faz com que a bebida seja mais exposta ao oxigênio.

Decanter para vinho

O decanter, também conhecido como decantador, é usado desde a antiguidade para servir o vinho. Normalmente feitos de vidro ou cristal, essas peças servem tanto para os processos citados quanto para dar um toque de beleza na hora de apreciar a bebida.

Normalmente os decanters são transparentes, justamente para você poder acompanhar o processo com mais facilidade. Seu uso deixa o ato de tomar vinho ainda mais sofisticado e prazeroso, garantindo o melhor sabor possível.

Decanter de cristal

Para quem deseja ainda mais sofisticação, é possível utilizar um recipiente de cristal para decantar ou aerar vinho. Os benefícios desse tipo de decanter está em sua aparência mais glamurosa, pois itens de cristais costumam ser brilhantes e mais finos, mas sem perder resistência.

decanter-world importados

world-cta-confira-as-opcoes

Os decanters que contam com alças tornam a peça mais charmosa e ainda evitam que o calor das mãos seja transferido para as bebidas, o que pode interferir até no sabor do vinho. Por mais que nem todas as pessoas que apreciam vinhos façam uso dessas técnicas, decantar ou aerar vinho deixa a bebida ainda mais preciosa. Que tal surpreender seus amigos no próximo jantar?

acessorios para vinho

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code