Capa

Vinhos e massas: Saiba como harmonizar!

Eis o par perfeito. Uma bela massa e um bom vinho!

Todo mundo sabe que existem combinações que ficam uma verdadeira perfeição. É o caso do queijo com goiabada, do café com pão, chocolate com morango e, finalmente, dos vinhos com massas. No entanto, é só começar a tentar escolher o vinho ideal que a grande variedade disponível faz com que as dúvidas comecem a surgir não é mesmo?

A essa última combinação daremos uma atenção especial neste post, a fim de ensinar a harmonizar os vinhos e massas que de fato foram feitos um para o outro.

Para quem tem essas duas paixões e quer aprender a fazer a harmonização ideal de cada molho para os tipos de uva, é só continuar lendo esse post, Vamos lá?

Harmonize o vinho com o molho

Os molhos costumam marcar o paladar predominante das massas. Sendo assim, para conseguir harmonizar os sabores desse tipo de prato com os vinhos, é preciso saber qual é a uva adequada para cada molho.

1 – Bolonhesa

01

Molhos à base de carne, como a bolonhesa, combinam muito com os vinhos tintos mais encorpados, como os de uva Cabernet Sauvignon.

2 – Funghi

02

Esse molho possui um sabor suave. Por isso, acompanhá-lo com um vinho muito pesado pode fazer com que se perca o sabor do prato. A dica é servir o molho Funghi com vinhos delicados, de sabor mais suave, como o Pinot Noir.

3 – Tomate

03

O clássico molho vermelho harmoniza muito bem com vinhos leves, mas que tenham mais acidez, como o Merlot e o Chianti. Vinhos roses também são excelentes escolhas.

4 – Pesto

04

Por ser um molho cujo sabor é marcante, em que os aromas intensos acabam predominando, os vinhos aromáticos são os mais indicados para acompanhar o Pesto. Algumas das opções são os vinhos brancos Sauvignon Blanc e Torrontés, que são leves e frescos.

5 – Branco

05

Aqui, a preferência deve ser pelos vinhos brancos mais encorpados. Os vinhos feitos com as uvas Verdelho, Chardonnay e Viognier são as melhores escolhas para o molho branco, principalmente se forem envelhecidos em barris de carvalho. Os vinhos tintos de sabor mais delicado, como o Beaujolais e o Pinot Noir, também são boas combinações.

6 – Carbonara

06

A cremosidade do molho Carbonara, à base de ovos e bacon, confere um sabor marcante às massas. Para esse prato, os vinhos brancos e leves devem ser escolhidos. Um vinho Chardonnay frutado ou os vinhos feitos com as uvas Pinot Grigio e Trebbiano são ótimas escolhas.

7 – Puttanesca

07

Massas servidas com o molho Puttanesca, que tem forte paladar salgado devido à presença de alcaparras e anchovas, vão bem com vinhos rosés ou brancos de corpo médio. Outra dica de combinação interessante é harmonizar o prato com vinhos de uva Pinot Gris.

E agora, já está sabendo como harmonizar vinhos e massas?

Com todas essas dicas, é hora de pôr a mão na massa! Divirta-se e aproveite essa noite cheia de sabor!

Pensando em você, a World Importados selecionou alguns produtos que irão te ajudar na hora de preparar molhos com qualidade!

Trio1Trio2Trio3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code