como organizar um casamento

Da onde veio as mais famosas tradições de casamentos?

O ritual do casamento reúne diversas tradições, e por isto hoje desvendemos a origem dos mais clássicos e famosos costumes:

Buquê

Na Grécia e Roma antiga, o buquê era um arranjo de não apenas flores, mas também ervas e temperos, que juntos espantavam a inveja alheia e os maus espíritos.

Chá de cozinha

O Chá de Cozinha começou na Holanda, diz a lenda que o pai de uma noiva não apoiou seu casamento e se recusou a receber o dote, as amigas das noivas então organizaram um evento para lhe presentear com itens para que ela pudesse montar uma nova casa e casar-se com o homem de sua escolha. Depois disto, uma mulher que não possuisse dote receberia presentes das amigas.

Carregar a noiva no colo na noite núpcias

Esta tradição vem do Oriente, onde se acreditava que deveria ser evitado que a noiva tivesse contato com qualquer tipo de energia negativa ao iniciar a vida de casada. Por isto, o noivo a carregava para impedir que espíritos ruins que ficam esperando na porta do quarto a atingissem.

Amêndoas

A tradição surgiu na Itália, onde é comum oferecer cinco amêndoas para convidados do casamento, elas significam: felicidade, fertilidade, longevidade, riqueza e saúde.

Algo velho, novo, emprestado e azul

Tem um ditado britânico que para ter sorte no casamento a noiva deve usar durante a cerimônia: ‘algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul’ (“something old, something new, something borrowed and something blue”). Os itens trariam respectivamente continuidade da família (algo velho), otimismo para o futuro (algo novo), felicidade emprestada de alguém muito feliz (algo emprestado) e pureza, amor e fidelidade (algo azul).

Vestido Branco

A Rainha Vitória foi a primeira a casar-se de branco e lançar a tendência que dura até os dias de hoje. Como era uma figura admirada, todas as noivas começaram a copiá-la e assim transformar o vestido branco, que também significa pureza e castidade, em uma tradição.

Posição dos noivos no altar

O noivo sempre fica ao lado direito e a esposa ao lado esquerdo, para que em sua origem anglo-saxã, em caso de tentativa de rapto, o noivo pudesse sacar sua espada.

Arroz

Jogar arroz nos noivos é uma tradição oriental realizada há mais de dois mil anos, na qual os convidados desejam fertilidade, felicidade e abundância aos noivos.

Marcha nupcial

O casamento da Rainha Vitória popularizou a música, composta especialmente para a ocasião, em 1842, pelo músico Felix Mendelssohn.

Aliança

O papa Innocent III introduziu o período de espera entre o noivado e o casamento em 1214, e incentivava casais a mostrar seu compromisso com um anel. O Arqueduke Maximillian da Áustria foi o primeiro a presentear sua noiva com um anel de diamantes em 1477. O anel é usado no terceiro dedo da mão esquerda porque no Egito antigo se acreditava que a veia desta mão levava diretamente ao coração.

cta-lista-de-casamento-rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code