tipos-de-xicaras-capa

Tipos de Xícaras: conheça os diferentes materiais e como usar cada uma

Não tem nada mais gostoso do que começar o dia saboreando um cafezinho, um chocolate quente ou um chá quentinho. E para degustar essas delícias, é preciso usar xícaras específicas e, assim conseguir extrair ao máximo os sabores e texturas das bebidas. É um item essencial no nosso dia a dia e é uma louça que pode ser usada em ocasiões especiais.

Elas podem ser feitas com materiais diversos, como porcelana, cerâmica, vidro ou alumínio, além de contarem com diversos formatos. Confira as dicas da World Importados sobre como escolher os tipos de xícaras e como usar cada uma delas!

1- Tipos de materiais

tipos-de-xicaras-1

Cada material tem um traço específico, como, por exemplo, a porcelana, que é um material nobre e conserva bem a temperatura do líquido. Veja melhor sobre cada um deles:

Porcelana

As xícaras de porcelana são as mais usadas hoje em dia. Ela é conhecida pela sua variedade e estilos, existem modelos com borda dourada, brancos, com flores e muitos outros. Ela é o material ideal para manter a bebida aquecida por mais tempo pois ela conserva melhor o calor. São elegantes, delicadas e indicadas para chás e cafés. Vão trazer muito charme para sua mesa posta!

Cerâmica

A cerâmica é similar a porcelana, contam um design perfeito para louças de uso diário. É um material muito resistente e conta com uma textura um pouco mais acentuada. Consegue manter a temperatura da bebida por mais tempo, pois absorve o calor com maior rapidez e vai liberando-o lentamente permitindo que a bebida fique devidamente aquecida.

Vidro

O vidro quando transparente, oferece elegância, sofisticação e nobreza, pois permite a visão total da bebida. No entanto, seu poder de isolamento de calor é limitado, fazendo com que a bebida esfrie rapidamente.

Então, quando for consumir café ou chá em xícaras desse material, deixe-as em uma temperatura bem elevada. O formato da concha e a baixa capacidade de condução térmica do vidro reduzem o risco de queimar a boca enquanto degusta a bebida quente.

Plástico

As xícaras de plástico são indicadas para crianças ou festas infantis, porque o risco de acidentes com cacos é nulo. Elas são leves, coloridas e resistentes. O tipo de plástico usado na fabricação é projetado especialmente para reter o calor e conservar a temperatura da bebida.

2- Tipos de xícaras

tipos-de-xicaras-2

As xícaras podem ser com a boca grande, formato cilíndrico, entre outros. Veja como aplicar cada uma delas no seu dia a dia.

Xícara com base arredondada

A xícara com base arredondada possui ângulos mais suaves e por esse motivo, acontece um turbilhão no fundo do envase, fazendo com que o líquido despejado fique mais harmônico. É indicada para tomar um café expresso.  

Xícara com boca larga

A xícara com a boca larga é perfeita para apreciar os aromas com mais facilidade, no entanto, ela pode resfriar a bebida com mais facilidade por causa do seu tamanho. É indicada para tomar chá mas pode ser um bom improviso na hora de tomar um café e não ter por perto uma xícara menor.

Xícara em formato cilíndrico

O modelo com formato cilíndrico é o mais comum que existe. Mas não cai bem com qualquer tipo de bebida quente. É mais indicada para o cafezinho preparado em casa e servido em pequenas quantidades. Opte por outro modelo quando for tomar um expresso, pois a bebida é mais encorpada e pode perder algumas propriedades.

Xícara em formato de cone

Se você quer tomar uma bebida quentinha e cremosa, a xícara em formato de cone é a escolha certa. Ela possui a boca mais larga e o fundo mais estreito garantindo que a consistência e a cor do creme se mantenha fiel por mais tempo. Invista em cappuccinos ou mocaccinos.

3- Xícaras para cada bebida

tipos-de-xicaras-3

Para cada bebida, uma xícara específica!

Café

A xícara de café é menorzinha, por isso, sua capacidade é menor que a do chá. O tamanho é suficiente tomar seu cafezinho, apreciando o sabor, em um gole e sem queimar a boca.  

Chá

A xícara de chá é um pouquinho maior que a de café. Em média, conta com 200 ml. Com ela você vai conseguir apreciar seu chá acompanhado de uma torrada ou um bolo com muito estilo e elegância.

Chocolate

A xícara para chocolate quente é bem parecida com a de chá, mas seu tamanho é bem maior, tanto em diâmetro quanto em volume, parecida com uma caneca.

Bebidas Cremosas

As bebidas cremosas, como cappuccino e mocaccino, são servidas em xícaras específicas com um formato em cone.

4- Xícaras na decoração

tipos-de-xicaras-4

As xícaras são muito versáteis e, além do seu propósito inicial, podem ser usadas como itens decorativos. É o momento que você estava procurando para dar um novo significado aquele jogo de xícara que não estava sendo usado.

Coloque-a em uma bandeja dando um toque especial e delicado. Posicione em cima da um aparador ou dentro da cristaleira. Elas podem ser inseridas no estilo romântico, é só você escolher os modelos floridos ou com estampas neutros.

O estilo clássico pede por modelos lisos ou com pequenas faixas douradas ou prateadas. A decoração rústica combina com peças em tons da natureza. Para criar um ambiente retrô, invista em xícaras com cores fortes e estampas de poá.

Agora você nunca mais vai errar na hora de apreciar suas bebidas favoritas, né? Tenha joguinhos de xícaras para servir em cada ocasião.

A World Importados têm xícaras incríveis para você escolher. Confira nossa seleção:

trio-1trio-2trio-3

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code