tipos de bodas de casamento

Conheça os tipos de bodas de casamento mais populares no Brasil

As bodas são comemorações dos aniversários de casamento. Para cada ano de matrimônio, há uma denominação para a celebração. Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre os tipos de bodas mais populares no Brasil.

Origem e tradição

Para entender um pouco mais sobre essa festividade, convém conhecermos a origem da palavra. “Boda” vem do Latim vota, que significa “jura, promessa, garantia”. No dicionário, podemos encontrá-la também como “festa de casamento”.

Tradicionalmente, bodas de 20,25 e 50 anos eram as mais conhecidas e comemoradas. Hoje, temos diversos tipos de bodas de casamento para os aniversários da vida a dois. A celebração pelas datas pode ser uma grande festa, um jantar com os amigos ou um programa entre o casal. O importante é não deixar a data passar em branco.

Bodas de beijinho – um mês

A boda de beijinho é a celebração de um mês de casados. Neste “mesversário”, os recém casados ainda estão em êxtase, em plena lua de mel. Ambos ainda se adaptam a vida a dois e os detalhes ganham mais cor e intensidade.

A dica é comemorar com um jantar romântico e começar a formar suas tradições como casal. Com a data tão recente, vocês devem ter várias fotos bacanas da data especial que marcou a união de vocês. Aliás, fotos e presentes não podem faltar para comemorar essa data.

Bodas de Pipoca – 4 meses

Depois de 4 meses de casados a rotina do casal começa a se encaixar melhor. Os horários já estão se adaptando à nova realidade, e ambos os parceiros já começam a conhecer melhor alguns dos hábitos mais particulares do(a) amado(a). A dica é comemorar essa data com uma pequena quebra nessa “rotina”.

Faça uma declaração especial, que pode ser escrita em um post it convidando para um passeio no fim do dia. Aproveite para mimar seu companheiro e também para esticar um pouco a noite.

E por que não assistir a um filme juntinhos? Explore sua criatividade e monte uma pequena sala de cinema em sua casa.

Bodas de papel – 1 ano

Um ano de casamento! A comemoração para um dos novos tipos de bodas de casamento tem uma conotação especial: faz menção à flexibilidade do casal. É com um ano de união que o cônjuges se adaptam à convivência, fazem descobertas e ajustam a rotina de um ao outro.

Nas bodas de papel, após os 12 meses de união, as agendas já estão integradas, e o casal já consegue definir melhor suas prioridades.

O ideal é que ela seja celebrada de forma especial. Uma dica é sair do lugar comum e explorar novos ambientes. Você pode planejar uma viagem no fim de semana e aproveitar a data para mimar seu companheiro e relembrar momentos marcantes dos primeiros dias de casados. Sob uma nova perspectiva, algumas histórias podem ser bem divertidas!

adult-1807617_960_720

Bodas de Estanho ou Zinco – 10 anos

Ao se completar dez anos de casados, temos a comemoração das bodas de estanho ou zinco. A analogia ao nome acompanha o fato de que esse metal possui uma importante propriedade: ele não sofre corrosão. Ao contrário, ao entrar em contato com o ar umedecido, o zinco produz uma película protetora.

Uma opção para comemorar a data é com um ensaio fotográfico. Alguns toques farão com que essa experiência marque uma década de união de uma forma muito especial. A ideia é que o casal tente reproduzir algumas das fotos preferidas do dia do casamento, criando um efeito único de passagem do tempo.

photo-1447940334172-44e027c1f71c

Bodas de Cristal – 15 anos

As bodas de cristal são tipos de bodas de casamento comemoradas aos 15 anos de união. Essa modalidade celebra o equilíbrio do casal. O relacionamento é maduro, e os propósitos dos dois se entrelaçam, criando uma harmonia especial e cintilante, como o cristal.

Para comemorar essa data, o casal pode refazer uma viagem inesquecível. Pode ser, inclusive, a mesma viagem feita para comemorar o primeiro ano de casados ou a lua de mel. Agora, mais maduros, vocês vão poder aproveitar essa viagem de uma outra forma.

Bodas de Porcelana -20 anos

As bodas de porcelana, comemoradas aos 20 anos de união, podem ser celebradas em grande estilo. Afinal, 20 anos de casados é uma conquista e tanto!

Para festejar essa data, os dois podem planejar um jantar com a família e os amigos mais íntimos. Vocês podem, inclusive, usar uma decoração temática que demonstrem a personalidade de vocês. Não se prendam as regras. Inovem!

Bodas de Prata – 25 anos

Para celebrar os 25 anos de casados, os cônjuges costumam renovar seus votos em cerimônias que também envolvem a família e os amigos mais íntimos. A troca de alianças ou mesmo o implemento da antiga com detalhes em prata também são práticas rotineiras nessa data.

Se a ideia for uma comemoração a dois, invista no aconchego e na tranquilidade do seu lar, presenteando seu amado com um belo jantar. Capriche na decoração da mesa e sirva os pratos favoritos de ambos. Vocês podem aproveitar o momento de privacidade para relembrar os anos passados juntos e comemorar as vitórias alcançadas!

Bodas de Ouro – 50 anos

As bodas de ouro, comemoradas aos 50 anos de casados, certamente são os tipos de bodas de casamento mais celebradas por casais no Brasil. Esse aniversário de casamento tradicionalmente é comemorado com uma grande celebração em família.

Alguns casais optam ainda por uma cerimônia religiosa de renovação de votos seguida de um jantar intimista. Já outros, preferem reunir as gerações e dividir esse momento com toda a família em grandes eventos, que em nada perdem para as festas de casamento tradicionais.

photo-1475045386676-a66b44a0ff45

 

Fora esses tipos de bodas de casamento que citamos, ainda existem uma infinidade de outras, como as Bodas de Seda ou Ônix (12 anos), Bodas de Pérola (30 anos), Bodas de Coral (35 anos), Bodas de Rubi ou Esmeralda (40 anos), Bodas de Ametista (55 anos), Bodas de Ferro (65 anos) e etc.

 

world-cta-bodas-de-casamento

 

Fotos: Erik Stine/Lotte Meijer

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code