A Tarte Tatin é uma receita francesa clássica, que consiste em uma torta de maçã invertida. A história conta que as irmãs Stephanie e Caroline Tatin assumiram o negócio da família, um hotel famoso por suas tortas de maça. Em um dia de alto movimento, Stephanie, uma das irmãs tatin esqueceu de colocar a massa e colocou as maças para assar. Ao ver seu erro, tentou consertar cobrindo-as com a massa e desenformando-a de forma invertida. Serviu a tarte tatin quente e foi um sucesso. Hoje é uma das receitas mais famosas da França e ainda assim, simples de fazer. Confira a receita do canal Plat du Jour:
Ingredientes
Para a massa
50g de açúcar
200g de farinha
125g de manteiga
1 ovo
Para o recheio
100g de manteiga
200g de açúcar
2kg de maçãs (tipo golden ou similar)
Preparo
Massa
Misture o açúcar, a farinha e adicione a manteiga cortada em cubinhos. Incorpore todos os ingredientes até que tenha a textura de uma farofa. Então acrescente o ovo. Misture bem até que a massa fique lisa e uniforme, e não grude mais nas mãos. Se necessário vá acrescentando um pouco mais de farinha até que a massa desgrude das mãos. Faça uma bola e reserve.
Recheio
Descasque as maçãs, corte-as em quatro e reserve. Forre o fundo de uma forma redonda com a manteiga em cubinhos e o açúcar. Acomode as maçãs com a parte exterior em contato com o açúcar. Faça uma primeira camada e depois sobreponha com o restante das maçãs.
Leve a forma em fogo baixo por cerca de 20 minutos, sempre checando a consistência do caramelo. Quando estiver dourado e começando a engrossar, desligue.
Montagem
Abra a massa em uma espessura de mais ou menos meio centímetro e cubra as maçãs.
Leve para assar em forno pré-aquecido, aos 240 graus, por 25 minutos.
Ao retirar do forno, deixe a torta descansar por 10 minutos. Antes de desenformar, esquente rapidamente no fogo baixo o fundo da forma para que o caramelo desgrude.
Desenforme e sirva a torta ainda quente.
Fica ótimo com uma bola de sorvete de baunilha ou creme chantilly
Receita: Plat Du Jour