Capa

As taças certas para cada bebida

Ao planejar uma reunião para receber amigos e familiares, o cardápio é a estrela do seu planejamento. E não é só da comida que estamos falando, mas as bebidas também são muito importantes. Um detalhe que colabora para servi-las com mais elegância é a escolha do tipo ideal de taças para cada uma delas.

São vários modelos existentes e cada um deles conta com uma peculiaridade que torna a degustação do líquido mais saborosa. Conforme o formato, as taças podem conservar o gás, a temperatura e até favorecer a oxigenação.

Conheça os tipos de taças

Os principais modelos são fáceis de encontrar e de perceber a diferença. Selecionamos algumas dicas e curiosidades para não ter erro no seu próximo evento, confira:

Taça para água

A água é um líquido que não irá sofrer alteração de sabor e nem de textura, somente de temperatura. Então, ela pode ficar por mais tempo no copo durante o jantar. A taça de água é de tamanho grande, a maior da mesa. Ela pode ou não ter pé, vai depender do seu gosto pessoal e da composição dos outros elementos da mesa. A água costuma ser servida acompanhada de um bom vinho pois ela hidrata e limpa o paladar para continuar degustando.

Taça para vinho tinto: Bordeaux e Borgonha

Banner-A

O vinho tinto é uma bebida que precisa de espaço para a entrada de oxigênio para realçar seus aromas e sabores que já são intensos. O formato ideal é aquele que o liquido pode “dançar” sem problemas. Existem dois tipos de taças principais para vinho tinto, as Bordeaux e as Borgonha.

A Bordeaux foi feita para vinhos mais encorpados e ricos em tanino. O bojo é grande mas a borda é mais fechada para evitar que os aromas se dissipem. A aba fina irá direcionar o vinho para a ponta da língua. É indicada para Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Tannat.

E a Borgonha é para vinhos mais concentrados e complexos. Seu formato é balão com o bojo maior do que a Bordeaux, para que haja mais contato com o ar. O fluxo é direcionado acima da ponta e do centro da língua, diminuindo a acidez e acentuando as qualidades da bebida. É perfeita para Pinot Noir, Rioja tradicional, Barbera Barricato, Amarone e Nebbiolo.

Taça para vinho branco

O vinho branco é consumido em temperaturas mais baixas, então, a taça deve ser menor e mais curta, assim permitindo trocas de calor com o ambiente, evitando que ela esquente. A boca é menor para permitir que as notas de frutas sejam realçadas. Dessa forma, a bebida vai chegar à língua na medida certa de acidez e doçura.

Taça para espumante e champanhe

Essas bebidas devem ser consumidas em uma temperatura ideal e protegidas do calor das mãos. Assim, a taça deve ter uma haste e corpo longos e a boca estreita, assim, o degustador consegue visualizar as borbulhas que mantêm a acidez, sabor, aromas e efervescências da bebida equilibradas.  O volume da taça é pequeno e não prejudica a temperatura da bebida.

Taça para Martini ou coquetel

Banner-B

Coquetéis e Martinis são bebidas sofisticadas e requintadas e possuem uma taça especial para consumo. Elas são confeccionadas em vidro ou cristal para garantir o sabor e aroma da bebida. Possuem um formato em Y com o bojo mais largo, fundo estreito e a haste longa. Dessa forma, a bebida não vai esquentar e poderá ser degustada em pequenos goles.  Uma forma clássica e muito famosa de servir, é adicionar a azeitona dento da taça. A elegância garantida em um toque.

Taça para margarita

A margarita é deliciosa e clássica. É servida na taça coupette mas seu nome mais conhecido é, graças a bebida, a famosa taça margarita. Ela é toda diferente, com a haste longa e o bojo largo, conta com duas regiões, uma espécie de boca maior na parte de cima e uma menor na parte de baixo para conservar o gelo.

Agora que você já sabe a funcionalidade de cada taça, fica bem mais fácil recepcionar com estilo e arrasar na hora de servir bebidas. Aqui na World temos várias opções para você ter em casa e estar sempre preparado, confira:

Trio-1Trio-2Trio-3

Trio-4Trio-5Trio-6

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code