00 - Capa

Saiba quais são as taças ideais para cada tipo de vinho

O vinho é uma bebida elegante e prazerosa de ser consumida, além de fazer bem à saúde! Porém, para poder usufruir de todas as características de um bom vinho é adequado servi-lo na taça correta para reforçar ainda mais seus aromas e sabores.

Você já deve ter se deparado com inúmeros tipos de taças por aí não é mesmo? Pois então, elas são de vários formatos de bojo, diferentes alturas de haste, feitas de variados materiais, enfim, há uma para cada gosto. Contudo, obviamente nem todas são feitas para beber aquele delicioso vinho. Sendo assim, como saber qual a taça ideal para cada tipo de vinho?

Quer descobrir quais são as ideais para cada tipo? Então confira esse post sensacional que preparamos pra você!

1 – Taça Bordeaux

01

Com design de bojo grande e boca mais fechada, foi elaborada para receber vinhos encorpados e com tanino forte, como os feitos com a uva Cabernet Sauvignon. Esse tipo de taça segura os aromas, concentrando-os para reforçar o sabor da bebida e facilita o direcionamento para a ponta da língua, onde percebemos os sabores mais frutados. Além da Cabernet Sauvignon, a taça Bordeaux combina com Merlots, Syrahs e Tannats.

2 – Taça Borgonha

02

O design da taça borgonha lembra um balão, com bojo maior do que as taças Bordeaux e uma boca maior, permitindo maior contato do ar com a bebida. Esse tipo de taça é ideal para favorecer vinhos de aromas imperdíveis e também facilita o contato da bebida com o centro da língua, diminuindo sua acidez. Essa taça é ideal para Pinot Noirs, Riojas e Nebbiolos.

3 – Taça de vinho branco

03

A taça de vinho branco, como seu nome já indica, foi elaborada para consumo rápido e fácil dessa bebida. Elas têm um bojo menor e são mais baixas, permitindo que o volume preenchido da taça seja pequeno e não favoreça a elevação da temperatura, já que esses vinhos devem ser consumidos mais gelados.

4 – Taça ISO

04

Essa é a taça padrão que se adapta para todos os tipos de vinho, muito utilizada em restaurantes ou em eventos de degustação. Ela tem um tamanho menor do que as tradicionais taças de vinho tinto, porém com bojo maior e a boca mais fechada. Por se adaptar a qualquer tipo de bebida, ideal para degustação técnica.

5 – Taça de espumantes

05

Essa taça é também chamada de Flute (flauta), por causa de seu formato fino e alongado. Esse design é ideal para que sejam formadas as bolhas da bebida espumante, que colaboram com seu sabor e aroma. Como o volume dessa taça é pequeno, ela também não prejudica a temperatura da bebida, que deve ser servida a temperatura ideal sempre.

6 – Taças de vinhos doces (sobremesas)

06

Essas taças possuem bojo e tamanho pequeno, para valorizar o consumo de vinhos mais doces, que não devem ser ingeridos em grandes quantidades. O desenho da taça, com a boca levemente fechada, permite que a bebida seja levada diretamente para a ponta da língua, onde saboreamos paladares mais doces.

Você conhecia todos esses tipos de taça para vinhos disponíveis? É interessante também descobrir como o formato da taça influencia diretamente na experiência de degustação que se tem com o vinho. Dessa forma, com todas essas dicas você irá arrasar quando o assunto for taças de vinho. 

Quer conferir alguns modelos de taças? Na nossa loja virtual você encontra opções de diversas cores, acabamentos e materiais das marcas mais conceituadas do mercado. Confira:

Trio01Trio02Trio03

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code