receitas-panela-wok-capa

Panela Wok: como utilizar e 3 receitas pra arrasar com a sua

Cozinhar é uma arte e pode ser um hobby relaxante ou uma paixão para muitas pessoas. E todo cozinheiro sabe da importância de ter utensílios e equipamentos certos (nós já falamos aqui sobre os tipos de panela e os jeitos certos de usar) para fazer as melhores receitas. A panela Wok é um desses itens indispensáveis para fazer preparos incríveis, práticos e únicos.

Esse tipo de panela é costumeiramente utilizado na culinária oriental, seja para um prato japonês, tailandês, vietnamita ou chinês. Mas para saber mais sobre essa belezinha, preparamos um guia com benefícios, as formas corretas de utilizá-la e três receitas incríveis para arrasar. Vem com a gente e confira:

1- Benefícios de se utilizar o Wok

A panela Wok é chinesa e significa instrumento que serve para cozinhar, ou seja, é um item versátil que serve para fazer diferentes tipos de preparo com facilidade e agilidade. E ela oferece três principais benefícios para quem a utiliza.

  • Rapidez: graças ao seu formato, os alimentos cozinham muito mais rápido.
  • Economia: você irá economizar tempo e gás ou energia, dependendo do seu tipo de fogão, já que os alimentos ficam prontos com mais rapidez, ficando menos tempo com o fogão aceso.
  • Baixa utilização de gordura: seu revestimento é muito bom e antiaderente, então, você irá utilizar pouco óleo ou derivado. Assim, os alimentos ficam menos calóricos e graças ao curto tempo de cozimento, preserva melhor os sabores, cores e propriedades nutritivas.

2- Maneiras de cozinhar com ela

Mais uma vez esse utensílio comprova a sua versatilidade. Embora ela seja muito comum na Ásia, ela pode ser usada para preparar praticamente todos os alimentos. Confira 4 jeitos de utilizar sua Wok e aproveitar ao máximo o que ela tem a oferecer.

1- Saltear

Saltear um alimento consiste em refogar com muito menos óleo em altas temperaturas evitando que ele perca seu sabor e formato. Então, aqueça muito bem sua Wok e coloque os alimentos dentro, mexendo bem.

2- Fritar

Mesmo sendo uma panela em que podemos usar menos óleo, você também pode optar por realizar frituras com a sua Wok. O processo é o mesmo de fritar alimentos em outras panelas, mas lembre-se de colocar apenas até a metade para evitar acidentes.

3- Cozinhar

Alimentos que demandam um pouco mais de tempo de cozimento, como porco caramelizado, molhos de massas, entre outros. Mas, lembre-se de cozinhar essas receitas em fogo baixo, com a panela tampada. E de tempos em tempos, mexa para evitar que o preparo grude no fundo.

4-  Cozinhar no vapor

O cozimento no vapor exige a utilização de mais dois elementos, uma cestinha de bambu e uma grelha. Coloque os alimentos dentro da cestinha e coloque-a sobre a grelha. A quantidade de água que deve ter dentro da panela não pode ultrapassar o topo da grelha, pois não pode encostar na cesta de bambu.

3- Receitas

Agora que você já sabe como utilizá-la, chegou a hora de preparar receitas deliciosas para fazer sucesso em casa ou com seus convidados. Selecionamos 3 preparos incríveis e fáceis que são certeza de sucesso, confira:

1- Carne com Brócolis a moda chinesa

Essa receita é muito saborosa e simples de fazer. A vantagem da utilização da panela Wok, é que você vai usar somente ela e sujar pouca louça. Quando finalizado, sirva em um prato fundo branco para criar um belíssimo contraste com as cores do preparo.

Ingredientes:

300g de alcatra em tiras finas

1 clara de ovo

2 colheres de sopa de saquê

1 colher de sopa de amido de milho

2 dentes de alho fatiados

4 colheres de sopa de shoyu

1 colher de chá de açúcar

4 colheres de sopa de champinhons fatiados

4 colheres de sopa de óleo de soja

1 maço de brócolis em floretes

50 ml de água

Modo de Preparo:

1- Misture a carne com a clara e o amido mexendo bem.

2- Em uma panela Wok, aqueça o óleo e frite rapidamente a carne.

3- Adicione o alho e mexa bem, junte o brócolis, o champinhom, o açúcar, shoyu, saque e misture bem.

4- Refogue por uns três minutos e sirva em seguida.

2- Curry de Porco

receitas-panela-wok-1

Essa receita é muito perfumada e prática, leva menos de 1 hora para ficar pronta e dará ares indianos a sua cozinha. Deixe a mesa completa com bons acompanhamentos, como um arroz, amendoim torrado e algumas frutas. Quando estiver pronto, transfira o curry para uma travessa redonda para servir e deixar a mesa muito mais bonita.

Ingredientes

1 lombo de porco (cerca de 700 g)

1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)

1 cebola

3 dentes de alho

1 colher (sopa) de gengibre ralado

1 ramo de coentro (raiz com 5 talos e suas folhas)

½ xícara (chá) de água

1 ½ colher (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de curry

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (chá) de cominho

1 pitada de pimenta-de-caiena

2 folhas de louro

1 pote de iogurte natural (170 g)

Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, seque e pique fino a raiz e os talos do coentro – mantenha as folhas inteiras para servir.
  2. Leve uma wok ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o óleo, acrescente a cebola e tempere com 1 pitada de sal. Refogue por 2 minutos até murchar. Junte o alho, o gengibre, a raiz e talos do coentro picados e o louro e refogue por mais 2 minutos. Acrescente as especiarias e misture bem para perfumar.
  3. Adicione o tomate pelado em cubos (com o líquido), regue com a água e misture bem. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos para o molho encorpar e incorporar os sabores. Enquanto isso, prepare o lombo.
  4. Corte o lombo de porco em fatias de 2 cm de espessura; corte as fatias em tiras e as tiras em cubos de 2 cm. Deixe em temperatura ambiente enquanto cozinha o molho – a carne não pode estar gelada na hora de entrar na panela.
  5. Passados os 15 minutos do molho, adicione os cubos de lombo, tempere com 1 colher (chá) de sal e misture bem. Deixe o lombo cozinhar no molho por mais 15 minutos, em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que esteja cozido – não deixe o lombo cozinhar demais para não ressecar.
  6. Desligue o fogo e acrescente o iogurte, aos poucos, mexendo delicadamente. Sirva com as folhas do coentro, acompanhado de arroz basmati perfumado, chutney de manga, amendoim torrado, gominhos de laranja, rodelas de banana e cebola roxa fatiada fininho.

3- Yakissoba de Legumes

O Yakissoba é um prato típico japonês. Seu nome significa “macarrão de sobá frito”. É famoso no mundo todo e sua receita é composta por legumes, verduras e macarrão, algumas versões são feitas com carne ou frango. Essa receita é incrível e você conseguirá fazer com facilidade. Quando pronta, sirva em bowls para uma apresentação lindíssima.

Ingredientes:

½ pacote de massa para yakissoba

½ unidade de brócolis cortado em pequenos floretes

½ unidade de cebola picadinha

1 bandeja de cogumelo paris fatiado

1 unidade de cenoura cortada em palito

½ unidade de acelga cortada em cubos

½ bandeja de ervilha torta cortada na diagonal

Óleo de amendoim à gosto

1 colher de chá de óleo de gergelim

½ colher de chá de pimenta calabresa

4 colheres de sopa de mirim (saque para cozinha)

6 colheres de sopa de shoyu light

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

Modo de preparo:

1- Cozinhe a massa até que fique bem al dente. Reserve.

2- Em uma panela wok grande, aqueça o óleo de amendoim.

3- Entre com a cebola, refogue rapidamente.

4- Logo em seguida entre com os legumes, deixando a cenoura por último.

5- Mexa bem por 1 minuto.

6- Entre com a massa e siga mexendo.

7- Tempere com o shoyu, açúcar, pimenta e o mirim.

8- Dilua o amido num pouco de água e coloque na wok.

9- Para finalizar, adicione o óleo de gergelim e misture bem.

 

Já dá para preparar almoços ou jantares deliciosos e com um gostinho internacional, né? Então chame os amigos e familiares e mostre seus dotes culinários com receitas preparadas em uma única panela.

E para você ter sua Wok dos sonhos, confira os modelos que, nós, da World Importados, selecionamos para você:

Trio-1trio-2Trio-3

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code