As melhores receitas do Masterchef para fazer em casa

Com dedicação e vontade de colocar a mão na massa, é possível ter em casa pratos tão deliciosos e sofisticados quanto o dos mais competentes chefs de cozinha.

Na hora de preparar as receitas, o segredo é selecionar ingredientes de qualidade e seguir cada detalhe das instruções com cuidado. Caprichar na montagem do prato e nas peças na hora de servir também faz toda a diferença e vai deixar a receita com um ar ainda mais elegante e requintado.

Confira duas deliciosas receitas de Leonardo Young, vencedor da terceira temporada do Masterchef, e teste suas habilidades na cozinha!

Pão com filé de frango picante, chutney e tomate

Ingredientes

Para o pão
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de água
1/4 colher de chá de fermento em pó para pão

Para o recheio
200g de tomate cereja
2 peitos de frango
2 folhas de rúcula
1 pimentão vermelho
1 laranja
1 cebola
Pimenta do reino
Páprica picante
Páprica doce
Manjericão
Vinagre
Açúcar
Azeite
Alecrim
Alho
Sal

Modo de preparo

Pão
Em uma vasilha, misture o fermento e a farinha. Adicione a água e mexa com as mãos. Cubra a mistura com um pano de prato e deixe descansar por 25 minutos. Em seguida, molde a massa e leve ao forno por 30 minutos, na temperatura de 200º C.

Recheio
Pegue os peitos de frango limpos e sem gordura e coloque-os para marinar na laranja com páprica doce, páprica picante, sal e pimenta do reino. Corte os tomates e leve para confitar no azeite em fogo baixo por cerca de uma hora.

Para fazer um chutney, pique a cebola e o pimentão em cubinhos. Em uma panela, caramelize a cebola e adicione o pimentão em seguida. Refogue bem os legumes, deixando caramelizar bem e tempere com vinagre,açúcar, sal e pimenta do reino. Para finalizar o chutney, adicione manjericão.

Pegue o frango marinado e leve para cozinhar em uma frigideira com manteiga bem quente, alho e alecrim. Quando virar o frango, regue com manteiga. Cozinhe no forno a 170º C durante 5 minutos. Em seguida, corte o frango em pequenas fatias.

Para montar o prato, corte o pão em fatias finas e leve para dourar em uma frigideira, com azeite, deixando-as bem crocantes. Em um prato, coloque uma fatia de pão, a rúcula, o chutney, o frango fatiado e finalize com o tomate confitado. Para mostrar o recheio, deixe a fatia de pão de cima deslocada.

Sorvete de baunilha e crumble de maçã verde

Ingredientes

Para o sorvete
300g de leite
100g de açúcar
50g de creme leite fresco
1/2 fava de baunilha
4 gemas

Para o crumble de maçã verde
1/2 maçã verde em cubos
50g de manteiga
50g de farinha
50g de açúcar

Para a farofa de nozes
50g de noz picada
5g de manteiga
5g de açúcar

Modo de preparo

Sorvete
Ferva o leite com a fava de baunilha aberta. Bata as gemas com a açúcar até ficarem esbranquiçadas. Acrescente um pouco do leite fervido à mistura das gemas e mexa bem. Leve a mistura de volta na panela com o restante do leite e leve ao fogo até atingir 85º C, para que o creme adquira o ponto de napê.

Retire a mistura do fogo e leve ao freezer em uma assadeira grande. Quando a massa começar a congelar, retire do freezer e bata com um fouet. Depois, retorne a massa ao freezer até congelar novamente. Repita o processo três vezes; isso vai quebrar os cristais de gelo e deixar o sorvete cremoso e firme.

Crumble de maçã verde
Em uma frigideira, acrescente a maçã verde cortada em cubos, um pouco de manteiga e açúcar, e leve ao fogo por cinco minutos. Em outro recipiente, peneire o açúcar e a farinha, adicionando também a manteiga em cubos. Misture com as mãos até atingir uma consistência de farofa.

Leve a maçã a uma assadeira e acrescente a farofa por cima. Coloque no forno pré-aquecido a 180º C e deixe por 20 minutos.

Farofa de nozes
Pique as nozes e leve-as com o açúcar e a manteiga, em uma frigideira, em fogo brando.

Para montar a sobremesa, coloque primeiro o crumble de maçã em um prato fundo. Em seguida, aqueça uma colher e espatule o sorvete até que a massa fique facia. Limpe a colher com água quente e faça uma quenelle com o sorvete, colocando-o sobre o crumble. Finalize a montagem com a farofa de nozes.

Receitas: Band

Receba dicas, sugestões e inspirações no seu e-mail! Cadastre-se na nossa newsletter:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code