Receita para o final de semana

SukiyakiO Sukiyaki é uma comida oriental, feita em panela com tampa, colocada direto à mesa, que pode ser à gás ou panela elétrica larga e alta, sempre com tampa. Os ingredientes devem sempre estar cortados em pedaços que dê condições para as pessoas levarem o pedaço já cozido direto à boca com o hashi (2 pauzinhos de madeira que os orientais usam como talher). Mas quem ainda não sabe comer de hashi, pode usar talheres. Para ser degustado, servir em cumbucas individuais e cada um vai se servindo, quando pronto, pegando o que desejar comer, mas deve ter um pegador só para isso.

Ingredientes:
– 1 kg de contra filé, cortado em fatias bem finas e
pequenas sem sal
– 1 tablete de manteiga
– 4 cebolas picadas em meia lua grossas
– 1 maço de acelga – lavada e cortada em tiras
– 1 maço de agrião – lavado, e deixe com os talos
– 1 ou 2 berinjelas cruas – cortadas em rodelas de 1cm,
e depois cortadas ao meio
– Brócolis, em pequenas florzinhas – cozido ao dente
sem sal
– Couve-flor, em pequenas florzinhas – cozida ao dente
sem sal
– 2 a 3 cenouras cruas raladas em rodelas
– cogumelos (shitake, shimeji e/ou champignon)
– 1 pacote de broto de feijão ao dente – aferventado em
água quente
– 1 pacote grande de macarrão cozido – pode ser aquele instantâneo ou o próprio para sukiaki

MOLHO PARA REGAR OS INGREDIENTES DENTRO DA PANELA:

– 1 copo de água
– 1 copo de vinho branco seco
– 1 copo de molho de soja
– gengibre cru sem casca ralado à gosto
– 2 pitadas de sal
– 1 colher de sobremesa de açúcar
– Glutamato monossódico à gosto

Como preparar:

O sukiyaki é feito em etapas, por isso respeite-as. Pode e deve ser feito, várias vezes ,o mesmo processo durante a noite, por isso a quantidade de cada ingrediente que irá colocar deve ser pequena para cada vez a ser feita. Aquecer a panela e colocar umas duas colheres de manteiga para derreter. Deixe esquentar bem a panela. Coloque para dar uma leve fritada um pouquinho da carne. Logo depois coloque um pouco das cebolas.
Deixe fritar um pouquinho. Vá distribuindo com carinho e delicadamente na panela, um pouquinho de berinjela, de brócolis, couve-flor, cenouras, cogumelos, broto de feijão, macarrão. Por cimas deles é que você vai colocar um pouco das verduras. Você vai cobrir os alimentos de baixo com elas. Agora coloque delicadamente o molho já feito, mais ou menos 1/4 do que fez. Tampe a panela para que os alimento possam ser cozidos e absorverem o molho colocado. Depois de uns 5 minutos abra. As verduras já devem ter dado uma murchada, e veja se precisa colocar mais um pouco do molho.Deve precisar. Dê uma ajeitada para ir abaixando para o fundo da panela todos os ingredientes e vire alguns legumes também para maior absorção do molho. Tampe a panela por mais uns 5 minutos ou mais. Não tem tempo certo para que fique pronto. A hora certa é quando ele estiver cozido e as verduras bem murchas! (Receita para 6 pessoas)

Tenha um fogão portátil para facilitar o seu prato:

Fogão portátil à gás, cor preta e marca Chefs. Possui botão de intensidade de chama. Equipado com dispositivo de segurança que corta o gás automaticamente quando a pressão do recipiente sobe além das libras recomendadas. Muito indicado também para pescaria, camping e outras ocasiões. Acompanha prática maleta com travas na cor preta, facilitando o transporte. Vem com manual de instruções em português, inclusive com dicas de segurança.

Tenha o seu FOGÃO A GÁS PORTÁTIL PRETO CHEFS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code