Receita fácil de pão caseiro

Existe coisa melhor do que comer um pão quentinho que acabou de sair do forno? Acredite ou não, a receita do pão caseiro é super simples de ser feita (precisa apenas de um pouquinho de paciência para esperar a massa crescer – que vale totalmente a pena quando ele fica pronto).

Vamos lá?

Ingredientes

550g de farinha de trigo

1/2 colher de sopa de sal

¾ colher de chá de fermento biológico (instantâneo)

350ml de água morna

Método

Em uma tigela coloque a farinha, o sal e o fermento. Usando uma espátula misture até ficar homogêneo. Faça um buraco no centro e adicione a água morna.

Misture bem com a espátula e depois com a mão, sovando a massa. Continue sovando a massa por mais um minuto (ela estará um pouco pegajosa), cubra com plástico filme ou envolva em um saco plástico transparente.

Deixe a massa descansar em temperatura ambiente por duas horas, ou até que ela dobre de tamanho.

Retire a massa da tigela, amasse um pouco retirando o ar e gentilmente faça um pequeno rolo, colocando as parte externas no centro, depois vire a massa deixando a parte lisa para cima. Coloque em uma forma e polvilhe um pouco de farinha em cima da massa.

Novamente, cubra com plástico filme ou em um saco plástico e reserve por mais uma hora em temperatura ambiente, até que a massa esteja maior do que a altura da assadeira. Enquanto isso, pré aqueça o forno à 230ºC.

Retire o plástico ou saco, se quiser faça um corte em cima da massa. Asse por 25 minutos. Depois diminua um pouco a temperatura (200ºC) e asse por mais 15 minutos.

Se quiser uma casca mais crocante, remova o pão da forma e asse-o de ponta cabeça por mais 5 minutos.

Receita: Delia Online.

Pronto, agora que você já fazer um pão delicioso:

cta-receita-pao-caseiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code