panela para fogão de indução

Como saber se a panela para fogão de indução funciona?

O fogão de indução é uma maravilha para a cozinha: mais seguro e econômico que os modelos a gás ou elétricos, este fogão funciona apenas quando em contato com a panela. Por conta disso, acertar na escolha da panela para fogão de indução é fundamental.

O sistema de indução funciona através de ondas eletromagnéticas, estimuladas pelas propriedades magnéticas presentes no fundo da panela. Assim, o fogão só aquece quando as duas superfícies entram em contato.

A panela para fogão de indução precisa, portanto, ser fabricada de forma a estimular o sistema de aquecimento – caso contrário, o fogão não funcionará. Falamos mais sobre o funcionamento do cozimento por indução aqui.

Quer comprar uma panela para fogão de indução ou descobrir se pode usar as que já têm em casa? Veja como saber se a panela funciona no fogão de indução!

1. Observe se o modelo tem fundo plano

A primeira coisa que deve ser avaliada em uma panela para fogão de indução é o fundo. Os modelos mais indicados são aqueles que possuem o fundo plano, uma vez que, desta forma, a panela faz mais contato com a superfície do fogão, possibilitando um funcionamento perfeito.

2. Confira o material da panela nas especificações do fabricante

O material de fabricação da panela é decisivo para o funcionamento do fogão de indução. Portanto, fique de olho nas especificações para entender se o utensílio realmente vai funcionar no seu fogão.

Algumas marcas já possuem linhas de utensílios próprias para o uso no fogão de indução, o que ajuda muito na hora da compra. Porém, de modo geral, materiais magnéticos, como o ferro e o aço inox, funcionam no sistema de indução.

Confira nossa tabela para entender como escolher o material da panela para fogão de indução:

tabela-sobre-fogao-de-inducao

3. Use um ímã

Acertar na escolha de uma panela nova é simples, basta seguir as duas orientações acima. Porém, descobrir se as panelas que você já possui em casa vão funcionar no fogão de indução pode parecer mais complicado. Afinal, é comum não ter mais acesso às especificações do fabricante e a identificação do material nem sempre é óbvia só de olhar.

Para resolver este problema de forma prática, uma boa dica é usar um ímã no fundo da panela. Se o ímã aderir ao material, a panela pode ser usada e funcionará tranquilamente no fogão de indução. Se não aderir, o material não é apropriado.

Agora que você já sabe quando a panela para fogão de indução funciona, pode escolher o modelo que mais combina com a sua cozinha! Na World você encontra opções das marcas mais conceituadas do mercado para arrasar nas receitas.

cta-opcoes-de-panelas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code