os-utensílios-certos-para-um-churrasco-de-respeito-capa

Os utensílios certos para um churrasco de respeito

O churrasco já se tornou uma tradição, e agora é sinônimo de confraternização. A coisa mais comum é ver amigos e familiares se reunindo sempre para curtirem e saborearem um bom churrasco juntos.

Mas para fazer um churrasco é preciso muito mais do que carnes de qualidade e a companhia de quem a gente gosta. Alguns utensílios são indispensáveis, e  podem tornar esses momentos muito mais práticos e deliciosos.

No post de hoje, vamos te dar um guia completo dos utensílios certos para fazer aquele churrasco de respeito!

Para começar: A Churrasqueira

Existem vários tipos de churrasqueira que funcionam de formas diferentes. As mais comuns são as de carvão, mas também temos as elétricas, a gás e a bafo. Cada uma delas tem uma forma de assar, e podem dar um sabor muito diferente ao mesmo tipo de carne.

Além disso, podem ser feitas de diversos materiais e possuir vários formatos. Por exemplo, para quem não quer deixar de reunir os amigos para um churrasco, mas não tem muito espaço em casa, existem churrasqueiras portáteis que são mais pequenas e com diversas formas de funcionamento. Assim você pode fazer seu churrasco onde quiser!

Espeto ou grelha

A discussão sobre o uso da grelha ou espeto para fazer o churrasco pode ser um impasse. Mas você sabia que cada um serve para uma situação específica?

O uso da grelha é mais indicado para quando queremos assar carnes sem osso como picanha, maminha, contra filé, linguiças, salsichões, fraldinha e filé mignon. Outro motivo para usar a grelha é que a carne é assada por inteiro e não perde os seus sucos, e consequentemente fica muito mais suculenta, além disso, é mais fácil para trabalhar com outros ingredientes além da carne, como queijo, pimentão, linguiças e alguns vegetais.

O espeto, ao contrário da grelha, é indicado para assar carnes com osso, como a famosa costela gaúcha, por exemplo. Ele tende a deixar a carne mais seca, pois irá furar a carne e ela perderá os seus sucos. Os espetos de aço inoxidável, que são os mais usados, são muito mais fáceis de higienizar.

Portanto, a escolha fica a seu critério!

A faca certa

Todo mundo sabe que existem diversos tipos de facas que são específicos para cortar alimentos diferentes, com lâminas e tamanhos que variam de acordo com as necessidades de cada um. Mas eis a questão: Qual é a faca ideal para o meu churrasco?

A verdade é que existem alguns tipos de faca que deveriam estar presentes em todo churrasco, como é o caso da faca do chef, a multiuso, a faca de desossa, o cutelo e as facas trinchantes. Cada uma delas possui funções diferente e são extremamente úteis, porém se você não acha necessário ter todas elas, é importante que tenha pelo menos a faca do chef e a multiuso.

A faca do chef é basicamente pau-pra-toda-obra, ela serve para fazer quase tudo no churrasco, já a multiuso é mais indicada para tratar as carnes, por isso esse é um conjunto que não pode faltar.

Uma Chaira

Para que as facas desempenhem sua função corretamente elas precisam ser mantidas sempre muito bem afiadas, e é por isso que ter uma chaira por perto é importantíssimo. A única coisa que diferenciam as chairas, é o material de que são feitas, as mais usadas nessas ocasiões são as de metal, exclusivamente as chairas estriadas. O modelo é muito versátil e também um dos mais acessíveis em termos de investimento.

Tábua

Esse é um item muito necessário, inclusive para manter a higiene dos alimentos. E quando o assunto é tábua para churrasco, as tábuas de madeira são as preferidas. Ela oferece ao churrasqueiro facilidade no ato de cortar, além de ser muito durável.

A única coisa que é preciso se atentar é em sua limpeza, para evitar o acúmulo de impurezas, é possível investir em uma camada protetora utilizando óleo de cozinha antes de usar a tábua, e na hora de limpeza, fazer uso de tônicos de higienização.

Os Garfos e Pinças  

Por último e não menos importante, estão os garfos e pinças. Muita gente não se importa em usar qualquer garfo que encontrar pela frente para virar a carne, mas o ponto mais importante de usar talheres específicos, é a segurança. Isso porque normalmente possuem um cabo mais longo, evitando queimaduras.

Todos esses itens deixarão seu churrasco muito mais prático e saboroso. Agora é só acender a churrasqueira e convidar os amigos!

Nós temos uma categoria inteirinha de produtos para te ajudar a dar com o que precisar para aquele churrascão e colocar as dicas que aprendeu em  prática.

Trio-1Trio-2Trio-3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code