organizar um jantar

5 dicas para organizar um jantar para poucos convidados

Não há nada mais gostoso e satisfatório do que receber os amigos e familiares em sua casa. Esse é o momento de botar o papo em dia, relembrar os velhos tempos, ouvir uma boa música e dar boas gargalhadas. E em ocasiões como essa, nada melhor do que organizar um jantar bem intimista e especial, fazendo com que esses poucos convidados se sintam bem à vontade.

Isso não exigirá um nível de preocupação e atenção como em jantares e reuniões com um excessivo número de convidados. Nesse caso, você deverá se atentar aos detalhes, pois eles farão toda a diferença. Mas, pode relaxar, que nós vamos te dar seis dicas para organizar um jantar perfeito para poucos convidados. Dá uma olhada:

1. Planejamento

Antes de botar a mão na massa, você deve fazer as seguintes perguntas:

– Quantos convidados serão?
– Algum deles é vegetariano ou tem alguma restrição com algum tipo de comida?
– Qual a idade média da galera?
– É um público mais animado ou mais introspectivo?
– Devo pedir para que levem a bebida?

Feito isso, é possível traçar um panorama completo e evitar alguns deslizes. Identificar as características desse público vai tornar os processos do menu e do ambiente muito mais fáceis de se realizar.

Já quanto às bebidas, depende. Qual o seu nível de intimidade com os presentes no jantar? Se forem familiares e amigos mais próximos, não há problema algum em pedir para que levem suas bebidas. Mas, se for o caso de pessoas com as quais você não tem tanta intimidade, é recomendado evitar.

organizar um jantar

2. O ambiente

Vale a pena apostar em mais ambientes da casa. Pensando que essa reunião não será somente “chegar-comer-ir embora”, você precisa pensar em alguns lugares fora da cozinha que podem receber esses convidados. A sala, obviamente, é o lugar mais provável de deixar a galera. Porém, alguns cômodos da casa, como a sala de estar ou até mesmo a garagem podem acomodar o pessoal.

3. A playlist

A escolha da música é um momento muito oportuno para deixar seus convidados totalmente descontraídos. É melhor deixá-la em um volume agradável, ou seja, como som ambiente. Isso facilita a conversa entre o pessoal e mantém aquele clima de “reunião privada”.

Evidentemente que isso depende muito, não é uma regra. Se for uma turma mais animada, coloque mais agitação nas músicas e no volume.

*Uma dica extra: faça uma playlist com Caetano Veloso, Tim Maia e Djavan. Eles nunca falham em jantares e reuniões desse tipo.*

4. A mesa

Ao organizar um jantar com poucos convidados, lembre-se da importância da arrumação da mesa, tentando deixá-la com muito brilho e elegância. Além disso, é necessário ter espaço para todos os convidados. Caso contrário, algumas pessoas terão que comer em outros espaços e a “vibe de reunião” acaba se perdendo um pouco.

A mesa posta pode contar com muitos objetos decorativos. Peças de cristal sempre harmonizam muito bem com os demais elementos. Fruteiras e centros de mesa são ótimas escolhas para jantares com poucas pessoas.

19992cta-eu-quero

Um jogo de jantar também vai “conversar” perfeitamente com o restante dos objetos de decoração. Opte por cores mais neutras e que combinem com o momento. Com peças lindas e charmosas, a ocasião ficará muito mais encantadora.

Pasted image at 2017_09_28 02_56 PM

5. Enfim, o cardápio

Esse vai ser o seu momento! Use e abuse dos seus dotes culinários para fazer o prato inesquecível. Para isso, ofereça alguma entrada com petiscos, por exemplo. Eles são sempre bem-vindos e conseguem agradar a maioria das pessoas. Para servi-los, uma linda petisqueira vai fazer toda a diferença.

19839

cta-eu-quero

Já para o prato principal, nós vamos te dar uma ajudinha. Sabe aquele risoto de camarão cremoso que você comeu no restaurante? Pois bem, agora você será responsável por prepará-lo. Não precisa ter medo. Neste vídeo do Tasty Demais, você aprende a fazer o risoto de maneira bem simples. Veja:

Os ingredientes usados foram esses:

– 2 colheres de sopa de manteiga;
– 1/2 de cebola;
– 1 dente de alho;
– 1 colher de sopa de pimenta biquinho;
– 400g de camarão;
– 2 xícaras de arroz arbóreo;
– 1 xícara de vinho branco seco;
– 5 xícaras de caldo de legumes;
– 2 tomates picados;
– 1/2 xícara de parmesão;
– 2 colheres de sopa de requeijão cremoso;
– 1/4 xícara de salsinha;
– 1/2 unidade de limão.

Leia também:

7 itens essenciais para um bom churrasco
Cozinhando em casa: como fazer sushi em 5 passos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code