O que servir quando meus convidados tem restrições alimentares?

A hora de pensar o cardápio de uma reunião de amigos em casa ou de comemorar uma ocasião especial sempre traz dilemas, seja porque alguns são vegetarianos, ou não consomem glúten, outros ainda são intolerantes a lactose, sem contar os que por não gostarem não comem anchovas, carne de carneiro, camarão, lagosta…

As restrições alimentares podem ser inúmeras, mas não devem atrapalhar a recepção de uma boa anfitriã (e nem precisam). Primeiramente, certifique-se de que nenhum convidado tenha alergia a um alimento especifico, se for o caso evite utilizar o item até mesmo em outros pratos.

Se os convidados não forem alérgicos à glúten ou lactose, apenas intolerantes, você pode utilizar leite sem lactose e farinha de arroz como substitutos do leite comum e farinha de trigo e servir as receitas que adora e sempre faz.

Se os convidados forem amigos próximos, você provavelmente já conhece o paladar deles, o que lhes agrada e o que lhes faz torcer o nariz. Se você não conhece muito bem alguns dos convidados, prepare sempre uma opção mais democrática (vegetariana, sem leite ou glúten). Uma excelente opção para estes casos são os risotos, eles são versáteis, charmosos e uma ótima opção para agradar à todos. Opte por uma receita sem carne (como um risoto de aspargo e ervilhas) e não adicione queijos ou laticínios, você terá um prato que agrada vegetarianos, intolerantes à lactose, glúten e os de paladar restrito, com graça e sabor.

Uma outra possibilidade é fazer pratos especiais para os convidados com restrições, neste caso você tem duas opções: fazer uma versão do mesmo prato principal de acordo com as restrições, ou fazer um segundo prato principal (que combine também com os acompanhamentos). Por exemplo, se servir uma lasanha bolonhesa, faça também uma lasanha de berinjela, ou se servir uma carne de prato principal, faça também uma massa.

De forma geral, massas e risotos são ótimas opções para agradar pessoas com restrições alimentares, uma vez que além de poderem ser pratos principais deliciosos sem carne, elas possibilitam inúmeras receitas e ainda são ultra populares, sendo difícil ter algum convidado que não se derreta pela gastronomia italiana.

Pense no que vai servir, escolha acompanhamentos deliciosos e você receberá bem qualquer convidado. Boa sorte!

cta-servir-quando-meus-convidados-tem-restricoes-alimentares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code