maio-mes-das-noivas-capa

O mês das noivas começou, saiba porque maio é considerado o mês delas!

A ideia de que maio é o mês das noivas existe antes mesmo de nossos avós nascerem, mas porque esse mês é tão especial e queridinho dos apaixonados?

O casamento é uma celebração que marca, e muito, a vida do casal, é o momento em que realmente é selada a união, e por isso deve ser o dia mais maravilhoso possível.

Existem alguns detalhes que são muito importantes que devem ser pensados com muito carinho para fazer um casamento incrível, e um dos deles, é a escolha da data.

Mas o mês de maio é o mais escolhido para a cerimônia, não existe um motivo concreto para que isso aconteça, mas para nossa sorte, algumas pessoas criaram algumas teorias para tentar matar nossa curiosidade sobre o fato.

1 – O Romantismo está no ar

maio-mes-das-noivas-1

Ou melhor dizendo, na estação!

Maio é marcado pela chegada da primavera nos países do hemisfério norte. É quando todos os campos, ruas e florestas começam a florescer, tudo fica lindo e cheio de vida, e toda essa beleza cria um ar de leveza e romantismo no ambiente que toma conta de qualquer um, imagine aqueles que já estão apaixonados.

A natureza se torna o cenário ideal para a celebração, é possível aproveitar toda a beleza dessa estação para realizar maravilhosos casamentos, principalmente ao ar livre, sem precisar de muito esforço para fazer uma decoração perfeita.

Mas aqui no Brasil, no mês de maio, estamos passando pelo outono, e nossa primavera começa apenas em setembro e, mesmo assim, é uma temporada de bastante chuva. Mas não é por isso que vamos deixar de aproveitar o clima romântico desse mês.

Caso você queira aproveitar e se casar no mês das noivas, o casamento pode ser perfeito da mesma forma. No outono temos um dos climas mais agradáveis do ano, já não faz tanto calor como no verão e ainda não está tão frio quanto no inverno, e para melhorar, chove bem pouco. A temporada é ideal para casamentos ao ar livre no final da tarde, e a falta das flores pode ser resolvido facilmente com uma decoração bem produzida.

2 – Perfume de flores

maio-mes-das-noivas-2

Uma das teorias mais estranhas tem suas origens na Idade Média.

Nos países nórdicos o frio do inverno é muito intenso, pense em como era difícil para as pessoas tomarem banho sem ter acesso a um sistema de aquecimento ou calefação. Então eles simplesmente não tomavam banho!

Maio era um mês um pouco mais quente, por isso era quando acontecia o primeiro banho anual, por isso os noivos aproveitavam para se casar enquanto ainda estavam limpos e causar uma boa impressão na primeira noite com seu par.

Claro que nem o banho mais demorado é capaz de eliminar totalmente o cheiro de um ano inteiro sem tomar banho, por isso era comum utilizar flores para disfarçar o odor. Isso deu início, também, a tradição do uso buquê de flor, que eram carregados pelas noivas, que também não tinham costume higienizar a boca com frequência, para espantar o mal cheiro, e os noivos sempre tinham uma flor no bolso da camisa.

Pode parecer um pouco nojento, mas, por incrível que pareça, deve ter sido muito eficiente, já que a tradição é seguida até hoje. Se isso for verdade, claro.

3 – Significado cristão

maio-mes-das-noivas-3

Segundo o cristianismo, maio é mês do aniversário de Maria, mãe de Jesus, e por isso, é também o mês das mães.

Para a igreja católica, maio é marcado pelo aniversário de Maria, mãe de Jesus, e dia das mães.

É um mês ligado a delicadeza, graciosidade e fertilidade da mulher. Normalmente mulheres têm o desejo de ser mãe, e o casamento significa basicamente o início de uma família, por isso o foi o mês escolhido pela igreja para representar, também, o mês das noivas

Fica impossível, em meio a tantas explicações diferentes, saber qual é realmente verdade, mas o que importa, no final de tudo é celebrar o casamento, que é a data mais importante na vida dos noivos.  Então, independente do mês, o dia tão esperado deve ser minimamente pensado para que seja uma data inesquecível.

Você pode aproveitar todo esse clima romântico e se casar no mês das noivas, invista na decoração. Para ficar mais fácil, você pode conferir nossas 3 dicas de paleta de cores para casamento no outono.

VIVA O MÊS DAS NOIVAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code