O charme e as vantagens do decanter!

Apresentar um bom vinho num decanter bonito permite que a sua cor se exiba da melhor forma bem como também acrescenta muito na fruição do vinho, proporcionando prazer para os olhos, bem como no paladar.

Quais os tipos de decanters?

Os decanters são recipientes normalmente feitos de vidro ou cristal, materiais com elementos não reativos para que as características do vinho não sejam comprometidas ou danificadas.

A forma geralmente é semelhante, com entrada média seguida de pescoço longo e mais estreito,  terminando em base ampla que permite maior contato do líquido com o oxigênio.

Alguns são trabalhados com mais detalhes que outros para fins decorativos.

Por que decantar um vinho?

As duas principais razões para decantar vinhos são:

  1. Decantação para Oxigenação/Aeração: A exposição dos  vinhos tintos e brancos ao oxigênio provoca o que chamamos de “abertura” – suavizando os taninos, liberando os aromas e intensificando os sabores.
  2. Decantação de Sedimentos: Os vinhos tintos mais velhos e de alta qualidade, salvas as exceções, precisam ser decantados por conta dos sedimentos acumulados durante o tempo de guarda.

Sedimentos são células de levedura acumuladas durante processo de fermentação, além de alguns dos compostos químicos que dão cor ao vinho tinto.

Para ser bem sucedida a decantação por sedimentos, deve-se despejar lentamente o vinho da garrafa para o decanter  limpo, tomando cuidado para interromper o derramamento quando os primeiros sedimentos  entram no gargalo.

Não é incomum  profissionais preferirem decantar com o auxílio da chama de uma vela para ver mais claramente os sedimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code