sopas e caldos

Como organizar uma noite de sopas e caldos

Com o outono e inverno batendo na porta, começa a temporada de caldos e sopas. Muitos restaurantes oferecem rodízios ou cardápios especiais para esse período. Mas, que tal inovar, convidar amigos ou familiares e fazer sua própria noite de sopas e caldos?

Prepará-los pode parecer uma tarefa fácil, até menos elaborada que outros pratos. Mas, para ter sucesso, confira as nossas dicas e prepare um jantar perfeito!

Noite de sopas e caldos

Antes de tudo, vamos definir as diferenças entre caldos e sopas. Os caldos, comumente feitos de legumes ou carnes, costumam ser mais líquidos e homogêneos, coados e sem pedaços. O caldo também é a base da sopa, que por sua vez conta com ingredientes como pedaços de carne, hortaliças, leguminosas, grãos, macarrão, arroz e outros.

Uma das grandes vantagens de fazer um jantar com caldos e sopas é que todo mundo pode aproveitar. Dificilmente alguém não gostará de nenhuma variação desses pratos! A variedade de receitas possíveis faz com que todos possam aproveitar. Além disso, os pratos podem ser adaptados para os vegetarianos e veganos, transformando o jantar em uma experiência agradável para todos os paladares.

Não há nada de errado em perguntar os gostos de seus convidados antes da festa. Pelo contrário, isso te dará mais garantia e confiança na hora de comprar os ingredientes e escolher os pratos.

noite de caldos e sopas

Receitas de caldos quentes para o inverno

É recomendado servir, ao menos, três receitas diferentes. Vale a pena escolher uma opção tradicional, como o caldo de mandioca com costela ou o de feijão, que agrada a grande maioria dos convidados. Os outros sabores podem ser mais variados, com o caldo verde com calabresa, de alho poró, aspargos frescos ou abóbora com gengibre.

Uma dúvida comum é a quantidade a ser servida. É claro que cada um consome uma quantidade diferente, mas um bom cálculo é servir 450ml de caldo para cada convidado.

Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo prático. Imagine que cinco pessoas participarão jantar. Se seguirmos a quantidade indicada acima, de 450ml por convidado, você deverá preparar cerca de 2,25 litros da receita escolhida.

Confira algumas sugestões de receitas:

  • Caldo de carne com milho verde e mandioca: para quem não dispensa um caldo bem temperadinho e cheiroso, essa receita é ideal. Servido com torradinhas, essa opção vai deixar sua noite de caldos ainda mais deliciosa!
  • Caldo verde: opção vegetariana amada por todos, um bom caldo verde não pode faltar! Além de ser uma delícia, essa é uma opção barata e rápida de ser feita.
  • Sopa cremosa de batata: a batata, com certeza, é um dos alimentos mais amados. Fácil de fazer, essa receita de sopa cremosa de batata com cenoura e cebola é obrigatória em dias de frio.
  • Sopa de Legumes com Carne e Macarrão: este vídeo da Panelaterapia ensina a fazer uma deliciosa sopa de carne, macarrão e legumes. Com dicas valiosas, essa receita pode ser feita tanto em panela de pressão quanto em panelas comuns.

Acompanhamentos

Além dos pratos principais, uma noite de sopas e caldos completa pede por bons acompanhamentos. O mais tradicional deles é a torrada, que pode ser preparada com azeite e erva, para dar um toque especial. Caso queira algo mais elaborado, prepare bruschettas para servir também.

O pão italiano é outro acompanhamento clássico. Dê uma torrada no pão para deixar a casca crocante e retire o miolo para deixar ainda melhor. Massas em geral também combinam perfeitamente com sopas e caldos. Macarrão penne, bem refogadinho no alho e óleo, é uma boa opção.

Outra dica é deixar pequenos recipientes, como ramekins, dispostos na mesa com queijo ralado, pimentas e cheiro verde extra para os que são realmente fãs de bons temperos.

noite de caldos e sopas

Dicas para servir

Preparar uma noite de sopas e caldos é muito mais do que apenas servir algumas receitas. Uma boa dica é servir em pratos fundos, com um prato raso por baixo. Assim, caso um “escape” um pouquinho do prato fundo ou colher, o prato de baixo evita sujeira. Caso prefira, pode substituir os pratos fundos por bowls.

Você pode tanto servir os pratos já montados ou deixar a sopeira na mesa. A segunda opção é especialmente recomendada para quem possui uma sopeira bonita e que harmonize com a decoração.

sopeiras

world-cta-confira-as-opcoes

Procure criar um clima aconchegante na sala de jantar. Aposte em toalhas e louças com colorações mais quentes, como o vermelho e o laranja. Velas ou centros de mesa com flores naturais podem dar um toque especial ao ambiente. Os acompanhamentos e temperos, desde que bem apresentados, também fazem parte da decoração.

Com todas essas dicas, é hora de pôr a mão na massa! Divirta-se e aproveite essa noite cheia de sabor!

 

Foto de capa: Unsplash.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code