3 motivos para decantar vinho e como fazer

Se você é apaixonado por vinho, já deve ter ouvido falar na técnica de decantação. Decantar vinho faz uma grande diferença na apreciação da bebida e é um procedimento relativamente simples, que pode ser feito sem problemas em casa.

A decantação é recomendada para vinhos tintos e é particularmente vantajosa para garrafas mais antigas, uma vez que ajuda a separar resíduos que se acumulam com o tempo. Porém, decantar vinho também pode ser proveitoso com bebidas mais jovens.

Não tem certeza se a técnica vale a pena? Olha só alguns motivos para decantar vinho!

1. Potencializar a degustação

O principal motivo para degustar vinho é potencializar a degustação da bebida. Com a decantação, o vinho é oxigenado e separado de resíduos, o que deixa o líquido puro e com aromas aflorados, influenciando o paladar.

2. Suavizar vinhos mais jovens

Vinhos mais jovens têm, frequentemente, níveis mais elevados de acidez, pois não passaram pelo período de amadurecimento. Com a decantação, os taninos presentes na bebida são suavizados, valorizando o sabor.

3. Acentuar aromas de vinhos mais antigos

Vinhos mais antigos geralmente acumulam resíduos. A decantação ajuda a separar a bebida dessa borra, permitindo que o líquido fique mais puro. Além disso, o contato com o ar ajuda na oxigenação do vinho, abrindo o bouquet e acentuando os aromas.

Como decantar vinho: passo a passo

Decantar vinho não é nada complicado, basta seguir algumas medidas simples para realizar o procedimento corretamente e tirar o melhor proveito da bebida. Veja nosso passo a passo!

1. Separe um decanter. Esses recipientes, fabricados em vidro ou cristal, têm o formato ideal para o procedimento.

2. Verta o conteúdo da garrafa no decanter. Você deve despejar tudo de uma só vez, com um ritmo contínuo.

3. Cuide para não despejar a borra no decanter. No caso de vinhos mais antigos, o indicado é deixar a garrafa na vertical pelo menos um dia antes do consumo, para que os resíduos fiquem concentrados no fundo. Assim, basta despejar o vinho no decanter e parar quando chegar nos resíduos.

4. Deixe o vinho no decanter pelo tempo certo. Vinhos antigos não devem decantar por muito tempo, o processo leva cerca de 30 minutos. Já vinhos mais jovens podem passar mais tempo na decantação: o tempo recomendado é de uma a duas horas.

5. Sirva no decanter. Os decanters podem ser levados à mesa sem problemas para servir. Um hábito comum é colocar na mesa também a garrafa original do vinho servido, para que convidados saibam qual é a bebida degustada.

Agora que você já sabe como decantar vinho, basta selecionar seu decanter e escolher a bebida para apreciar! Na World você encontra peças de qualidade e design ideal para a correta decantação do vinho. Confira!

cta-opcoes-de-decanters

 

Não sabe com que taça servir o vinho? A escolha correta da peça é fundamental para acentuar o sabor de cada tipo de vinho. Aprenda como combinar taças e vinhos com nosso ebook gratuito.

cta-guia-pratico-de-tacas-para-cada-ocasiao

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code