Saiba como organizar a limpeza de casa

Manter a limpeza da casa sempre em dia reflete no conforto e no bem estar dos moradores. Organizar as tarefas, porém, pode ser um desafio.

Planejar cada atividade com antecedência e montar uma tabela de responsabilidades, periodicidade e produtos é uma ótima alternativa para não se esquecer de nada e garantir ambientes sempre agradáveis.

Conhecer as tarefas

Liste quais são as atividades necessárias para cada cômodo da casa. Por exemplo, na cozinha, além da limpeza do chão e das superfícies, é preciso lavar a louça, limpar a geladeira e os armários. Fazendo essa organização, as tarefas ficam claras e é mais fácil não se esquecer delas, mantendo-as em dia.

Separar limpeza comum de faxina

Separe as tarefas que devem ser feitas na limpeza comum e as que serão feitas apenas em dias de faxina. A faxina é a limpeza mais profunda, que concentra tarefas mais minuciosas e que podem ser feitas com menor frequência. Já a limpeza comum é a do dia a dia, com as tarefas mais essenciais.

Definir uma periodicidade

Com as tarefas listadas e separadas, você pode definir a periodicidade das atividades de limpeza. A frequência das atividades pode variar conforme a necessidade de cada casa; para famílias, por exemplo, o ideal é que a limpeza comum seja feita diariamente e a faxina semanalmente.

Delegar tarefas

Definir quem vai fazer o quê é uma das partes mais importantes da organização da limpeza da casa. Se for o caso, faça a divisão das responsabilidades entre os moradores. Em casas nas quais a limpeza é feita por uma doméstica ou diarista, essa dica também é importante para organizar as tarefas e deixá-las mais claras.

Selecionar os produtos necessários

Defina quais serão os produtos a serem usados em cada uma das atividades. Há várias opções que diferem quanto ao tipo de superfície a ser limpa ou grau de limpeza. Em caso de alergias dos moradores ou responsáveis pelas tarefas, essa seleção deve ser feita com cuidado especial.

Com a tabela completa, fica muito mais simples manter a limpeza organizada e em dia. Lembre-se de mantê-la sempre atualizada e adequada às necessidades da casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code