Guia Cozinha

Se a cozinha é um dos cômodos mais importantes da sua casa, é preciso que ela fique do jeito que você sempre quis. Confira dicas de como planejar a sua com nosso Guia Cozinha!

Por ser uma área de trabalho, a preocupação com a localização, tamanho, forma, ventilação,  funcionalidade, circulação, segurança, manutenção, elétrica, hidráulica, conforto para quem trabalha  e iluminação tem que ser muito maior.

Localização: O ideal é que a cozinha esteja perto da área social (área de jantar) e tenha fácil acesso para a área externa (para a chegada com compras). A cozinha pode ser ou não aberta para a sala. Neste caso é muito mais importante dar continuidade ao estilo da sala. Se esta for fechada, é bom que tenha também acesso à área íntima (quartos)  sem passar pela área social.

Forma e tamanho: As mais fáceis de organizar são as quadrada e retangular. Pense, no planejamento, na quantidade de pessoas que usarão a cozinha ao mesmo tempo;

Ventilação: Pense na ventilação (criando ventilação cruzada com as janelas – prefira as que possuam algumas venezianas fixas ou não na parte superior – e portas e, principalmente se a cozinha for aberta para a sala ou não tiver uma boa ventilação, em uma ótima  exaustão.  O fogão deve ser posicionado fora de correntes de ar.

Circulação e funcionalidade : A melhor forma de organizar a cozinha  é formando um triângulo cujos vértices são a geladeira, a pia e o fogão, nesta ordem e de forma que a soma das distâncias, em linha reta,  para ir de um ao outro não seja maior que 6 a 7 metros. Se for possível, a distância da pia à geladeira deve ser a menor.  Assim, vc pega o alimento na geladeira, leva à pia,  prepara e leva ao fogão para cozinhar.  Se isso não for possível, a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira. A geladeira deve ser acessada sem ter que passar pelo fogão, principamente em casas com crianças.  Prateleiras de altura regulável são muito interessantes. Prateleiras estreitas acima do fogão também. Bancos, mesas  e cadeiras dobráveis são ótimos para cozinhas pequenas.

fogão deve ter o exaustor acima e se possível, bancadas laterais com 30 cm (mínimo) de cada lado. Perto dele devem ficar  recipientes com temperos, lugar para as panelas e gavetas. Se houver um forno separado ele deve ficar perto do fogão e também o forno de microondas. Uma bancada pequena próxima (resistente ao calor) é importante para apoiar os alimentos que saem do forno.

Entre o fogão e a pia devem estar os liquidificador, batedeira, processador, etc , assim como os produtos usados nestes serviços, como açucar, farinha, etc.

É ideal que a pia fique perto da janela, tenha 2 cubas e suas áreas de serviço (bancadas), 60 cm de cada lado (se possível). Perto da pia deve haver lugar para escorrer louça, máquina de lavar pratos (se houver), gaveteiros, lixeira.

Perto da geladeira devem ficar a dispensa, o freezer, enfim  as áreas de armazenamento.  Bancada ao lado da geladeira ajuda na hora de organizar as compras.

Fonte: Decoração simples

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code