Como organizar uma festa Junina em Casa

A festa junina é uma tradição antiga que aproveita a comemoração da temporada de chuvas e colheita do milho para homenagear São João.

Para organizar uma festa junina em casa uma boa sugestão é recriar o estilo quermesse, com luzinhas penduradas, barraquinhas de comida típica e decoração condizente.

Para isto, o primeiro passo é planejar a festa para receber bem como qualquer outra: defina quantas pessoas serão convidadas, em qual espaço da festa irá acontecer, qual o seu orçamento, qual será o cardápio e se você contará com ajuda ou não.

Sobre o espaço da casa onde será a festa junina, áreas externas são os locais mais comuns, mas vale conferir a previsão do tempo e ter uma área coberta preparada para o evento.

Quanto a decoração, invista em tecidos de chita e retalhos para fazer bandeirinhas e toalhas de mesa, se preferir algo mais sutil, utilize-os apenas como guardanapos ou enfeites da mesa. Para deixar o ambiente aconchegante e com cara de festa junina, pendure correntes de luzinhas no teto ou sobre o ambiente externo. Enfeites e utensílios de palha ou vime são também ótimas opções para compor o clima rústico e despojado das festas juninas. Se optar pelo estilo quermese, você pode montar pequenas mesas espalhadas pelo ambiente para recriar as barraquinhas e decorá-las de acordo.

Em relação à o que servir, como a tradição comemora a colheita do milho, o cardápio não pode deixar de ter receitas feitas à base de milho. Bons exemplos são bolo de milho, cural, canjica, cuscuz, pipoca e pamonha. Além disto, as comidas típicas de festa junina também incluem arroz doce, pinhão, bom-bocado, broa de fubá, bolo de amendoim, pé de moleque, entre outros. Para deixar a festa mais elegante e organizada, sirva em pequenas porções, individuais, já organizadas na mesa como em coquetel. Vinhos, quentão e outras bebidas quentes são ótimas opções para harmonizar com o cardápio.

Receba os convidados com músicas típicas de festa junina, depois você pode trocá-las para outras, de preferência brasileiras, para não enjoar ou incomodar os amigos. Um correio elegante é sempre uma ótima forma de descontrair com um típico jogo de festa junina.  

Para deixar a festa ainda mais especial, você pode sugerir aos convidados que levem um quilo de alimento não perecível ou agasalhos para doação, assim você acrescenta um aspecto social para a festa e os convidados podem participar de uma causa importante para você.

Não esqueça de enviar um convite com antecedência, e confirmar a presença de todos. Boa Festa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code