estilos de casamento

Estilos de casamento: descubra qual deles é a sua cara

O casamento é uma das datas mais importantes na vida de um casal. Não é para menos que a definição dos detalhes da cerimônia causem tantas inseguranças em noivos e noivas. Se você ainda tem dúvidas ou não faz ideia de qual dos estilos de casamento mais combinam com você, continue lendo o post.

Vamos apresentar algumas opções que irão te ajudar no processo de definição, para que você consiga passar aos seus convidados o cuidado e carinho de cada momento da preparação de sua festa de casamento.

Qual a importância de definir um estilo de casamento?

Existem vários estilos de casamento, e é imprescindível que você saiba qual ou quais combinam com a sua personalidade para eleger o tipo de comemoração perfeita para o grande dia.

Aliás, a definição do estilo será à base de todo o seu planejamento. E tudo pode ser adaptado a partir daí, como o local, a decoração, o buffet, o vestido de noiva e as lembrancinhas!

Por exemplo, se você se identifica com os estilos de casamento rústicos com inclinações para o botânico e pretende um casamento ao ar livre ou mesmo na praia, o ideal é, antes de marcar a data, verificar as condições climáticas daquele período. Se for um período chuvoso, cabe repensar ou adaptar toda a cerimônia. O estilo da sua festa influencia todo seu planejamento!

Estilos de casamento

Basicamente podemos dividir os estilos de casamento em quatro principais grupos: Clássicos, Vintage, Rústicos e Contemporâneos. Partindo destas segmentações, encontramos outras variações, como o Minimalista, Mini Wedding, Industrial, o Temático e assim por diante.

É importante entender que as tendências de estilos de casamento mudam a cada ano. Mais importante que a tendência, a escolha deve ser baseada nos desejos do casal, pois isso fará do dia um evento lindo e memorável!

Casamento Clássico

O casamento clássico é um dos preferidos por noivas e noivos tradicionais. Esse estilo nunca sai de moda e é perfeito para casais que desejam seguir a risca todos os protocolos da cerimônia.

estilos de casamento clássico

Geralmente realizado à noite, este estilo tem toques de romantismo e vem acompanhado de flores, grinaldas e vestidos elegantes e sofisticados, garantindo destaque ao branco tradicional. Seus desdobramentos mais conhecidos são o minimalista, o romântico e o clean.

Dicas

Local: preferencialmente realizado em salões de festa e igrejas. O estilo pede uma iluminação rica em detalhes; locais fechados podem proporcionar melhores estruturas.

Decoração: atemporal com cores claras e tons pastéis. Móveis de madeira, louças de cristal, objetos em prata e ouro velho sem muitas texturas também são destaques na decoração deste estilo tradicional de casamento.

Casamento Vintage

O estilo vintage, de forma geral, retoma os objetos da década de 20 a 60. Muitas noivas são seduzidas por esse design, que é sinônimo de equilíbrio entre o luxo e a delicadeza.

casamento vintage

Com um toque retrô, as cerimônias que se rendem a este estilo são ricas em detalhes e exibem uma decoração especial e romântica com traços DIY (Do it Yourself, ou faça você mesmo). Esses estilos de casamento são perfeitos para casais que apreciam menos formalidades e dão valor ao desenho e ao visual artístico de época.

Dicas

Local: casamento ao ar livre, pousadas, casa ou quintal dos noivos ou familiares e salão da igreja são alternativas. A escolha do local irá depender do formato da festa escolhida e do número de convidados

Decoração: objetos antigos, porcelanas, velas e lindos candelabros podem dar um toque especial ao grande dia. Além disso, este estilo permite que você misture cores vibrantes e tons neutros, o que promove equilíbrio às demais peças.

casamento na praia

Casamento Rústico

Marcados por elementos simples que remetem a vida colonial ou do campo, os casamentos nos estilos rústicos são repletos de detalhes com personalidade. Uma das vantagens deste estilo é poder contar com a natureza para compor a decoração.

É um dos estilos que contém mais variáveis. Você pode encontrar casamentos rústicos nos formatos chique, botânico, industrial, descontraído, country, romântico e DIY.

Dicas

Local: em praias, campos, parques ou locais arborizados e com conexão com a natureza. Se você preferir seguir a tendência industrial, aposte em galpões, fábricas ou adegas antigas.

Decoração: objetos com detalhes de bambu e palha, móveis de madeira, letreiros luminosos, flores campestres e cores mais intensas como marrom e verde contrastando com tons claros e molduras envelhecidas são ótimas pedidas.

casamento rustico

Casamento Moderno ou Contemporâneo

Casais descolados e criativos que desejam romper com as tradições e imprimir suas próprias impressões provavelmente irão optar por estilos de casamento modernos. Este estilo remete à personalidade do casal e transmite aos convidados seus ideais e aspirações.

Casamentos personalizados com referências clássicas de filmes, desenhos ou animes, ecológicos, culturais e baladas são temáticas recorrentes em festividades do tipo.

Dicas

Local: salões de festa, hotéis, casas noturnas e espaços alternativos como galerias, barcos e salões de arte.

Decoração: pode misturar estilos, cores e texturas. O segredo destes estilos de casamento é descomplicar. Caso você opte por um local alternativo, tente ao máximo aproveitar os elementos do lugar.

Agora, se o tema for personalizado, aposte na desconstrução despretensiosa e evite padronizações e combinações perfeitas. Por exemplo, você pode preferir jogos americanos diferentes ao invés de toalhas de mesa.

Escolham o que melhor combina com vocês

São muitos os estilos de casamento, e a maneira mais acertada de se fazer a melhor escolha é conversar com seu par. Lembre-se, tendências e dicas da moda podem até ser referências, mas a decisão final deve ser marcada pelas características individuais de vocês.

Gostou do conteúdo? Veja mais dicas como esta no guia definitivo para o grande dia. Faça download do nosso ebook!

world-importados-guia-para-um-casamento-perfeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code