Tudo o que você precisa saber para criar a lista de casamento perfeita

Escolher a data, pensar nos convites, definir o orçamento, reservar o local… Em meio a todos os preparativos pré-matrimoniais, criar a lista de casamento torna-se uma tarefa importantíssima para o casal!

Mas você sabe como, qual o período ideal e quais os itens necessários para criação da lista de presentes? Neste post, buscamos responder todas as dúvidas. Por isso, continue a leitura para saber de tudo!

Qual a função da lista de presentes do casamento?

O costume de presentear existe há muito tempo. Na Idade Média, a tradição voltava-se unicamente à noiva, que era presenteada com animais, pedras preciosas, roupas e outros adereços.

Já a organização com a lista dos presentes é mais recente. Não se sabe ao certo o período que foi criada, mas a tradição é adotada pela maioria dos casais.

A lista favorece os noivos, que recebem itens que realmente suprem a necessidade da futura vida a dois, e os próprios convidados, que não correm o risco de dar um presente repetido ou desagradável.

criar lista de casamento

A intenção é trazer conforto para todos os participantes da cerimônia, criando um clima mais harmônico e festivo, e evitando possíveis situações embaraçosas e indelicadas.

Quando criar a lista?

A lista pode ser feita com no mínimo seis e no máximo três meses de antecedência da cerimônia (o período que mais movimenta uma lista está nos 45 dias antes do casamento). Quanto antes puder ser feita, melhor para os noivos acompanharem o andamento e os convidados selecionarem seus presentes.

Próximo à data, é importante que os noivos estejam atentos à lista e informados sobre a disponibilidade dos produtos escolhidos. Afinal, um item da lista pode não estar mais em estoque ou, no período que os convidados forem comprar, estar em falta.

Por isso, é fundamental que noivos e loja firmem tudo isso em contrato para evitar situações desagradáveis.

Como criar uma lista de casamento?

Você já aprendeu o porquê e qual o período ideal para a elaboração da lista, mas por onde começar? É esse o momento de reunir-se com o(a) parceiro(a) e fazer o trabalho juntos!

criar lista de casamento

A lista deve ser feita em conjunto, para que a necessidade dos dois seja atendida e a vontade do casal prevaleça. Fazer sozinha(o), sem a presença do(a) parceiro(a), pode causar um desgaste desnecessário e prejudicar a montagem da lista.

Mas como criar uma lista agradável aos dois? Para que isso seja feito da melhor maneira possível, o ideal é procurar uma loja especializada em listas de casamento!

Como escolher a loja ideal?

A escolha da loja deve ser cuidadosa. Afinal, além de qualidade e variedade nos produtos, a empresa deve oferecer segurança e confiabilidade.

Para verificar a credibilidade da loja, existem alguns meios possíveis. Um deles é o site do Reclame Aqui. Nele, usuários que tiveram experiências ruins com determinada empresa deixam reclamações do que ocorreu – um ótimo parâmetro para notar se a loja escolhida tem muitos problemas com compradores.

Acessar avaliações na página do Facebook da loja também pode ser um ótimo critério.

criar lista de casamento

Converse com casais que já compraram e realizaram o serviço com a empresa. Entenda quais foram os problemas, as reclamações e as observações que eles têm sobre a loja.

Loja física ou virtual?

Um dos critérios a ser considerado é a disponibilidade da lista. Algumas empresas oferecem só o meio físico; outras, somente a lista on-line. O ideal é escolher uma empresa que dê as duas opções aos clientes.

Isso ajuda os convidados no momento da escolha do presente. Quem mora na cidade, pode ir diretamente à loja física; já quem mora fora, escolhe o presente sem precisar se locomover ao estabelecimento.

Mas atenção. Certifique-se que vocês terão direito ao crédito para troca dos produtos. Informe-se de todos os detalhes para não ter surpresas depois.

Como escolher os itens para a lista?

O número de itens depende da quantidade de convidados. O ideal é que sejam selecionados duas vezes mais produtos do que o número de pessoas presentes.

Na lista, lembre-se de escolher produtos úteis e que serão utilizados no dia a dia. Nesse momento, opte por itens funcionais e que agregarão, além de beleza e elegância, utilidade à sua casa.

criar lista de casamento

Como estabelecer o valor dos itens?

É muito importante fornecer diversas opções de tipos de presentes e preços em sua lista. Assim, os convidados selecionam aqueles que se sentem à vontade para comprar.

Cadastro da lista

Assim que os produtos forem escolhidos, é hora de fazer o cadastro da lista na loja. A World Importados é uma ótima opção para fazer a criação da sua lista de presentes para o casamento.

A empresa atua no meio físico e virtual e, além de especialista em listas de presentes para noivas e noivos, oferece grande variedade de produtos, em quase 30 anos de tradição.

A loja possibilita a criação e o gerenciamento da lista nos dois ambientes, físico e virtual, trazendo mais comodidade para os noivos e convidados. Sendo assim, vamos ensinar um passo a passo para fazer o cadastro da lista no site da World. Vamos lá?

1º passo: cadastro de informações

Ao acessar a página da lista on-line, o usuário deve cadastrar suas informações pessoais, como CEP, nome completo, entre outros dados relativos; do casal, como o tempo de noivado; e também do evento, como dia, horário e local.

Defina o endereço de entrega dos produtos e personalize o perfil, incluindo uma foto do casal.

2º passo: escolha dos produtos

Finalizado o cadastro das informações pessoais, chegou o momento de selecionar os produtos da sua lista. Para isso, a navegação pelo site é prática e intuitiva, facilitando o processo.

Escolhido o produto desejado, basta clicar no botão “Adicionar à minha lista”, que, automaticamente, ele será incluído na sua página de cadastro.

criar lista de casamento

Quanto a repetições de produtos, pode ficar despreocupada(o): o site avisa quando um produto é cadastrado mais de uma vez. Você pode incluir quantos produtos quiser e substituí-los a qualquer momento.

3º passo: página para os convidados

Após a inclusão dos produtos, os convidados já podem acessar o site e fazer a compra dos presentes. Para encontrar a lista do casal, é só pesquisar pelo nome (como mostra a imagem abaixo) e entrar na página dos noivos. Lá, estarão todos os produtos e as informações gerais sobre o evento.

criar lista de casamento

Se preferirem, os convidados podem ir diretamente a uma loja física da World Importados – que tem unidades em Maringá (PR), Londrina (PR) e Dourados (MS) – e fazer a compra por lá mesmo, uma vez que a lista é integrada e atualizada constantemente nas compras físicas e virtuais. Dessa forma, assim que um produto é comprado no site, instantaneamente é retirado da lista física, e vice-versa.

Para comprar os produtos fisicamente, é só identificar o casal pelo nome a alguma das funcionárias da loja. No momento da compra, os convidados podem optar por uma embalagem e uma cartinha especial aos noivos.

4º passo: acesso à lista

O acesso e o acompanhamento da lista é prático. Ela pode ser acessada tanto pelo desktop quanto pelo aplicativo exclusivo de listas de casamento da World, disponível para Android e IOS.

  • Saiba mais sobre o aplicativo de listas de casamento da World clicando aqui.

Na página de cadastro do casal, é possível verificar todas as informações e o andamento das compras.

criar lista de casamento

Produtos para incluir na lista

Se você ainda está em dúvidas do que incluir em sua lista, apresentamos algumas opções disponíveis na loja virtual da World Importados para te ajudar. Antes disso, assista ao vídeo da Elisa Langsch, em seu canal no YouTube, no qual ela conta quais itens escolheu e como foi a experiência com a lista de casamento.

Faqueiro

Um bom faqueiro deve estar presente em qualquer cozinha – e na sua não pode ser diferente. Escolha o modelo e a quantidade de peças de acordo com a sua necessidade.

Em sua lista, inclua dois modelos: um mais caro e outro mais barato. Desse modo, seus convidados podem adquirir a opção mais viável ao que pretendem gastar.

criar lista de casamento

criar lista de casamento

Jogo de taças

Seja para jantares mais elegantes ou simples refeições diárias, um bom jogo de taças é fundamental! Mas tome cuidado, pois cada taça é recomendada para um tipo bebida (água, sucos, vinhos ou cervejas).

Pesquise e escolha aquele que será mais útil para o seu dia a dia. Mesmo que você não consuma vinhos, por exemplo, lembre-se que você receberá visitas, e isso pode ser um diferencial na ocasião.

Jogo de jantar

Jantares a dois, com a família ou com amigos inevitavelmente requerem um jogo de jantar. Um bom modelo deve oferecer pratos rasos, fundos, para sobremesa, xícaras e pires. Leia com atenção a embalagem para não ser surpreendida(o).

Batedeira

Não se esqueça também dos eletroportáteis! Eles não são tão essenciais como os produtos para mesa, mas quebram um galhão na cozinha.

Ao escolher uma batedeira, prefira os modelos que unam utilidade e sofisticação, funcionando como objetos decorativos para a bancada da cozinha. Modelos da marca Cadence oferecem essa característica.

criar lista de casamento

criar lista de casamento

Jogo de panelas

Um jogo de panelas costuma contar com frigideiras, panelas e caçarolas grandes e pequenas – e é um item que deve ser prioridade na sua lista! Modelos em inox e com superfícies antiaderentes são os mais recomendados.

Aspirador de pó

Ao contrário dos grandes aparelhos de anos atrás, os aspiradores de pó estão cada vez menores, mais eficientes e econômicos. Um dos itens que podem complementar a sua lista!

Que ele será útil, não há dúvidas, contudo também pode adaptar-se como um objeto decorativo quando não estiver em uso.

Bandejas

Uma bandeja traz mais elegância às ocasiões, não é mesmo? Com o produto, inclusive, você pode servir petiscos e bebidas de maneira mais agradável aos convidados.

Eles são ótimos também na composição da mesa, ainda mais se forem de aço inox. Clique aqui para conhecer algumas opções disponíveis no site da World.

Jogos de chá e café

Você pode não gostar de chás e cafés, mas os jogos para as bebidas são elegantes e enriquecem a decoração do ambiente, o que é uma boa justificativa para estarem em sua lista.

Se você é amante das bebidas, aproveite e inclua uma cafeteira. O produto é prático para a preparação de cafés, propiciando agilidade nas refeições durante o dia.

Centros de mesa

Os centros de mesa podem ser utilizados como fruteiras sobre mesas e aparadores. Os modelos podem ser em porcelana e vidro, mas as opções em cristal são maravilhosas!

criar lista de casamento

criar lista de casamento

Rechaud

O rechaud é responsável por manter as comidas sempre quentes e perfeitas ao paladar. O produto é útil para uma noite de caldos, jantares com fondue ou para um almoço com feijoada, por exemplo.

Lembre-se que você deve manter o rechaud conservado e sempre limpo para não prejudicar o funcionamento do produto.

Lista pronta!

Com a lista pronta, é só aproveitar essa data inesquecível sem preocupações! Mas lembre-se da importância em fazer o acompanhamento periódico dos produtos da loja, a fim de conhecer novidades e estar preparada(o) para eventuais problemas de estoque.

O contato com a loja escolhida também deve ser constante. Na World, os funcionários estão à disposição para possíveis dúvidas e problemas na lista a todo instante. A empresa oferece atendimento presencial, on-line e também por aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

Apesar de parecer um trabalhão, a elaboração da lista deve ser feita com muito carinho e diversão. O casal deve encarar como o “pontapé” para a vida a dois. Além do mais, esse momento será feito uma única vez, e levá-lo com amor e companheirismo é a melhor solução!

Além de listas para casamento, a World oferece listas de chá de cozinha e bodas. Clique no banner abaixo para saber como começar a criação da sua lista!

criar lista de casamento

11 comentários sobre “Tudo o que você precisa saber para criar a lista de casamento perfeita

  1. Gostei das dicas, se a gente não pesquisar acaba perdendo dinheiro e um casamento hoje em dia custa caro enxoval festa obrigada pelas dicas parabéns pelo conteúdo postado me ajudou muito..

  2. Maravilhoso este post, eu estava pesquisando sobre o assunto para o casamento de minha amiga quando parei aqui neste site e me deparei com este maravihooso artigo que resolveu meu problema obrigada..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code