Ao escolher um vinho, você sabe qual tipo de taça escolher para apreciá-lo ao máximo? Com tantos modelos disponíveis, se torna uma tarefa difícil escolher um tipo de taça para cada vinho. Por isso, reunimos algumas dicas para você escolher com mais facilidade os tipos de taça que deve ter em cada.
Primeiro, determine quais são as suas uvas favoritas. Saber bem o seu gosto, facilitará e muito a escolha das taças. Isso porque cada modelo de taça valoriza a degustação de um tipo de vinho.
Existe uma taça que os profissionais determinam como universal, a International Standards Organization (ISO). A taça ISO foi desenvolvida na década de 1970 para degustações técnicas. O bojo da taça é maior e a parte superior é mais fechada, possui esse formato para que os aromas do vinho sejam explorados ao máximo.
A taça Bourdeaux possui um bojo largo e alongado com a boca fechada, assim concentra os aromas. É excelente para vinhos encorpados e ricos em taninos, como os vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Tannat.
Já a taça Borgonha possui o corpo semelhante a um balão, com o bojo mais largo, propicia mais contato do vinho com o ar. Por isso, é ideal para vinhos concentrados e com menos taninos, como os vinhos das uvas Pinot Noir, Barbera Barricato, Amarone e Nebbiolo.
Para os vinhos brancos, a taça tem o corpo menor para que o vinho seja mantido em temperaturas menores e para que as notas frutais e a acidez do vinho branco sejam degustadas ao máximo.
Para champagnes e espumantes, a taça possui um bojo alto e boca estreita para que as borbulhas, forte características desse tipo de vinho, seja mantida por mais tempo. Assim realçando e direcionando os aromas para o nariz, e potencializando a delicadeza e frescor.