Capa

Decoração turca: 5 dicas para investir nesse estilo alegre e colorido

Estamos sempre buscando inovar na decoração das nossas casas. Afinal de contas, decorar e fazer algo diferente, deixa a casa com mais personalidade, elegância e beleza. Existem muitos estilos e possibilidades, e hoje vamos falar de um em específico que vai ganhar se coração: a decoração turca.

O estilo da Turquia é muito alegre e festivo, é composto por um verdadeiro arsenal de cores e formas. Se destaca pelo uso de azulejos, lanternas, tapeçarias e arabescos.

Conhecendo a Turquia

A Turquia é um país cheio de história e misticismo. Conta com obras arquitetônicas incríveis e fabulosas que são relíquias deixados pelos impérios Otomano e Bizantino e outras diversas culturas que passaram por lá. É considerada como o berço das civilizações e sua identidade e legado cultural influenciaram na formação dessas civilizações.

É o lugar onde tantas culturas distintas se encontram, e isso a torna um país rico em técnicas e materiais. Seu estilo artístico e artesanal é extremamente versátil e passeia entre o rústico, moderno e antigo.

5 dicas de decoração turca

Selecionamos algumas dicas principais de ideias que você pode investir para dar um ar turco à sua casa, confira:

Lanternas e pontos de luz

01

As lanternas vão garantir um clima mais festivo, que é tradicional na Turquia. A variedade de cores é impressionante e traz alegria. São comumente utilizadas em ambientes externos, acompanhadas por velas e criam um ambiente regado a conforto e aconchego. Outra ideia, é colocar velas flutuantes dentro de copos coloridos com água e enfeitar uma bandeja ou a mesa de jantar.

Azulejos turcos

Mais uma vez, o que predomina nesse tipo de decoração, são as cores. Os azulejos podem ser instalados na cozinha, sala, terraços e até nos banheiros. As combinações gráficas são exóticas e as cores vibrantes.

Arabescos e muita estampa

02

Se tem uma coisa que é tradicional na decoração do país, essa coisa é o arabesco. Esse estilo de desenho é composto por padronagens geométricas e podem ser usados sem moderação. Podem estar presentes em louças, tapetes, quadros e peças decorativas. Outra coisa que não pode faltar, é o mix de estampas que deixa o ambiente mais vivo e alegre.

Cerâmica: tradição e beleza

As peças produzidas em cerâmica mantém uma tradição realizada pelas famílias turcas há séculos. Podem ser feitas com sete materiais diferentes, alguns deles como o quartzo, caulim, giz e areia. Elas aparecem mais nos banheiros, mas podem ser usadas em qualquer cômodo da casa. O resultado vai ser impressionante.

Tecidos Klim

03

 Os tecidos klim são geométricos e eram usados por nômades como sacos, cobertores e tapetes. Os tapetes são super tradicionais e, talvez, o elemento mais característico da decoração turca. Podem ser usados no chão, nas paredes, como capas de poltronas ou sofás. Eles remetem ao misticismo oriental e são muito elegantes.

Aqui na World temos alguns produtos que vieram lá da Turquia, sua casa vai ficar ainda mais bonita e você poderá ter um pedacinho do país na sua casa!

ABC

DEF

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code