decoração para casamento ao ar livre

Decoração para casamento ao ar livre: 5 dicas para acertar em cheio

Seja na praia ou no campo, a decoração para casamento ao ar livre é marcada por detalhes artesanais, flores, folhagens, velas e tecidos leves; elementos que dão um ar intimista à cerimônia.

O casamento ao ar livre está nos seus planos? Nós te ajudamos a escolher a melhor data e o horário, a definir o local, acertar na decoração, montar um plano B em caso de chuva e a mimar seus convidados. Continue lendo para saber de tudo!

1. Escolha da data

Definir a data para um casamento ao ar livre é uma das tarefas mais complicadas. O clima é o fator mais importante nesse tipo de cerimônia e tem um peso bem maior do que em um casamento em ambiente fechado, por exemplo.

As noivas querem que o dia esteja perfeito, com temperatura agradável e céu sem nuvens. Um belo dia de sol será garantia de fotos incríveis, já que os fotógrafos adoram luz natural!

Por isso, tente marcar a data do casamento em uma época que costuma chover menos e que as temperaturas sejam agradáveis. Pensando nessa combinação, os cerimonialistas dizem que abril é o melhor mês para um casamento a céu aberto. Nessa época, as temperaturas são amenas: não está tão calor e nem frio demais. Abril é um mês mais seco e, portanto, perfeito para uma cerimônia ao ar livre.

Em geral, nos meses de outono (março a junho), a chance de chuva é menor. No inverno (junho a setembro), também, mas lembre-se de que as temperaturas estarão mais baixas.

Por outro lado, o verão, entre o fim de dezembro e o mês de março, é marcado por chuvas de fim de tarde, muitas vezes acompanhadas de vendavais. A primavera é tradicionalmente mais chuvosa e traz chances de temporais. Leve isso em consideração se você estiver planejando se casar ao ar livre nessas épocas.

Horário

Prefira manhã ou fim de tarde e opte por um período do dia com clima ameno. Temperaturas extremas podem dificultar a escolha dos trajes pelos convidados, por isso, o ideal é sempre buscar um meio termo.

O horário do almoço, próximo ao meio-dia, é o menos indicado para a cerimônia, já que são grandes as chances de a temperatura estar muito alta. Se você não quer abrir mão de casar durante o dia, marque o início da cerimônia para 10 horas ou 11 horas, ou após às 14 horas, quando o sol já não está mais tão forte.

Se você tem o sonho de se casar assistindo ao pôr do sol, marque a cerimônia para o fim da tarde, a partir das 16 horas. Assim, você conseguirá fotos e vídeos inesquecíveis.

Atenção: antes de agendar, verifique o horário que o sol se põe na cidade onde você vai casar. Não marque o início da cerimônia muito próximo a esse horário ou você correrá o risco de se casar no escuro. É fácil encontrar essa informação na internet. Basta digitar “nome da cidade” e “horário do pôr do sol” em algum mecanismo de busca.

decoração para casamento ao ar livre

2. Definição do local

Praia, fazenda, chácara, jardim… Todos podem se tornar cenários incríveis de um casamento ao ar livre. A cerimônia é menos tradicional do que na igreja e pode ser conduzida por um juiz de paz ou ministro religioso.

Casar a céu aberto permite alguma liberdade no ritual, como maior número de madrinhas e padrinhos e até animais de estimação.

Um casamento pé na areia tem tudo a ver com casais despojados que querem fugir do tradicional. Pode ter certeza: os convidados vão ficar encantados, vocês receberão muitos elogios e todos vão se lembrar por muito tempo, admirados, da cerimônia.

Nesse clima descontraído, a decoração é mais no estilo boho, com detalhes artesanais, DIY (Do It Yourself, ou faça você mesmo), rendas e flores, conferindo um toque romântico, delicado e intimista à decoração.

No cardápio, aproveite o clima praiano e sirva pratos à base de peixes e frutos do mar. Se vocês não são fãs das especiarias, a alternativa é um cardápio com massas, risotos, saladas e carnes. Escolha bebidas refrescantes, como água de coco, drinks fresh e sucos. Aproveite que o açaí está em alta e sirva-o em copinhos com frutas e granola.

Algumas noivas optam por ter um hotel sofisticado à beira-mar como base para a cerimônia religiosa e a festa. As duas opções são garantia de um casamento lindo e memorável.

Já fazendas, sítios e chácaras costumam ser a escolha dos casais que apreciam um clima acolhedor, cercado de natureza.

A fazenda tem aquele charme do interior e é o lugar perfeito para criar uma decoração rústica e campestre. Se esse for o estilo de vocês, é a hora de abusar da madeira e combiná-la com metais antigos, usar lâmpadas de filamento e velas. Incorpore o clima do interior e inclua no menu doces caseiros, geleias e compotas. Aproveite o belo casarão histórico para fotos de tirar o fôlego.

Chácaras costumam estar bem estruturadas para casamentos. A vantagem está na proximidade com a cidade, não sendo preciso grandes deslocamentos dos convidados. Pertinho da cidade, as chácaras têm (quase) os mesmos atributos de um casamento no campo, como ar puro e natureza.

No quintal de casa, a cerimônia tem cara de festa entre amigos. Na decoração para casamento ao ar livre, tente integrar o estilo da casa ao grande dia.

decoração para casamento ao ar livre

3. Estilo rústico

A decoração para casamento ao ar livre geralmente tem um estilo rústico. Você pode usar madeiras, folhagens, flores, jutas, rendas e criar um ambiente que seja ao mesmo tempo simples, aconchegante e despojado.

As velas dão um clima intimista. Você pode usá-las nas mesas e no restante da decoração. Elas ficam lindas se misturadas com potes de vidro transparentes, jutas e flores do campo. Falando nisso, a juta é a cara do estilo rústico. O tecido natural pode decorar potes de vidro, porta-alianças, convites, lembrancinhas e mesas. Seu contraste com tecidos nobres está em alta na decoração.

Na iluminação, cordões de lâmpadas e luzes de Natal são acessíveis e conferem um clima acolhedor. Espalhe as luzes em galhos, escadas de madeira, colunas e atravesse os cordões pela pista de dança. Ficarão um charme!

Personalize o ambiente. Use fotos e objetos que tenham a ver com a história do casal, escreva recados aos convidados e integre-os à decoração, faça plaquinhas com frases que os dois têm como lema de vida. Uma dica é ter um mural de fotos dos noivos com luzes, laços ou juta. Você pode fazer uma árvore de recados e pendurá-los com barbantes. Nesse caso, pode incentivar convidados a deixar mensagens para os noivos.

Embora o rústico seja uma tendência para cerimônias ao ar livre, nada impede que vocês escolham outro estilo que combine mais com a personalidade de cada um. Aqui você encontra um guia sobre estilos de casamento para descobrir qual deles é a sua cara.

4. Tenha sempre um Plano B

Para a decoração para casamento ao ar livre, o ideal é que você alugue um espaço que tenha uma área coberta para servir de plano B, caso contrário, se chover, a festa pode se transformar em uma catástrofe.

Toda noiva prevenida deve alugar tendas em tecidos delicados para que a chuva não atrapalhe a cerimônia ao ar livre. Se estiver frio, você pode comprar pashminas e distribuí-las para os convidados se aquecerem. Se fizer calor demais, uma sugestão é entregar leques e, se chover, dê sombrinhas que combinem com a decoração.

Outra sugestão é fazer o casamento em um local que também tenha um ambiente fechado. Dessa forma, se a chuva for insistente, os fornecedores montam a cerimônia e a festa no novo espaço. Tenha uma área coberta para o DJ e os músicos. Não deixe que a chuva atrapalhe o seu grande dia!

5. Entregue mimos aos convidados

Cuide do bem-estar dos seus convidados. Ofereça água, repelente, protetor solar, leques, guarda-chuvas e pashminas. Distribuir almofadas é um gesto delicado para dar mais conforto para eles, caso tenham que se sentar em bancos de madeira.

Escolha uma sombra e monte uma área de espera para os convidados. Isso demonstra cuidado com as pessoas que vocês escolheram para dividir esse momento abençoado.

Se estiver calor, ofereça um mimo de boas-vindas. Pode ser água aromatizada, suco, chá gelado ou ainda uma cerveja artesanal ou um chope bem gelado. Se estiver frio, chá e chocolate quente são boas sugestões. A decoração para casamento ao ar livre ficará ainda mais encantadora!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code