Seja na praia ou no campo, a decoração para casamento ao ar livre é marcada por detalhes artesanais, flores, folhagens, velas e tecidos leves; elementos que dão um ar intimista à cerimônia.
O casamento ao ar livre está nos seus planos? Nós te ajudamos a escolher a melhor data e o horário, a definir o local, acertar na decoração, montar um plano B em caso de chuva e a mimar seus convidados. Continue lendo para saber de tudo!
1. Escolha da data
Definir a data para um casamento ao ar livre é uma das tarefas mais complicadas. O clima é o fator mais importante nesse tipo de cerimônia e tem um peso bem maior do que em um casamento em ambiente fechado, por exemplo.
As noivas querem que o dia esteja perfeito, com temperatura agradável e céu sem nuvens. Um belo dia de sol será garantia de fotos incríveis, já que os fotógrafos adoram luz natural!
Por isso, tente marcar a data do casamento em uma época que costuma chover menos e que as temperaturas sejam agradáveis. Pensando nessa combinação, os cerimonialistas dizem que abril é o melhor mês para um casamento a céu aberto. Nessa época, as temperaturas são amenas: não está tão calor e nem frio demais. Abril é um mês mais seco e, portanto, perfeito para uma cerimônia ao ar livre.
Em geral, nos meses de outono (março a junho), a chance de chuva é menor. No inverno (junho a setembro), também, mas lembre-se de que as temperaturas estarão mais baixas.
Por outro lado, o verão, entre o fim de dezembro e o mês de março, é marcado por chuvas de fim de tarde, muitas vezes acompanhadas de vendavais. A primavera é tradicionalmente mais chuvosa e traz chances de temporais. Leve isso em consideração se você estiver planejando se casar ao ar livre nessas épocas.
Horário
Prefira manhã ou fim de tarde e opte por um período do dia com clima ameno. Temperaturas extremas podem dificultar a escolha dos trajes pelos convidados, por isso, o ideal é sempre buscar um meio termo.
O horário do almoço, próximo ao meio-dia, é o menos indicado para a cerimônia, já que são grandes as chances de a temperatura estar muito alta. Se você não quer abrir mão de casar durante o dia, marque o início da cerimônia para 10 horas ou 11 horas, ou após às 14 horas, quando o sol já não está mais tão forte.
Se você tem o sonho de se casar assistindo ao pôr do sol, marque a cerimônia para o fim da tarde, a partir das 16 horas. Assim, você conseguirá fotos e vídeos inesquecíveis.
Atenção: antes de agendar, verifique o horário que o sol se põe na cidade onde você vai casar. Não marque o início da cerimônia muito próximo a esse horário ou você correrá o risco de se casar no escuro. É fácil encontrar essa informação na internet. Basta digitar “nome da cidade” e “horário do pôr do sol” em algum mecanismo de busca.
2. Definição do local
Praia, fazenda, chácara, jardim… Todos podem se tornar cenários incríveis de um casamento ao ar livre. A cerimônia é menos tradicional do que na igreja e pode ser conduzida por um juiz de paz ou ministro religioso.
Casar a céu aberto permite alguma liberdade no ritual, como maior número de madrinhas e padrinhos e até animais de estimação.
Um casamento pé na areia tem tudo a ver com casais despojados que querem fugir do tradicional. Pode ter certeza: os convidados vão ficar encantados, vocês receberão muitos elogios e todos vão se lembrar por muito tempo, admirados, da cerimônia.
Nesse clima descontraído, a decoração é mais no estilo boho, com detalhes artesanais, DIY (Do It Yourself, ou faça você mesmo), rendas e flores, conferindo um toque romântico, delicado e intimista à decoração.
No cardápio, aproveite o clima praiano e sirva pratos à base de peixes e frutos do mar. Se vocês não são fãs das especiarias, a alternativa é um cardápio com massas, risotos, saladas e carnes. Escolha bebidas refrescantes, como água de coco, drinks fresh e sucos. Aproveite que o açaí está em alta e sirva-o em copinhos com frutas e granola.
Algumas noivas optam por ter um hotel sofisticado à beira-mar como base para a cerimônia religiosa e a festa. As duas opções são garantia de um casamento lindo e memorável.
Já fazendas, sítios e chácaras costumam ser a escolha dos casais que apreciam um clima acolhedor, cercado de natureza.
A fazenda tem aquele charme do interior e é o lugar perfeito para criar uma decoração rústica e campestre. Se esse for o estilo de vocês, é a hora de abusar da madeira e combiná-la com metais antigos, usar lâmpadas de filamento e velas. Incorpore o clima do interior e inclua no menu doces caseiros, geleias e compotas. Aproveite o belo casarão histórico para fotos de tirar o fôlego.
Chácaras costumam estar bem estruturadas para casamentos. A vantagem está na proximidade com a cidade, não sendo preciso grandes deslocamentos dos convidados. Pertinho da cidade, as chácaras têm (quase) os mesmos atributos de um casamento no campo, como ar puro e natureza.
No quintal de casa, a cerimônia tem cara de festa entre amigos. Na decoração para casamento ao ar livre, tente integrar o estilo da casa ao grande dia.
3. Estilo rústico
A decoração para casamento ao ar livre geralmente tem um estilo rústico. Você pode usar madeiras, folhagens, flores, jutas, rendas e criar um ambiente que seja ao mesmo tempo simples, aconchegante e despojado.
As velas dão um clima intimista. Você pode usá-las nas mesas e no restante da decoração. Elas ficam lindas se misturadas com potes de vidro transparentes, jutas e flores do campo. Falando nisso, a juta é a cara do estilo rústico. O tecido natural pode decorar potes de vidro, porta-alianças, convites, lembrancinhas e mesas. Seu contraste com tecidos nobres está em alta na decoração.
Na iluminação, cordões de lâmpadas e luzes de Natal são acessíveis e conferem um clima acolhedor. Espalhe as luzes em galhos, escadas de madeira, colunas e atravesse os cordões pela pista de dança. Ficarão um charme!
Personalize o ambiente. Use fotos e objetos que tenham a ver com a história do casal, escreva recados aos convidados e integre-os à decoração, faça plaquinhas com frases que os dois têm como lema de vida. Uma dica é ter um mural de fotos dos noivos com luzes, laços ou juta. Você pode fazer uma árvore de recados e pendurá-los com barbantes. Nesse caso, pode incentivar convidados a deixar mensagens para os noivos.
Embora o rústico seja uma tendência para cerimônias ao ar livre, nada impede que vocês escolham outro estilo que combine mais com a personalidade de cada um. Aqui você encontra um guia sobre estilos de casamento para descobrir qual deles é a sua cara.
4. Tenha sempre um Plano B
Para a decoração para casamento ao ar livre, o ideal é que você alugue um espaço que tenha uma área coberta para servir de plano B, caso contrário, se chover, a festa pode se transformar em uma catástrofe.
Toda noiva prevenida deve alugar tendas em tecidos delicados para que a chuva não atrapalhe a cerimônia ao ar livre. Se estiver frio, você pode comprar pashminas e distribuí-las para os convidados se aquecerem. Se fizer calor demais, uma sugestão é entregar leques e, se chover, dê sombrinhas que combinem com a decoração.
Outra sugestão é fazer o casamento em um local que também tenha um ambiente fechado. Dessa forma, se a chuva for insistente, os fornecedores montam a cerimônia e a festa no novo espaço. Tenha uma área coberta para o DJ e os músicos. Não deixe que a chuva atrapalhe o seu grande dia!
5. Entregue mimos aos convidados
Cuide do bem-estar dos seus convidados. Ofereça água, repelente, protetor solar, leques, guarda-chuvas e pashminas. Distribuir almofadas é um gesto delicado para dar mais conforto para eles, caso tenham que se sentar em bancos de madeira.
Escolha uma sombra e monte uma área de espera para os convidados. Isso demonstra cuidado com as pessoas que vocês escolheram para dividir esse momento abençoado.
Se estiver calor, ofereça um mimo de boas-vindas. Pode ser água aromatizada, suco, chá gelado ou ainda uma cerveja artesanal ou um chope bem gelado. Se estiver frio, chá e chocolate quente são boas sugestões. A decoração para casamento ao ar livre ficará ainda mais encantadora!
2 comentários sobre “Decoração para casamento ao ar livre: 5 dicas para acertar em cheio”