decoração estilo industrial

Decoração estilo industrial: conheça a nova tendência decorativa

Valorização de paredes sem acabamento, superfícies de metal e madeira, luz natural e vigas e fiações aparentes. Assim é a decoração estilo industrial, vista cada vez com mais frequência em casas e apartamentos, escritórios, restaurantes e lojas de roupas e design.

Os elementos inacabados são a chave do estilo que decoradores e arquitetos definem como raw (ou cru, em português). É uma tendência que pode dominar a decoração e aparecer em alguns cômodos ou combinada com outros estilos, como o vintage e o escandinavo.

A seguir, confira as principais características de uma decoração estilo industrial para usar em casa, no apartamento e até no casamento. Boa leitura!

Decoração estilo industrial: principais características

A decoração no estilo industrial tem como foco elementos inacabados, peças contemporâneas e cores sóbrias. É uma proposta que valoriza a luz natural dos ambientes, a integração de espaços, o concreto e a madeira.

É um estilo de decoração clean, atemporal e despojada. Ao mesmo tempo, é um estilo bruto, por destacar paredes propositalmente inacabadas, por ter vigas e fiações elétricas aparentes, conferindo charme com muita personalidade.

Mas como tudo começou? A decoração estilo industrial surgiu da desocupação das fábricas dos centros urbanos, no início do século 20, e da migração das operações das indústrias para países mais baratos. Esse movimento resultou em imóveis vagos que, mais tarde, com o crescimento das cidades, se transformaram em prédios residenciais.

Em vez de reformar completamente os ambientes, arquitetos decidiram valorizar as paredes inacabadas, o piso de cimento e as grandes janelas das antigas fábricas. O estilo ganhou a simpatia dos moradores, e, hoje, se tornou uma das tendências mais citadas na arquitetura e no design de interiores.

decoração estilo industrial
Foto: Nick Hillier

Apartamento em estilo industrial

Apesar de o estilo industrial valorizar grandes espaços, você pode ter essa decoração moderna em uma casa ou um apartamento pequeno. É uma questão de adaptação ao trazer os elementos para o seu espaço.

Em vez de várias paredes de tijolos aparentes, escolha apenas uma, que será o destaque da sala de estar, por exemplo. Para a iluminação, escolha uma luminária de trilho e coloque pendentes com lâmpadas LED de filamento em alguns pontos para deixar o ambiente confortável e estiloso.

decoração estilo industrial
Foto: Joseph Albanese

Aposte no cimento queimado! É supermoderno usar esse acabamento nas paredes e aplicá-lo como revestimento no chão. Caso queira um cômodo mais aconchegante, misture um piso de madeira com uma parede de cimento queimado.

Para quebrar um pouco a frieza do estilo industrial, a dica é usar tapetes, almofadas, mantas e plantas. Na cartela de cores, escolha tons básicos, como cinza, preto e branco. Para dar vida à decoração, mescle um objeto ou outro em cores diferentes, mas não tão vibrantes, como rosa, marsala, verde e azul. A decoração estilo industrial é mais sóbria, lembre-se disso ao escolher as cores de móveis e peças decorativas.

Os móveis que mais combinam com esse estilo são os que têm linhas retas e design simples. Os materiais mais usados são madeira, acrílico, vidro, metal, couro e sintético.

As plantas deixam o ambiente mais convidativo! Para inovar, pendure aramados na parede e coloque exemplares de suculentas ou a espécie que preferir. Compre ou faça um pendente para vasos um pouco maiores ou tenha vasos de concreto de vários formatos e tamanhos para acomodar as plantas em mesas laterais e de centro e em criados-mudos.

decoração estilo industrial
Foto: freddie marriage

Cozinha no estilo industrial

Inox, aço escovado, com forte presença do preto, cinza e branco. Essas são algumas das “marcas” das cozinhas no estilo industrial. É uma decoração clean, funcional, prática e contemporânea: ideal para solteiros e casais arrojados, que acompanham tendências de decoração.

Alguns designers levam o estilo industrial ao pé da letra, criando mesas com pés feitos de tubulações de antigas fábricas, móveis em latão ou dão novas funções a ferramentas em desuso.

decoração estilo industrial
Foto: Naomi Hébert

Decoração industrial em casamentos

O estilo industrial para casamentos também é a tendência da vez. A decoração que mescla o moderno e o antigo deixou de ser exclusividade em casas e apartamentos e passou a ser uma das pedidas por noivas e noivos.

A decoração industrial em casamentos começa pela locação. Para incorporar o estilo, o ideal é fazer a cerimônia e a festa em uma fábrica, uma estação de trem desativada ou em uma igreja antiga, em ruínas ou restaurada.

Imóveis com tubulações elétricas aparentes, paredes sem acabamento, tijolos e vigas à mostra trazem um charme urbano para a festa e mostram que os noivos estão por dentro das novas tendências.

decoração estilo industrial
Sweet Ice Cream Photography

A decoração estilo industrial para um casamento é composta por lâmpadas de filamento, vasos em concreto, latões, barris, madeira e metal. Por ser um estilo mais discreto e menos sofisticado, o indicado é evitar arranjos de flores luxuosos e preferir as folhagens. Use-as em centros de mesa, paredes ou escadas, suspensas no teto e no corredor da entrada de noivos e padrinhos.

Para surpreender, decore também com suculentas em vasos e terrários e permita que os convidados as levem para casa como recordação.

A iluminação deve ser indireta e sem lustres luxuosos. Os modelos são, geralmente, pendentes em aço escovado ou em cobre e rosé gold. Lâmpadas LED de filamento, fairy lights e velas têm tudo a ver com o estilo industrial. A cartela de cores contempla cinza, preto e branco, mas também amarelo, cobre, rosé gold, verde e marsala.

E aí, o que achou do estilo industrial? Pretende utilizar a decoração em algum cômodo de sua casa? Conta pra gente nos comentários!
 


Imagem destaque: Aaron Huber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code