decoração de inverno

Como criar uma decoração de inverno?

Decorar nas estações mais frias do ano pode ser um grande desafio. Afinal, como saber qual a melhor tonalidade para mantas, cobertores e cortinas, o tipo de material das peças e móveis e todos os outros detalhes decorativos?

Neste post, destacamos tudo o que você deve saber para fazer a decoração de inverno e deixar seu cantinho bem mais elegante e aconchegante! Vamos lá?

Tons neutros?

Tonalidades neutras são capazes de agregar aconchego e simplicidade aos cômodos. Cinza, preto e branco são grandes apostas decorativas para as estações frias. Entretanto, apesar de escolhas certeiras para a harmonização do lar, há uma infinidade de alternativas visuais.

Tons terrosos, como marrom, vermelho, cobre, marsala e castanho, podem equilibrar o ambiente e oferecer destaque para peças de cores contrastantes. Mas tome cuidado para não abusar e deixar o espaço “pesado”. Opte por alternar os tecidos e a disposição dos móveis.

No fim das contas, você pode até mesmo ousar e deixar de lado os tons sóbrios. Que tal apostar no verde musgo ou no roxo?

decoração de inverno

Estampas e papéis de parede

Peças estampadas, como almofadas, mantas, tapetes e cortinas, são opções para sua decoração de inverno – o floral, mesmo fora da Primavera, ainda pode ser uma excelente escolha.

Animais, formas geométricas e até figuras da cultura pop garantem uma boa estampa para suas peças. Não tenha medo de arriscar, afinal, o inverno também pode ser a estação para sair do comum!

Para a sala de estar, inclusive, é possível harmonizar as estampas com papéis de parede mais clássicos e naturais. Eles são responsáveis por dar mais amplitude ao cômodo, além de serem artifícios decorativos simples e práticos para a implementação. Quartos e corredores também oferecem espaço para os itens decorativos.

Eles podem ser encontrados em diferentes cores e padronagens. Você pode optar pelos modelos vinílicos, resistentes à luz e ideias para ambientes úmidos; TNT, que, embora parecidos, são uma espécie de imitação do tecido; e o tradicional, um papel propriamente indicado para espaços mais secos.

decoração de inverno

Iluminação

Com dias mais nublados e gelados, é fundamental deixar o lar quentinho e iluminado na medida ideal. Lâmpadas amareladas suprem essa necessidade e dão uma sensação de comodidade e conforto.

Elas podem estar dispostas na sala de estar, ao lado de flores, retratos e quadros, ou na própria mesa de jantar, que pode estar composta com centros de mesa, bombonieres e peças em cristal.

Para ocasiões mais importantes, velas em castiçais são superelegantes!

Tendências de inverno

Ao chegar o inverno, inúmeras tendências voltam à tona. O Estilo Britânico é um delas. Com características próprias e marcantes, a decoração inglesa privilegia a presença de muitas poltronas, almofadas e móveis rústicos, geralmente de madeira ou mármore.

decoração de inverno

Dentro do estilo, Industrial e Cottage são os gêneros mais conhecidos. O primeiro é marcante pela referência à Revolução Industrial acontecida no país, que serviu de inspiração na decoração para tons e detalhes minimalistas, com forte presença de luminárias e estofados em couro.

Já o Cottage, tendência difundida mundialmente, tem como DNA o tradicional. Geralmente iluminados, os ambientes adotados pelo estilo são preenchidos pela cor branca (ou tons mais claros), seja em móveis ou paredes.

decoração de inverno

Jardim de inverno

Estar em contato com plantas e flores no dia a dia pode ser benéfico para a saúde física e mental. Com o jardim de inverno, é possível harmonizar a casa toda com elas.

Também chamado de jardim interno, o espaço contempla a presença das plantas e flores dentro dos cômodos da casa. Mas calma, elas não precisam – nem devem – ficar no meio da sala ou cozinha. Esses jardins são posicionados em locais não muito aproveitados, como a parte de baixo de escadas, sacadas e espaços inutilizados entre os ambientes.

Pela fácil adaptação às condições internas, as plantas mais escolhidas para pertencerem ao jardim são as suculentas, a palmeira-camedórea e o mini-cacto. Begônia e Bromélia estão entre as melhores opções de flores.

decoração de inverno

Mas ter um jardim de inverno exige cuidados. Algumas simples técnicas de jardinagem já contribuem para sua perfeita conservação.

  • verifique diariamente a boa condição do espaço para as plantas e flores;
  • regue as plantas de acordo com a necessidade de cada espécie;
  • retire as folhas mortas;
  • opte por ambientes ventilados e luminosos;
  • sempre que possível, aplique adubo.

Dicas para decoração de inverno

Se o seu desejo é fazer a decoração de inverno na casa toda, confira estas dicas para tornar seus ambientes adequados à estação:

Cozinha
A dica principal é, como em outros cômodos, ter a presença de tapetes. A questão não é unicamente visual: dependendo do tecido, as peças podem reter o calor quando expostas ao sol, mesmo em épocas mais frias.

Sala de jantar
No cômodo, uma boa mesa de madeira vai fazer toda a diferença. Para os jantares, tire do armário seus jogos de taças, pratos, talheres e xícaras, e os ordene junto a uma linda bomboniere em cristal e castiçais. A iluminação pode ser mais discreta.

As paredes podem estar com uma pintura menos evidente, a fim de direcionar a atenção aos detalhes, como quadros, vasos de flores, luminárias ou pendentes.

decoração de inverno

Dormitórios
Para esses espaços, a comodidade e conforto devem prevalecer. Por isso, opte pelas mantas e tecidos mais grossos para forrar a cama. Luminárias na cabeceira são super-recomendadas!

decoração de inverno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code