Decorar nas estações mais frias do ano pode ser um grande desafio. Afinal, como saber qual a melhor tonalidade para mantas, cobertores e cortinas, o tipo de material das peças e móveis e todos os outros detalhes decorativos?
Neste post, destacamos tudo o que você deve saber para fazer a decoração de inverno e deixar seu cantinho bem mais elegante e aconchegante! Vamos lá?
Tons neutros?
Tonalidades neutras são capazes de agregar aconchego e simplicidade aos cômodos. Cinza, preto e branco são grandes apostas decorativas para as estações frias. Entretanto, apesar de escolhas certeiras para a harmonização do lar, há uma infinidade de alternativas visuais.
Tons terrosos, como marrom, vermelho, cobre, marsala e castanho, podem equilibrar o ambiente e oferecer destaque para peças de cores contrastantes. Mas tome cuidado para não abusar e deixar o espaço “pesado”. Opte por alternar os tecidos e a disposição dos móveis.
No fim das contas, você pode até mesmo ousar e deixar de lado os tons sóbrios. Que tal apostar no verde musgo ou no roxo?
Estampas e papéis de parede
Peças estampadas, como almofadas, mantas, tapetes e cortinas, são opções para sua decoração de inverno – o floral, mesmo fora da Primavera, ainda pode ser uma excelente escolha.
Animais, formas geométricas e até figuras da cultura pop garantem uma boa estampa para suas peças. Não tenha medo de arriscar, afinal, o inverno também pode ser a estação para sair do comum!
Para a sala de estar, inclusive, é possível harmonizar as estampas com papéis de parede mais clássicos e naturais. Eles são responsáveis por dar mais amplitude ao cômodo, além de serem artifícios decorativos simples e práticos para a implementação. Quartos e corredores também oferecem espaço para os itens decorativos.
Eles podem ser encontrados em diferentes cores e padronagens. Você pode optar pelos modelos vinílicos, resistentes à luz e ideias para ambientes úmidos; TNT, que, embora parecidos, são uma espécie de imitação do tecido; e o tradicional, um papel propriamente indicado para espaços mais secos.
Iluminação
Com dias mais nublados e gelados, é fundamental deixar o lar quentinho e iluminado na medida ideal. Lâmpadas amareladas suprem essa necessidade e dão uma sensação de comodidade e conforto.
Elas podem estar dispostas na sala de estar, ao lado de flores, retratos e quadros, ou na própria mesa de jantar, que pode estar composta com centros de mesa, bombonieres e peças em cristal.
Para ocasiões mais importantes, velas em castiçais são superelegantes!
Tendências de inverno
Ao chegar o inverno, inúmeras tendências voltam à tona. O Estilo Britânico é um delas. Com características próprias e marcantes, a decoração inglesa privilegia a presença de muitas poltronas, almofadas e móveis rústicos, geralmente de madeira ou mármore.
Dentro do estilo, Industrial e Cottage são os gêneros mais conhecidos. O primeiro é marcante pela referência à Revolução Industrial acontecida no país, que serviu de inspiração na decoração para tons e detalhes minimalistas, com forte presença de luminárias e estofados em couro.
Já o Cottage, tendência difundida mundialmente, tem como DNA o tradicional. Geralmente iluminados, os ambientes adotados pelo estilo são preenchidos pela cor branca (ou tons mais claros), seja em móveis ou paredes.
Jardim de inverno
Estar em contato com plantas e flores no dia a dia pode ser benéfico para a saúde física e mental. Com o jardim de inverno, é possível harmonizar a casa toda com elas.
Também chamado de jardim interno, o espaço contempla a presença das plantas e flores dentro dos cômodos da casa. Mas calma, elas não precisam – nem devem – ficar no meio da sala ou cozinha. Esses jardins são posicionados em locais não muito aproveitados, como a parte de baixo de escadas, sacadas e espaços inutilizados entre os ambientes.
Pela fácil adaptação às condições internas, as plantas mais escolhidas para pertencerem ao jardim são as suculentas, a palmeira-camedórea e o mini-cacto. Begônia e Bromélia estão entre as melhores opções de flores.
Mas ter um jardim de inverno exige cuidados. Algumas simples técnicas de jardinagem já contribuem para sua perfeita conservação.
- verifique diariamente a boa condição do espaço para as plantas e flores;
- regue as plantas de acordo com a necessidade de cada espécie;
- retire as folhas mortas;
- opte por ambientes ventilados e luminosos;
- sempre que possível, aplique adubo.
Dicas para decoração de inverno
Se o seu desejo é fazer a decoração de inverno na casa toda, confira estas dicas para tornar seus ambientes adequados à estação:
Cozinha
A dica principal é, como em outros cômodos, ter a presença de tapetes. A questão não é unicamente visual: dependendo do tecido, as peças podem reter o calor quando expostas ao sol, mesmo em épocas mais frias.
Sala de jantar
No cômodo, uma boa mesa de madeira vai fazer toda a diferença. Para os jantares, tire do armário seus jogos de taças, pratos, talheres e xícaras, e os ordene junto a uma linda bomboniere em cristal e castiçais. A iluminação pode ser mais discreta.
As paredes podem estar com uma pintura menos evidente, a fim de direcionar a atenção aos detalhes, como quadros, vasos de flores, luminárias ou pendentes.
Dormitórios
Para esses espaços, a comodidade e conforto devem prevalecer. Por isso, opte pelas mantas e tecidos mais grossos para forrar a cama. Luminárias na cabeceira são super-recomendadas!